Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: Cesar762 Date: 09 Novembro 2016, 12:08
Tô com esse aparelho me dando muito trabalho!
Chegou com a placa amplificadora totalmente danificada por uma queda de energia. Comprei outra placa e antes de conectá-la fui conferir as tensões da fonte, principalmente +39V e -39V que estavam abaixo de 32V no geral.
Como o aparelho veio de outra oficina, o cara de lá conseguiu trincar a trilha entre o fusível F2 e o eletrolítico C1 do primário da fonte. Jumpeei a trilha e as tensões agora estão assim:
+39V estabilizado (mesmo colocando resistor de carga nela)
-39V instável. Ao ligar a fonte, essa tensão vai subindo lentamente que se deixar, acaba chegando nos -50V (capacitor dessa fonte é de 50V).
Ao colocar o resistor de carga nessa tensão, ela fica oscilando entre -6V e -35V. Isso são valores aproximados.
Testei tudo na linha dos -39V, inclusive cheguei até trocar de posição os diodos D2, D6, D1, D7, por eu não ter em estoque, mas o sintoma persiste.
Troquei os eletrolíticos.
Alguém já pegou um defeito desse??
Tô precisando de orientação de algum colega tarimbado em aparelhos de som desse tipo, pois não sei mais onde procurar por esse defeito!
Esquema da fonte:
http://www.4shared.com/office/jJq-a0Uoba/FWM_998_FWM_999_FWM_9000_X_77_.htm

Quem puder dar uma força, agradeço imensamente!!


Re:Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: Cesar762 Date: 09 Novembro 2016, 17:49
Ninguém tem uma luz aê pra dar uma força?





Re:Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: paulo52 Date: 10 Novembro 2016, 08:06
Sem  simetria,  vc  pode  ter  algum  resistor  alterado  .
Re:Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: UNIDASEX Date: 10 Novembro 2016, 14:06
Não lembro...
A fonte é linear ou chaveada?
Se for linear, o trafo da fonte está aquecendo mesmo sem carga?
Re:Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: Cesar762 Date: 11 Novembro 2016, 10:57
Desculpem a demora. Estava consertando outros aparelhos.
Seguinte...
Eu testei tudo no secundário da fonte de +39V e -39V, não achei nada anormal. Mas no primário da fonte, eu encontrei um MOSFET medindo diferente.
Todos os 4 MOSFETs são idênticos, FDPF18N50. Apenas 1 deles está medindo esquisito.
No estoque tenho P18N50, mas ele está medindo diferente dos FDPF18N50, então não o coloquei.
Encomendei de SP, estou aguardando chegar.

Diante disso, pergunto, seria possível o MOSFET que está medindo esquisito, estar provocando a queda da tensão -39V ao colocar carga nela?
Eu penso que as duas tensões deveriam cair juntas, não apenas a de -39V. O que os colegas acham?
E pra sanar a dúvida, só trocando o MOSFET que está medindo esquisito!


Re:Som Philips FWM9000X - Tensão -39V cai com carga By: CESAR HARTMANN Date: 04 Dez 2016, 11:45
Tenta deixar só 1 canal funcionando somente para eliminar o teu problema, ai tu consegue prosseguir.
Páginas: 1