Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: matrix57 Date: 13 Março 2009, 13:28
Carissimos colegas!
Esta TV esta com trama horizontal e vertical normal, tensões nas fontes normais, também estou de posse do manual prático de localização de defeitos (este não consta), porem para o caso, o defeito é VIDEO, neste esquema não constam as tensões  nas malhas de polarização dos transistores, nem luminância, nem crominância e cor ou ainda os componentes associados aos CI´s IC101  e IC501, o que torna a localização de defeitos bem dificultosa, estou usando um gerador de barras, na intenção de facilitar o meu trabalho, porem até agora sem exito.
-Verifiquei a linha -Y de IC501, o pino 19, segue saída de polarização do transistor Q301, onde temos em serie com a base deste o R304, com valor de 330R e OK, e o transistor tem indicação JC558B, que esta OK, tem um detalhe, este transistor tem sua base, olhando seu corpo de frente esta a direita e seu equivalente PNP-BC558B tem sua base ao centro, medindo a tensão de base do transistor temos 1,38V e coletor com 0,30V, chequei também por via das dúvidadas o zener ZD304, esta OK, no pino 19 de IC501 (-Y), consta 0,90V, ou seja o transistor esta polarizado (em condução). Qual sera o mistério?
Se possivel me informem onde podeirei encontrar o MANUAL DE SERVIÇO, deste modelo (chassi CPH-04), no qual devera constar estar tensões ou ainda se alguem já com sua experiência vivenciou este DEFEITO, agradeço muito qualquer ajuda e informação.
Cordiais Saudações a todos,
Valdir Mueller
Joinville-SC

Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: Almeidaf Date: 13 Março 2009, 13:38
Matrix, voce pelo relato que fazes baseado pelo manual,  nao tems  8 anos de prática....visto que o defeito está a sua frente, de pormenoresdsa sua  prática, para podermos  orienta-lo........... Almeida.F.
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: jacunda Date: 13 Março 2009, 16:44
Matrix, pelo que entendi, a imagem tá borrada e fora de foco e tem cor, certo?, Então, o defeito só pode ser o tubo, pela idade da mesma..., ou o soquete? Eu ficaria mais com o tubo.
Albino>
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: matrix57 Date: 13 Março 2009, 18:18
Caro almeidaf, não esta em questão a minha falta de experiência, você tem trinta anos a mais e com três estrelas, eu com oito anos apenas e uma meia estrela com meio blrilho e uma ponta quebrada, o obvio nem sempre e visto na primeira analise, de outra forma se eu soubese tudo sobre TV não estaria pedindo auxilio, de tal forma agradeço sua colaboração e empeio.
Ao caro Jacunda, muito obrigado, fez eu enxergar o que eu não estava interpretando de foma correta, vou fazer uma medição da emissão do tudo, retorno o resultado posteriormente,
Cordiais Saudaçõe,
Matrix57.

Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: siatec Date: 13 Março 2009, 20:37
Matrix57- tens razao total, colegas  de profissao nao devem se considerar acima  por ter tatos  etc anos de profissao afinal todos os dias estamos aprendendo e aquele que nao precisa qaprender mais e sabe tudo com certeza ja nao faz mais  parte do forum pois o forum eh para troca de experiencias e quando tiver dificuldades  solicitar-mos ajuda- mas nao esquenta nao, tudo eh aprendizado   um camelo nao entra no  furo de uma agulha... quanto ao teu topico - segues o que ja foi dito   e tbem o que tu ja fez e ainda  verifique linha de abl, e se veio de outra oficina verifique no pci do cinescopio tem um jamper preto que de vez em quando os caras tiram e ai ficamos loucos. ok tenta ai qualquer coisa ...
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: Eletro-Serv Date: 13 Março 2009, 20:55
  Valdir (MATRIX57, ja vir defeito como ja falado anterior pode ser a idade mais pode ser mal contato na placa RGB, ou tambem depois de muitos teste  na tv do mesmo modelo constatei que seria o fleybak. a tv fucionou normalmente., faça isso colega.
   felicidades!!!!!
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: Almeidaf Date: 13 Março 2009, 21:28
Matrix, gostei da sua resposta, nao esperniou como muitos o fazem,respondeu com  educação.    dei a dica para voçe " visto que o defeito está a sua frente"  em eletronica, temos que saber interpretar os diagnósticos com precisão, para nao ficar trocando peças inúteis, ocasionando prejuizo para o bolso. quanto a ter estrelas e relativo a posiçao que me enquadro no forum .( especializado) mais nao é essa bem a minha situação,  voce vai logo acostumar com o meu modo de ser, (direto).  quanto a resposta do colega, "que se acha saber mais", lhe garanto, um pouco mais,   pois um forum que nao tenha alguns que  saibam um pouco mais,  nao teria estrutura, seria uma classe sem professor.  sim troca de esperiencia com pessoas que saibam é válido ,    pois com que saiba a mesma coisa é errar em dobro.    só queria que me traduza o seu proverbio "" o camelo nao entra noi furo de uma agulha", para nos entendermos.
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: guganic Date: 14 Março 2009, 01:01
Caro MATRIX57 assim à distância posso dá um "pitaco" errado, porém se não há imagem alguma, para desencargo de consciência troque o IC601 (saída vertical). O feixe pode estar deslocado pra cima.

Quando há imagem e a mesma está desfocada e não aceita ajuste há uma grande possibilidade de ser: soquete do cinescópio, oxidação do pino de foco, potenciômetro de foco e dependendo da região (perto do mar) placa do cinescópio com alta concentração de sal ou umidade. Sendo na grade de foco aí babau...

Se não ajudei espero não ter atrapalhado. Bom fim de semana a todos.

P.S. Estou sem o esquema à mão e falei o número do IC no chute, porém é a saída vertical.

Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: Claudio Carvalho Date: 14 Março 2009, 07:41
Matrix.

Rapaz, eu penso que pode ser o soquete o seu problema, como já escreveram os colegas.
Agora, quanto a sua estrela, me passe em qual grupo técnico você faz parte, que coloco em seu perfil, e ai a sua estrela brilha também, OK!

Grupo técnico= Estecializada,autônomo,hobysta,autorizada etc,etc, OK!

Ah, e acostume-se com as respostas do Almeida...   Como pode ver pela foto dele, é bem velhinho e ranzinza... hehehehehehehe


Cláudio Carvalho.
Moderador.
Re: A imagem borrada e fora de foco mas com cor - TVC - PC1438 - Philco -Hitashi By: matrix57 Date: 14 Março 2009, 22:23
Carissimos colegas!
Fiz o teste de emissão TRC hoje pela manhã, realmente comprovado baixa emissão dos catodos.
-Catodo Verm.(R-Y) só +/- 20%
-Catodo Azul (B-Y) quase 50%
-Catodo Verde(G-Y) pouco acima de 50%
Existem dois caminhos, a troca por um novo (aqui em Joinville sai por R$150,00) ou
reativação que não vai garantir nunca os 100%.
Agradeço aos amigos e colegas o pronto apoio, neste canal do forum precisamos ser também éticos, profissionais, más acima de tudo companheiros na busca pela ajuda mutua e troca de experiências.
Saudações cordiasi a todos,
Matrix57.
Páginas: 1