Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Reparação inversoras de solda bambozzi By: emmeron Date: 17 Novembro 2016, 10:35
Estou com uma bambozzi 140 inversora, aparentemente tudo correto, mais não da sinal de vida, alguem sabe os defeitors mais corriqueiros dessa maquina?
Re:Reparação inversoras de solda bambozzi By: Petronzio Date: 20 Novembro 2016, 02:09
Colega emmerron, esses aparelhos são fontes chaveadas para altíssimas correntes!.
Tem delas que fornecem mais de 200 amperes nos polos de saída! A tensão entre polos é bem baixa!...
Pode compara-las as aquelas "Usinas" de força que os jovens estão usando para alimentar os potentes sons de carros de hoje...
A diferença é que essas "Usinas de força" possuem tensão fixa em 13,8V.
Já essas estações de solda, com a tecnologia de fonte chaveada, possui uma tensão na saída que pode variar de 1V a 8V ou 10V e assim fornecer de 50A a 250A para um eletrodo adequado.... (os eletrodos possuem uma resistência próxima a  0,02R a 0,035R dependendo da marca e bitola)
Para a analise de defeitos, comece pelo (lógico fusível), ponte retificadora de entrada, MosFets osciladores, geralmente são vários em paralelo, depois no secundário do trafo, (que é pequeno e leve mas com espiras muito grossas), os vários diodos retificadores, todos em paralelos!... e etc. ....
Um único deles com fuga ou em curto, mata todo o circuito....

Se te for possível, coloque fotos dos circuitos (placas) internos dessa estação inversora de solda sua!... Isso ajudará bastante para identificarmos os circuitos, já que esquemas desses aparelhos, não são disponibilizados na Net!!!
Páginas: 1