Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: natal Date: 03 Fev 2009, 10:22
Aparelho: TV
Marca: Semp Toshiba
Chassi: U12
Modelo: TV-2084 (G)

O aparelho é da familia, começou a apresentar vazemento no pé do flyback formando arco para terra. Troquei o mesmo e ao ligar novamente a TV apareceu apenas uma linha azul no centro (vertical fechado) e depois de alguns segundos abriu normalmente só que com tela totalmente azul e com imagem e som normais mas apenas um imagem muito fraca toda azulada. Ao aumentar um pouco o ajuste de screen o fusivel F470 (500 mA) começou vermelhar até a queima. O ajuste de cores no modo de serviço não altera em nada.
Obs; Sou técnico de eletricidade aposentado, trabalhava em alta tensão (13,8 a460KV) mas tenho  um pouco de conhecimento de eletronica. Trabalhava em uma oficina de eletronica quando era jovem ( tempo da colorado rq)

Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: tioeds Date: 03 Fev 2009, 10:33
o senhor tera que ressoldar a saida vertical e em relaçao a tela azul pelo enunciado pode ter uma fuga ou falta de alimentação na saida azul na placa do cinescopio passe as tensões que encontrar nas saidas RGB da placa do tubo para podermos melhor auxilialo (tensões de base, coletor e emissor)
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: samuel3d Date: 03 Fev 2009, 11:11
caro tioeds ja peguei varias tvs com esse problema. bom vamos la.
essa tv tem um circuito chamado (CICUITO SPOT) é uma plaquinha perto do faz tudo. geralmente quando o trafo de linhas tem algum vazamento nesse tipo de tv ele leva junto um diodo D-901 (in4148) e um transistor smd Q-906.
antes de tudo se esse modelo tiver esse diodo troque-o e retire o transistor Q-906 se resolver o problema e a tv  funcionar ela ficara sem audio dai e so trocar o proprio Q-906 e se nao resolver olhe na placa spotQ 612, D612 e GD 62 short mais 80% dos casos e o Q-906 0 causador desse problema. espero que meu depoimento nao tenha ficado muito complexo.
valeu.
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: natal Date: 04 Fev 2009, 10:18
Medindo as tensões na placa do cinescópio encontro o seguinte:
Q901 - B=3,0V, E=2,5V, C=109,0V
Q903 - B=2,9V, E=2,7V, C=107,0V
Q905 - B=0,0V, E=0,0V, C=0,0V

R963 está com resistencia normal (18k)

Tensão no ponto 11 ( alimentação dos coletores dos transitores acima) que deveria estar em 200V está com 187.

Retirei Q905 e no teste de bancada está normal, pode ser que quando alimentado no circuito deva entrar em curto zerando as tensões.
Não achei na minha cidade o transistor para comprar, vou ver se tem em uma cidade vizinha.

Ressoldei o ci do vertical e alguns componentes em volta dele mas ainda continua com defeito de ligar a TV e fica com vertical fechado e aí é só dar uma batidinha no dissipador de ci e abre a tela.   >:(
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: Claudio Carvalho Date: 04 Fev 2009, 21:37
Natal.

O transistor que o Samuel se refere, é um SMD e é Q- 906 e não Q- 905, OK!

Cláudio
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: diu Date: 04 Fev 2009, 22:14
caro colega, já peguei varias tv dessa com vazamento no flay quando ele vaza leva com sigo o d-901, diodo in4148 fica em curto ele fica na placa do cinescopio ou seja na placa do rgb, vc pode retiralo e ligar a tv ele e uma prodeção depois vc coloca outro sim resolde a pci em geral essa tv gostuma dar muito solda fria, mais ainda tem outra coisa com certeza seu processador foi embora quanto vc fizer esse prosedimento vai ver que a tv ficou sem uma das cores e fácio e só pegar o esquema auo lado eu estou com esquema do chassi (u11d2) o seu chassi eo (u11) as binagem no micro e diferente no chassi (u11d2)os pino e 20,21,22. mas olha no seu o rgb são diferentes usa outro micri
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: tioeds Date: 05 Fev 2009, 09:33
de acordo com as tensões que o senhor postou,desligue o coletor de Q905 se a tensão subir sera o transistor mesmo mas caso ela mantenha baixa pode ser curto no soquete ou o propio cinescopio
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: natal Date: 06 Fev 2009, 14:37
Citação de: samuel3d online 03 Fev 2009, 11:11
caro tioeds ja peguei varias tvs com esse problema. bom vamos la.
essa tv tem um circuito chamado (CICUITO SPOT) é uma plaquinha perto do faz tudo. geralmente quando o trafo de linhas tem algum vazamento nesse tipo de tv ele leva junto um diodo D-901 (in4148) e um transistor smd Q-906.
antes de tudo se esse modelo tiver esse diodo troque-o e retire o transistor Q-906 se resolver o problema e a tv  funcionar ela ficara sem audio dai e so trocar o proprio Q-906 e se nao resolver olhe na placa spotQ 612, D612 e GD 62 short mais 80% dos casos e o Q-906 0 causador desse problema. espero que meu depoimento nao tenha ficado muito complexo.
valeu.

Amigo Samuel3d, retirei o Q-906 e a tv normalizou, inclusive está com audio normal. Qual a função deste transistor? è facil de encontrar no mercado? O que acontece se funcionar um tempo sem ele?

Agradeço a todos os amigos que enviaram ajuda, fiz a tentativa de todas as dicas que me enviaram e a que funcionou foi do Samuel3d   :o
Re:(RESOLVIDO) TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: natal Date: 11 Fev 2009, 13:57
Obrigado a todos os colegas que deram as dicas sobre esse apareclho. Como disse acima, retirei o Q-906 e a TV voltou a funcionar normalmente. Fiz todos os ajuste necessários e ela está ótima, embora sem o Q-906.   :o
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: Claudio Carvalho Date: 11 Fev 2009, 14:27
Natal.

Eu não daria como resolvido este aparelho. Eu recolocaria o Q-906 ( novo ) para ver o que acontece, pois como o Samuel escreve, leva o alta resolução e o transistor.

Cláudio
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT (RESOLVIDO) By: samuel3d Date: 11 Fev 2009, 14:41
amigo natal fico feliz em saber que a minha dica obteve sucesso no seu trabalho.sempre que posso do uma verificada nas mensagens deste forum que e muito importante para todos nós. sobre o Q-906 ele e so uma protecao e nao e facil encontralo no mercado tente procurar um substituto para ele se voce colocar um novo e o problema voltar que e muito dificil observe a placa do circuito spot como ja te falei geralmente e so o transistor c-1815y e ir para o abraço. e se vc nao encontrar um da pra ficar sem ele e usala por em quanto encontra um novo.
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: Claudio Carvalho Date: 11 Fev 2009, 15:31
Samuel.

Uma pergunta. É bom o Natal retornar com o trans. a PCI, certo? Ou pode ficar sem?
Se êle é a proteção do circuito, tem de se prestar atenção neste fato, certo?
É só uma curiosidade, pois quero saber.

Obrigado se responder.

Cláudio
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: anselmoeletronica Date: 12 Fev 2009, 08:16
caros colegas estão certos quanto ao Q 906 mas vai uma dica,se ele continuar queimando,coloque um diodo zener de 12 volts com o anodo para o terra e catodo na base do Q906.
este transistor retirado do circuito com o tempo pode retornar o defeito.e fica mas díficil consertar.
Samuel sucesso.
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: samuel3d Date: 12 Fev 2009, 11:31
caro amigo Claudio Carvalho na minha regiao nao tem pra vender este tipo de transistor ja fiz varias esperiencias sem ele e foram todas bem sucedidas.tv´s que concertei tem mais de um ano sem o transistor e estao funcionando perfeitamente.so que neste caso se ele encontrar o transistor smd novo o certo e colocalo para o conserto fique 100%.mais no meu caso o dono do aparelho ficou ciente de tudo eu expliquei que nao avia encontrado a peca mas o dono do aparelho quiz assim mesmo.
em tao eu o entreguei assim mesmo sei que nao e certo mais na garantia do aparelho foi uma observacao para nao causar problemas mais adiante.gracas a DEUS esta tudo legal ate hoje.caro amigo Claudio Carvalho se possivel for me responda se fosse vc no meu caso o que vc faria? abraço. :police:.
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: Claudio Carvalho Date: 12 Fev 2009, 18:03
Samuel.

É bem dificil de responder a sua pergunta, uma vez que sem o transistor, a proteção já era...  Mas e se o defeito persistir no aparelho e sem a proteção, o que será?
Este é o dilema. Eu, como estou em um grande centro comercial, não teria dificuldades ( acho ) para encontrar o mesmo ou um substituto. Mas se tivesse, acho que não iria liberar o aparelho ao proprietário, a não ser que êle me assinasse um documento se responsabilizando pelo aparelho.
Acho que a minha ação seria esta!
Veja bem, sou velho e velhos tem mais um pouco de passado, e quando pegamos um cliente que se resposabiliza verbalmente, se der o defeito amigo, com toda certeza, êle ira resposabilizar a oficina no Procon.


Cláudio
Re: TV Semp Toshiba TV 2084 Tela azul/vazamento AT By: samuel3d Date: 13 Fev 2009, 15:35
caro amigo  Claudio Carvalho voce tem toda razao e nos estamos aqui para fazer a coisa certa entao desde ja para previnir dores de cabeça futura nos temos que pensar mais de uma vez antes de fazer alguma coisa deste genero numero e gral obrigado :police: :police:





samuel3d.

Páginas: 1