Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 15 Dez 2008, 10:53
Senhores,

A fonte dessa TV não parte. Tirei a chupeta do tubo para previnir sobrecarga e também não partiu.
Inicialmente pensei ser os mosfet da fonte. Tirei eles do circuito para medir e não estão em curto. Então pensei que pudesse ser o controlador da fonte (TEA1507). Troquei ele e a surpresa que tive foi o fusível puverizado. Chegou a quebrar o vidro.
Estou suspeitando do PTC da entrada (ou então o varistor) que pode estar entrando em curto quando se aplica tensão sobre ele.
Levantei os diodos do secundário do trafo na tensão de 132,5V esperando que a fonte fosse partir mas também não foi...
Alguém teria uma dica para me dar ?

Algo mais...
Entrei neste forum agora e em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não sou técnico reparador. Sou eng eletrecista atuando na área de desenvolvimento eletrônico. Sei que a categoria de técnicos reparadores é bastante unida e quando aparece um questionamento que não seja de um companheiro de profissão dificilmente há resposta. Bom não estou querendo economizar uns trocos tentando consertar eu  mesmo meu aparelho (mesmo porque isso está me tomando um bom tempo). Ocorre que esse modelo é pesado demais e na minha cidade não temos técnico que atende a domicílio. Da última vez que deu problemas tive que arranjar um amigo mais uma caminhote para leva a monstra pro conserto.
Então se alguma boa alma puder me ajudar eu estou agradecendo muito.


Edson
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: fred Date: 15 Dez 2008, 11:13
Tem varias coisas  que  podem estar matando  a  fonte , primeiro  delas , solte  o  transistor  horizontal , ele  pode  estar em  curto,meça  + b do  fly  back,poste  resultado.
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: eletronica ws Date: 15 Dez 2008, 12:12
da uma olhada na fonte de 8v pode ser ela tem uma orientacao da cce pra colocar no lugar dos bc um bd 135 boa sorte
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: eletronica ws Date: 15 Dez 2008, 12:17
o lha os trasistor sao q 805 q 802 otimo natal pra voce e familia
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: lm-perez Date: 15 Dez 2008, 12:58
  amigo, pelo que vc postou eu começaria pela fonte,principalmente pelo fet.
  vc trocou o ocilador da fonte e depois disso o fusivel queimou,deve ter alguns resistor de polarização aberto.
   o ptc vc pode arrancalo para testar sem ploblemas,na dúvida vc pode ligar ela com lampadas
em serie,essa ligão vai ser moleza pra vc,não é.

  Boa sorte.

Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 16 Dez 2008, 22:27
Senhores,

Em primeiro lugar gostaria agradecer a vcs pelas respostas. Vamos aos resultados dos testes que fiz:
Demorei para responder porque tive que montar as lâmpadas para botar em série com a televisão. Boa dica essa. Se não fosse por ela eu teria estourado vários fusíveis. Obrigado.

- Tirei o transistor do horizontal e verifiquei que ele está em curto (ao menos em um teste com o multímetro. Pelo que sei, mesmo sendo um transistor de potência, a forma de testar as junções é a mesma de um BC ).
- Um dos Mosfet da fonte está em curto (não sei qual deles porque tirei os dois de uma vez só). Esse fato me deixou curioso porque na primeira vez que tirei estes mosfets eles estavam bons. Foi por isso que suspeitei do oscilador da fonte. Quando troquei o oscilador da fonte o fuzível vaporizou e deve ter queimado esse mosfet. Talvez tenha queimado o transistor do horizontal também mas dai já é especulação por que eu não medi antes. Alguém sabe me dizer porque trocar o oscilador causou a queima do mosfet ?

- Estou em dúvida se o oscilador da fonte está funcionando: tirei os dois mosfet da fonte e esperava ver com o osciloscópio pulsos de chaveamento no pino driver. No entanto o que consegui ver foi trens de pulsos de 600nS com duração de 532us (o trem de pulsos dura esse tempo) em intervalos de 136ms. Isso não me parece tempos para chaveamento de fonte chaveada. Nem mesmo para partida. Alguém sabe me dizer como se testa o oscilador da fonte ?

Quanto a tensão B da fonte, não foi possível medir pois o mosfet da fonte está queimado. Vou trocar os componentes queimados mas tenho dúvidas: o que fez com que estes componentes queimassem ?
Se eu trocar esse componentes não vai queimar de novo na primeira vez que eu ligar ?
Toda a ajuda que vcs puderem me dar será bem vinda.

Agradeço novamente por terem me ajudado.

Edson
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: abseg e cia Date: 16 Dez 2008, 22:29
sobe :-\
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 16 Dez 2008, 22:42
Resistor de polarização aberto ?
Eu medi eles e não achei nem um aberto.
Estão se referindo aos resistores de polarização do mosfet no primário da fonte, correto ?
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: abseg e cia Date: 16 Dez 2008, 22:49
da uma olhada aqui que pode te ajudar


http://www.electronica-pt.com/reparacao.php?ref=&marca=CCE&sintoma=
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 16 Dez 2008, 22:59
valeu
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 17 Dez 2008, 22:12
Troquei os mosfet da fonte e aparentemente estou com problemas no oscilador (não tenho certeza).
Estou usando as lâmpadas em serie para não voltar a queimar nada. Usei 3 lâmpadas de 150W. Como a TV tem um consumo médio de 120W esperava ver a fonte funcionando (estou com o transistor de horizontal retirado do circuito).
Observei que os mosfet da entrada (que são novos) estão esquentando bastante.
Estou na dúvida se o oscilador (TEA1507P) esta detonado ou se existe alguma proteção atuando.
Alguém me ajuda ?
Obs.: A tensão +B chega a 62V no máximo.

Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: fred Date: 18 Dez 2008, 07:25
Esorato, acho  , na  minha  opiniao  que  vc  ta  usando  serie   demais ,  eu  trabalho  com  uma  fixa  de  150w  sem  plobremas e  este  CI TEA1507P  costuma  dar  pau  mesmo ,agora  o  melhor  a  fazer   e  erguer  tudo  que  for  possivel  desta  fonte  e  medir .
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: esorato Date: 18 Dez 2008, 08:14
Bom... também acho que o oscilador está com problema. Como um dos mosfet entrou em curto ele deve ter levado a tensão de entrada na saida driver.
Minha dúvida é o que levantar na fonte sem que nem uma proteção atue. Parece que o circuito é em malha fechada: tem um opto no secundário da fonte que liga neste oscilador. Não entendi bem o que ele faz.
Vou trocar o oscilador e ver no que dá.

Valeu
Re: CCE HPS3301 com problema na fonte By: fred Date: 18 Dez 2008, 09:15
Quando  eu  disse  erguer ,nao  e  pra  erguer  com  ela  ligada , nesta  fonte  tem  resistores  e  diodos que nao  pode  ter  nenhuma  alteraçao  , os  eletroliticos   devem ser trocados  sem  medir .
Páginas: 1