Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
conserto fonte atx By: rayd Date: 17 Fev 2009, 15:49
bem ola a todos, antes, de me chamarem de ingrato, ou de chupin, quero deixar laro , que não entendo muito de eletronica, mas, sim de informatica, (monagem, redes, configuração etc), mas estou com muita vontade de fazer um curso de eletronica, e me aperfeiçoar, portando, entro aqui, como um leigo, e peço a ajuda de vcs.

meu problema e o seguinte, estou querendo apreender a consertar fontes atx, e sempre que apaece, pego fontes, queimadas que troquei,  pois bem como  demanda e grande, gostaria, de pedir a juda de vcs para resolver o meu problema...

tenho uma fonte, atx, que estava queimada, pois bem, de inicio troquei todos os transistors, aqueles que ficam grudados no dissipador de calor (mospec), pois bem a fonte voltou a funionar, so que agora, a voltagem de 3.3 não aparece, mas mas outras de 12 volts, 5 volts, -12 vols e - 5volts estão ok, se alguem puder me ajudar eu agradeço muito.
Re: conserto fonte atx By: rickteck Date: 18 Fev 2009, 07:08
Bem, consertar fontes chaveadas não é tarefa facil meu amigo, ja vi muitos técnicos com mais de vinte anos de bancada, que nunca entenderam uma fonte dessas.
Então não basta voce entender de eletronica, vai ter que ler muito sobre essas fontes chaveadas em geral.
Bons Estudos!

Re: conserto fonte atx By: fred Date: 18 Fev 2009, 07:20
Sera  que  vale a  pena ????
Re: conserto fonte atx By: rickteck Date: 18 Fev 2009, 07:24
Bem paulo,  estas ATX, não vale mesmo a pena, uma nova esta custando 32,00.
Mas um estudo bom sobre fontes chaveadas seria interessante, pois tudo que é aparelho ta usando destas hoje em dia.

Re: conserto fonte atx By: fred Date: 18 Fev 2009, 07:28
Certo  Ricardo , eu  mencionei  mais  pelo  custo  mesmo  , agora  o  aprendizado  sempre  e  bom .
Re: conserto fonte atx By: sarlacc Date: 18 Fev 2009, 10:32
Outro detalhe das atx é que retirada de componentes, e ligação da fonte quase sempre causa estouro de capacitores, principalmente na região do chopper. O estouro de um capacitor por menor que seja se bater no rosto vai causar sérios ferimentos. Já tive o desprazer de ver isso com um amigo.

Muito cuidado também com os dissipadores dos FETS, muitos se acostumam com dissipadores de tvs e afins e acham que podem colocar a mão sem problemas para verificar se o componente está superaquecendo, em fontes atx este dissipadores trabalham à quente, são energizados e o choque é de alta corrente e nada agradavel.

Quando começei com fontes tomei um deste e pra nunca mais, como tenho aparelho dental de metal na boca foi uma dor indescritivel que chegou a sangrar.

Portanto a curiosidade é sempre bem vinda pois assim também aprendemos as coisas, mas acho que fonte e micro ondas são intens que requerem conhecimento mais profundo de eletrõnica pois o risco de acidentes com gravidade é alto.     
Re: conserto fonte atx By: Galvão1 Date: 18 Fev 2009, 13:46
Pode baixar esse artigo do meu disco virtual, crie uma pasta e descompactue nela para que possa ver as imagens do artigo.

http://www.4shared.com/file/39106701/d6926a2f/Artigo_sobre_fonte_at_e_atx_Zazu.html

Aqui tem uma jiga de teste para fonte

http://www.4shared.com/file/52623458/440c5600/Jig_teste_para_fontes_de_PC.html

Eu faço assim com as fontes, deixo acumular umas 30, pego um dia ou dois para concertar só fonte, da para recuperar umas 20 e deixo para troca expressa, cobro 10,00 cada uma.

Forte abraço !!!!
Re: conserto fonte atx By: rayd Date: 19 Fev 2009, 14:55
olá para todos e obrigado, por responderem e me ajudarem, ceio que muito tem razão, em sua afirmaões, no entando...a curiosidade, e algo, que me impulsiona..a continua...tentando,  pois bem, então vou colocar..aqui....alguma informaçoes adicionais..

pequei esta fonte pra testar..mesmo...ao liga-la, não havia..nada..nem a ventoinha, funcionava, então pela, parte mais simples, toquei..a maioria, fos mosfet, e reguladores de potencia, blz...a ventoinha começou a girar, consegui recuperar, os 12 volts, os 5 volts, e seu negativos, os -12 e os -5 volts, estavam ok, so que os 3.3 vots...não estavam...estavam baixos, tipo 0.7 volts....

comecei a ler, e descobri que em fontes genericas..as mais vagabundas..a voltagem dos 3.3. e dada pelo 5 volts..na qual passa pelo, TL 431, ...sabendo disso troquei o tl 431, cntinou, a mesma coisa, coquei capacitor da saida 3.3 mesma coisa, troquei resistores , que que me aninou pois de 0.7 passou a 0,9 volts..ehehe

acho que o o caminha..e voltar para os mosfets...descobrir  qual esta mandando os 5 volts, para ve o caminha ue ele faz e trocar..os componentes...


Re: conserto fonte atx By: juniorvs Date: 19 Fev 2009, 16:35
Na minha opinião eu não perco muito tempo com elas, se for fusivel, diodos e capacitores primarios ja conserto, se for mosfet e tiver de outra conserto tb, mas se não funcionar trocando isso, não fico perdendo tempo pois como o colega mencionou antes elas custam um pouco mais de 30 reais uma nova.

No teu caso, estes transistores que vc colocou são a mesma numeração dos antigos ou pelo menos equivalentes?
Re: conserto fonte atx By: rayd Date: 19 Fev 2009, 23:34
são equivalentes....mas uma coisa eu quero deixar ...bem laro..não e o fato..de comprar outra...coisa facil e o desafio de consertar...eu espera..que vcs entendem -sem, isso, copra ois nova e simples...aposto que quanto vcs começaram...tinham a vontade de arrumar tudo..e agora... perderam a vontade...isso pra mim e como um quebra cabeças...se arrumar otimo..senão.joga fora...mas eu sou tentar..........
Esquema By: Galvão1 Date: 20 Fev 2009, 16:33
Tenho alguns esquemas de fonte.
Re: conserto fonte atx By: lacerdasuntzu Date: 21 Fev 2009, 00:22
Não vale a pena as baratinhas de marcas vagabundas,mas tem muitas fontes pra quem tem um pc pra jogos por exemplo que o preço varia de 200 reais a 800 reais.Essas valem a pena sim.
Re: conserto fonte atx By: rayd Date: 23 Fev 2009, 19:35
ola, agradeço a todos qu me respondeam, e que ofereceram ajuda...pois bem sei que o preço das fontes..e muito pequeno, mas vc  não pode ahcar o qu vale ou não a pena, se vc tem uma fonte de que queima... não abe pelo menos pra ver o que ...como pode saber se pode conserta-la....vu dar um exemplo...ontem equei duas fontes, uma era uma fonte antiga..atx....e eu penso como é bom as fontes antigas..cara...a fonte...tinha 5 mosfets...e msi 4 reguladores de tensão...tinha até um regulador, caso a voltagem estive baixa vc ia lá..mexe-se e a volagem aumentava..muito..boa..apareeu...aui...dadinha toda judiada..fusil queimado..suja...carcaça...quebrada.e ai..ahhhhh
se funcionasse...pois peguei troquei fusil, lipei om alvool.....troquei a carcaça...e adivinhem...funcionou...outra abri deu ate medo..capacidores do cicuito primeiro..estourado, reisistor....queimado...pois bem troquei....capacitor...toqei resistor e pronto funcionou..ehhhhee....tem que tentar...

agora...tenho o meu xodo..uuma fonte...que tem as cargas 12 e 5 volts....so não tem os 3.3... e eu quero dscobrir o porque...alguem sabe..o que faz uma fonte nnão ter o 3.3 volts...., espe alguma luz...obrigado...


Páginas: 1