Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: santos.t Date: 05 Dez 2008, 20:43
Boa tarde!!!

Alguem pode me ajudar com este tvc?
Fonte não oscila ou não consegue arma. Já troquei o str, testei todos os componentes da fonte , coloquei uma resistencia de cargo, desliguei o yoke, desliguei proteção no pino um do ic 501, mas não adiantou.

Alguem pode dar uma luz.

De ante mão já vou agradecendo   
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: Claudio Carvalho Date: 05 Dez 2008, 20:53
Santos.

Rapaz, coisa estranha para você, que colocou 30 anos de bancada no seu perfil. Você não escreveu o que fez na realidade! As tensões que mediu? Soltou o TSH para ver se a fonte está boa, mandando as tensões que são primárias? Já "passou" o TSV? Rapaz, vou aguardar um pronunciamento seu, com estas pequenas coisas primárias que todo técnico com a sua experiencia sabe, OK!

Um abraço.

Cláudio
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: edson tadeu Date: 05 Dez 2008, 21:06
voce vai fazer o seguinte;
TROQUE O capacitor C-887 troque o diodo 448 e 449 pode botar no lugar um 4f1/10  veja o q-840 q-430 - na base do saida horizontal bote um capac itor de 100k x250v. veja como estar o SAIDA HORIZONTAL QUE É O  bu 808 hif. veja R-432 SE NAO ESTAR ABERTA - veja a tensao de +B2  21 v que vai alimentar o som neste caso voce deve eliminar a tensao que vai para o som se a tv funcionar entao o saida de som estar em curto. - no  Q-840 sai as tensoes de 8v e 5v se ele estiver em curto mata estas tensoes. caso precise te mando mais dicas. o capacitor de 100k deve ir para o terra  se la tiver um 21k2 tire e bote o de 100k
veja se no pino 60 do micro  tensao estar entre 1,4 a 1,7v   veja Q-405 o Q-880 foto acoplador, verifique R-830 R831 RA16 CA20 SE algum deles estiver alterado poderar enganar a proteççao com um nivem de tensao maior ou menor no pino 1 do micro.
o =B-21V em D-887 serar estabilizado pelo Q-430 em 9v -veja se ele estar aquecendo se estiver o D-448 E 449  estao dando fuga mais so quando em funcionamento.
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: santos.t Date: 05 Dez 2008, 22:53
Boa noite, Claudio carvalho!

É, eu ja esperava esta cobrança. Bom, eu posso explicar. Sou sim técnico com 30 anos de experiencia. Porem na decada de 70/80 eu estava començando  como tec. de tv. Há 20 anos atraz passei para técnico de toca cds para carros, ou sejá caraudio. Nosso pequeno comercio tambem atendia tvs e outros, até o falecimento do meu socio, que por sinal éra um ótimo tec. de tv. Estamos perdendo clientes potencial, e na atual crise não podemos deixar de atender. É ai que eu entro, com pouca experiencia mas com responsabilidade. Preciso sim de ajuda, não tenho vergonha de pedir. Acredito eu ter explicado os trinta anos.  author=santos.t link=topic=5308.msg15695#msg15695 date=1228516994]

Abraços a todos!!!


Citação de: Claudio Carvalho online 05 Dez 2008, 20:53
Santos.

Rapaz, coisa estranha para você, que colocou 30 anos de bancada no seu perfil. Você não escreveu o que fez na realidade! As tensões que mediu? Soltou o TSH para ver se a fonte está boa, mandando as tensões que são primárias? Já "passou" o TSV? Rapaz, vou aguardar um pronunciamento seu, com estas pequenas coisas primárias que todo técnico com a sua experiencia sabe, OK!

Um abraço.

Cláudio

Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: santos.t Date: 05 Dez 2008, 22:58
Olá, edson tadeu!!!

Amanhã, logo cedo vou enfrentar a danada, que deve esta rindo de min. Vou seguir suas informações.

Abraços.


Citação de: edson tadeu online 05 Dez 2008, 21:06
voce vai fazer o seguinte;
TROQUE O capacitor C-887 troque o diodo 448 e 449 pode botar no lugar um 4f1/10  veja o q-840 q-430 - na base do saida horizontal bote um capac itor de 100k x250v. veja como estar o SAIDA HORIZONTAL QUE É O  bu 808 hif. veja R-432 SE NAO ESTAR ABERTA - veja a tensao de +B2  21 v que vai alimentar o som neste caso voce deve eliminar a tensao que vai para o som se a tv funcionar entao o saida de som estar em curto. - no  Q-840 sai as tensoes de 8v e 5v se ele estiver em curto mata estas tensoes. caso precise te mando mais dicas. o capacitor de 100k deve ir para o terra  se la tiver um 21k2 tire e bote o de 100k
veja se no pino 60 do micro  tensao estar entre 1,4 a 1,7v   veja Q-405 o Q-880 foto acoplador, verifique R-830 R831 RA16 CA20 SE algum deles estiver alterado poderar enganar a proteççao com um nivem de tensao maior ou menor no pino 1 do micro.
o =B-21V em D-887 serar estabilizado pelo Q-430 em 9v -veja se ele estar aquecendo se estiver o D-448 E 449  estao dando fuga mais so quando em funcionamento.

Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: edson tadeu Date: 07 Dez 2008, 19:31
santos o C-887 que lhe mandei trocar voce deve trocar pela mesma microfagem e com tensao de trabalho de 25v valeu

a tensao que é de 16v passa para 25v
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: Claudio Carvalho Date: 07 Dez 2008, 19:59
Caro Santos.

OK. Peço desculpas pela arrogância! O que acontece aqui! Estamos fazendo desta ferramenta, uma escala melhor para os colegas como você, que chegam e dizem a verdade do seu histórico na profissão! Veja, os defeitos mais comuns nos aparelhos são! Vertical, horizontal e fonte. E que o colega Edson escreveu, deve ser passado  para ver se ha alguma alteração, mas veja se ha na fonte, a saida de 5v. para o micro, pois se não houver tensão no micro, êle não arma!


Cláudio
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: santos.t Date: 08 Dez 2008, 16:58
Boa tarde!

Olá, Claudio e Edson. Na verdade voçês não tem bola de cristal para adivinhar qual a proxima brincadeira de alguem, ainda mais eu que me cadastrei com 30 anos de bancada e já sai pedindo socorro me ajudem, até parece uma piada.
O importante é que vocês se prontificaram àh ajudar, e eu vou precisar de ajuda. Talvez eu faça algumas pergunta inocente por não conhecer bem quais os ponto de teste e como diagnosticar os defeito. Agradeço ao Edson tadeu que passou algumas informaçoes, mas não pude testalas ainda, pois como foi feriado em campinas só vou voltar terça dia 09. De qualquer maneira agradeço  o retorno e assim que eu descobrir os defeito eu retorno com o resultado, por falar nisso já são dez televisores para orçar.
Qualquer informações que precisar sobre caraudio eu posso ajudar.
Abraços.
SAntos.
Re: tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga RESOLVIDO By: santos.t Date: 09 Dez 2008, 13:49
Boa tarde!!!

Para vocês este defeito deve ser curriqueiro. Vamos la, chave master carbonizada liga itermitente, saida vertical em curto levou junto diodo d302 e r333.

Obrigado Edson e Claudio pelas infromações. 
Re: (RESOLVIDO) tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: edson tadeu Date: 09 Dez 2008, 21:09
caro colega para voce nao ter um retorno desse aparelho eu lhe aconselho fazer as altereções que lhe sugerir pois ela pode svoltar com o saida horizxontal em curto.
pelo menos vira a placa da tv e verifique que na base do saida horizontal nao tem um capacitor  C-463  pegando da base para terra se nao tiver este saida horizontal vai esquentar e queimar. se tiver um capacitor de 2k2 tire e bote um de 100kx250v. voce deve trocar o C-887  PELA voltagem de trabalho maior isto é uma orientação da fabrica paa todas as autorizadas.
Re: (RESOLVIDO) tvc semp tv1490 chassi u13 nao liga By: santos.t Date: 10 Dez 2008, 11:44
Bom dia!!!

Sem duvida estas modificação seram feitas sim. Eu sempre recebo estes BTI das marcas que trabalho como autorizadas caraudio.

Abraços.
Páginas: 1