Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 24 Fev 2009, 11:17
Colegas, é muito raro eu consertar um TV, não é o que trabalho em foco...Mas tenho 2 Tvs para fazer alguns raparos, gostaria de uma ajuda ou confirmação, já que vós são técnicos.

Bem: Aparelho => Marca => Modelo => Defeito => E o que já foi feito.

TV1: Sharp > TC2017 > Não Liga > Na fonte existem 3 resistores de 1R ligados em paralelo (esquema), resultando 3R, ok, pelo visto já foi reparada uma vez e colocaram somente um resistor de 3,3R 1/4W, o mesmo estourou e o tv não liga, troquei o mesmo mas ainda continua o defeito. Quais peças poderiam ser estragadas? Desconfio do Chip e o Mosfet, estou correto? (TDA8380, 2SK2139)

Em vermelho o que suspeito, em verde os resistores citados:



TV2: TV Panasonic > TC29KL05 > Linha Vertical > Pretendo trocar o C563 390nF 250V o Trasistor H esta ok, bobina defletora tbm (defeito horizontal). Preciso ver mais alguma coisa?

Defeito:



Por favor me confirmem se puder, não trabalho com isto o dia todo.

Abraço, Grato.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 24 Fev 2009, 15:23
Daniel.

Não sei o seu ramo de trabalho. Mas como se diz capaz, vá lá! Olhe, quanto ao primeiro caso exposto, pode sim, até ser o transistor de potencia e o Ci, mas antes de troca-los, precisa medir as tensões de entrada e saida, é uma primicia que faço!
Quanto ao segundo caso, não é vertical, e sim horizontal em curto. Comece pelo cap. de alta dele, pois pode estar seco e ai não dá a voltagem necessária para abrir o horizontal!
Tem audio normal, né?

Depois de ver este detalhes, retorne neste mesmo tópico que a turma vai aumentando os recursos que precisa!

Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: strutz Date: 24 Fev 2009, 15:53
olha só estes 3 resistores de 1R em paralelo não da o valor de 3,3R e sim 0,33R.


strutz-ES
LOUVAI ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 25 Fev 2009, 10:15
Claudio, Monto placas simples eletrônicas (PCBs), conserto computadores etc's, e atualmente trabalho em uma loja de roupas, não entendo muito de consertos, fiz curso de reparos em aparelhos eletrônicos com 15 anos, já não lembro muita coisa (pois não fiz muita prática até hoje). Gosto de eletrônica desde pequeno.

Bem ao assunto:

Citarpode sim, até ser o transistor de potencia e o Ci, mas antes de troca-los, precisa medir as tensões de entrada e saida, é uma primicia que faço!

No capacitor da fonte quase 300V (rede de 220V)
No Transistor H, em torno de 60V

CitarQuanto ao segundo caso, não é vertical, e sim horizontal em curto. Comece pelo cap. de alta dele, pois pode estar seco e ai não dá a voltagem necessária para abrir o horizontal!
Tem audio normal, né?

ok Horizontal. Isso mesmo! ele parace não ter nenhuma capacitância, com meu multimetro com 100X nem se move, vou trocar então. Sim funciona tudo normal só ta fechado verticalmente a imagem.

Obrigado claudio


Struz

Citarolha só estes 3 resistores de 1R em paralelo não da o valor de 3,3R e sim 0,33R.

Meu cara é verdade nem percebi isso!! que boiada! :S

Ligação em paralelo diminui a resistência, eita! eu fiz como série.

Brigadão! Colegas, será que só com a troca do resistor deverá voltar ao normal? pois:

A tv funcionava, houve uma "explosão" fumasa, e não foi mais. Já foi pro conserto antes, e nesse reparo o tecnico colocou 1 Resistor de 0,33R 1/4W (de acordo com o esquema haviam 3x 1R 1/8W) pode ser que somente o resistor queimou pois não teve potência suficiente para ligar o tv? visto que esses 3 resistores mantiam a maior parte da fonte com aterramento.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 25 Fev 2009, 13:03
Daniel.

Estes 3 resistores regulam a polarização do Fet, como pode ver. Se não houver a polarização, a fonte na parte para mandar sinal de alta e fica nisto. Agora, já que saiu fumaça do chassi, eu olharia com bastante atenção esta fonte, OK!

Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 27 Fev 2009, 17:02
Pois bem...Efetuei as reparações e funcionou os dois TVs.



Uma dúvida ainda me surgio com a Sharp C2017 dpos do reparo notei que ao ligar na tomada ela ja liga sosinha... Se eu tirar e colocar na tomada ele liga de novo, não importando se antes tava ligada ou não...

Isso é problema na EEpron outra coisa ou é normal?

Abraço, Obrigado até aqui!
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 27 Fev 2009, 17:31
Daniel.

Temcoisa errada ai. Veja, esta fonte esta sempre HOT, ou seja, esta sempre ligada, comece pela trilha do pulso de disparo do micro! ( acho que escrevendo assim, assemelha melhor )
Para que haja a ligação da mesma, tem de ter um pulso. OK! O mesmo para o desligamento !

Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: lacerdasuntzu Date: 27 Fev 2009, 23:18
Olá boa noite,essa fonte é auto oscilante,ou seja ligou na tomada a tv vai ligar,já cai nessa pegadinha uma vez.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 28 Fev 2009, 06:49
Lacerda.

Rapaz, uma pergunta : E se faltar luz a noite ( madrugada ) a TV liga sózinha???

Este é um dilema, não acha?

Se houver sinal de RF quando a luz voltar, ela ira permanecer ligada...

Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 28 Fev 2009, 09:54
heheh

"Olá boa noite,essa fonte é auto oscilante,ou seja ligou na tomada a tv vai ligar,já cai nessa pegadinha uma vez."


"Lacerda.

Rapaz, uma pergunta : E se faltar luz a noite ( madrugada ) a TV liga sózinha???

Este é um dilema, não acha?

Se houver sinal de RF quando a luz voltar, ela ira permanecer ligada...

Cláudio"

Mas então ta tudo certo né? Fiquei meio confuso...
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 28 Fev 2009, 17:22
Daniel.

Eu não entendi o que respondeu???  O que eu escrevi é sério, OK!


Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: lacerdasuntzu Date: 28 Fev 2009, 19:11
Olá,que eu me lembre se você desligar pelo remoto ela não liga,mas se ela estiver ligada quando for desligar da tomada ela liga.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 02 Março 2009, 09:33
Tudo bem nem importa agora aquele TV por enquanto, colegas...

( ::))"Melll Dellss" eu to ficando loco, esse tv de 29" ta me encomodando, seguinte, funcionou tudo ok, dpos de um tempo queimou novamente o capacitor do horizontal, fui na casa da pessoa, peguei o tv de novo e troquei o capacitor de novamente, pensei ser a voltagem de trabalho baixa, então coloquei um mais forte...(voltagem) e agora esse @*($@! (TV) estragou novamente em praticamente um dia de uso. E agora o TV não liga mais... O que que isso quer dizer? (sou cagado?)

E oque eu vou fazer? Amigos vocês tem alguma idéia? não fui la peguar o tv pela milhonésima vez...devo ir essa tarde mais uma vez, so que pode ter queimado agora o Transistor H? Por exemplo ela liga e fica a luz de standby piscando.

Panasonic TC-29KL05

Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 02 Março 2009, 16:52
Daniel.

Comece a se preocupar com a fonte e o fly, pois quem causa este tipo de defeito, em sua grande maioria, são estes dois iténs, OK!
Reveja bem a fonte e veja se bate as tensões do esquema com a que mede, OK!
Se tiverem boas, passe para o fly!

Cláudio
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 03 Março 2009, 09:40
Pois bem o TV ao ligar parecia tentar iniciar, vc apertava o botão paracia q ia partir então, em seguida o rele da fonte desativava novaente.

Testei o Transistor H e estava Em curto (queimado).

Vou torcar e assim que o fizer posto alguma coisa...

Obrigadão pela atenção!

O outro TV esta tudo OK.

Abraço
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 03 Março 2009, 22:54
Bem, troquei o TH, mais o defeito continua... =/

A fonte arma da uma "batidas" o rele, não faz nada e desliga, se apertar os botões de canal, ele liga fica assim e volta, não sai som, não sai imagem, totalmente inoperante, o unico ponto de vida e o rele e o led de stand by q dão algum sinal.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: luckmassa Date: 03 Março 2009, 23:19
 Companheiro,vamos pensar um pouco?linha vertical falta de deflexão horizontal,certo? vamos lá sabe essa plaquinha em pé?tem um tansistor média potência tipo TIP em curto, certo?Troque,resistor de 10 r 7w troque
diodão UF, proximo ao fly em curto ,troque transistor de saída ,troque e o causador de toda a desgraça um capacitor de 390nf perto do encaixe da
plaquinha por ultimo os dois resistores que que alimentam o fly para não comprometer a integridade do aparelho compre as peças numa assistência panasonic todos esses componentes são críticos. nos de um retorno um abraço .Costumo cobrar R$ 180,00.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: anselmoeletronica Date: 04 Março 2009, 08:02
colega daniel,não me leve a mal,é bom termos mais um colega no ramo de eletronica,tecnologia tem avançado muito e técnicos profissionais ainda não tem o bastante para a população que cresce a cada dia e os tecnicos mais idosos estão deixando a profissão.meu conselho é que você faça um curso de especialização. eletronica e eletricidade não é adivinhação.
sucesso colega.
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: [Daniel] Date: 10 Março 2009, 10:20
CitarCompanheiro,vamos pensar um pouco?linha vertical falta de deflexão horizontal,certo? vamos lá sabe essa plaquinha em pé?tem um tansistor média potência tipo TIP em curto, certo?Troque,resistor de 10 r 7w troque
diodão UF, proximo ao fly em curto ,troque transistor de saída ,troque e o causador de toda a desgraça um capacitor de 390nf perto do encaixe da
plaquinha por ultimo os dois resistores que que alimentam o fly para não comprometer a integridade do aparelho compre as peças numa assistência panasonic todos esses componentes são críticos. nos de um retorno um abraço .Costumo cobrar R$ 180,00.

opa! Sim  se for uma placa de pé é a palca de picushion Z, sim o transistor tipo TIP invólucro TO-220, só que não esta em curto..ok o resistor e o diodo vou verificar...uma dúvida, diodo de UF? (existem dois diodos um pouco grandes ligados a linha do cap de 390nF, seriam estes?) bem este capacitor troquei duas vezes já.
Vou ver la certinho então e retorno. (OBS: a assistência da panasonic não vende as peças, só consertam)

Oh noss colega, sou muito leigo, prefiro nem comentar...

Bem, o tv funcionou dpos da troca do capacitor, apos um tempo apagou novamente, queimou dois resistores d 2,7R x 1/2W troquei e funcionou, infelismente apagou de novo, e queimou o CI vertical.


Citarcolega daniel,não me leve a mal,é bom termos mais um colega no ramo de eletronica,tecnologia tem avançado muito e técnicos profissionais ainda não tem o bastante para a população que cresce a cada dia e os tecnicos mais idosos estão deixando a profissão.meu conselho é que você faça um curso de especialização. eletronica e eletricidade não é adivinhação.
sucesso colega.

Tudo bem...você tem toda razão Claudio, gostei de eletrônica desde pequeno fiz curso só em 2005/06 porém após isto parei de praticar...agora não tenho mais condições, estou tocando teclado, e faço montagens de placas (pcbs) e coisas com microcontroladores...

Pretendo arrumar mais este tv ainda, quem sabe outro uma vez a cada dois meses (preciso fazer bicos para ganhar um R$ extra) não pretendo abrir uma eletrônica, mais quero vender meus projetos e tals, adoro criar coisas...

Obrigado pelo comentário, muito obrigado pela dica...

Abraço
Re: Reparo em TV Sharp e Panasonic. By: Claudio Carvalho Date: 10 Março 2009, 18:26
Daniel.

Você fez confusão com a minha resposta e a do Anselmo! heheheheheheheheehehehe.

Comece a pensar no vertical, em especial a deflectora!


Cláudio
Páginas: 12