Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Som Sony HMK 353BS Canal direito By: mdbaddini Date: 18 Mar 2014, 01:11
Aparelho: Som
Marca:    Sony
Fabricante:    
Modelo:   HMK 353BS
Defeito:   Canal direito

Estou reparando este aparelho, o canal direito, não funciona, um som horrível e baixo, já troquei todos os capacitores, resistores, tudo, até o potenciômetro que estava ruim, nada, continua sem canal direito, infelizmente estou achando que é o Transistor de saída mesmo, Um STK439, alguém tem mais alguma hipótese do que pode ser, por favor me ajudem.....

Agradeço a quem puder ajudar.
Marcelo

Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: ericyoshi Date: 18 Mar 2014, 13:34
injete sinal diretamente na entrada do CI R e L, se amplificar o som não é saida, caso nao amplifique o canal R CI defeituoso
Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: mdbaddini Date: 19 Mar 2014, 11:53
Obrigado, testei e deu que o CI está defeituoso, mas depois disso, eu testei o amplificador mesmo, e está queimado tbm, pois eu pedi pro rapaz que me ajuda testar, ele encostou o pino de teste no terra e na tensão do amplificador, só deu um curto e dai.... ferrou.....vou ter que substituir o amplificador tbm...... agora vou testar os componentes da placa pra ver se não prejudicou mais nada...... essa restauração ta ficando cara....kkkkkkkk
Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: paulo52 Date: 23 Mar 2014, 08:24
Tirei o  Resolvido  , não  vi  solução  alguma  .
Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: mdbaddini Date: 24 Mar 2014, 19:57
Foi resolvido, detectei que foi o CI, mas meu ajudante ferrou o resto, o problema da questão foi resolvido..... agora vou esperar chegar os componentes e montá-lo.
Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: Rangel Date: 25 Mar 2014, 10:06
Marcelo, só pode ser considerado resolvido após o aparelho estar funcionando perfeitamente, portanto troque as peças e se der tudo certo, por gentileza, retorne informando o resultado e aí sim marque como resolvido, ok.
Re: Som Sony HMK 353BS Canal direito By: mdbaddini Date: 25 Mar 2014, 12:48
Sem problemas....
Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 22 Março 2014, 11:54
Bom dia, estou com um problema, fiz reparos neste aparelho citado acima, era o CI de canal defeituoso, troquei, beleza, funcionou, troquei o STK439 (amplificador e ficou beleza), após duas semanas, o canal direito (que apresentava problemas) começou a ficar com o som mais alto do que o normal e a caixa começou a fazer um zumbido forte, como se fosse uma abelha, ruído continuo, testei ci, testei amplificador, cada resistor, tudo, não acho o defeito..... testei potenciômetros, tudo mesmo, não acho o defeito.... por favor alguém tem alguma sugestão que possa me dar, pois as minhas, esgotei...
Re: Antigo SONY hmk353bs By: siatec Date: 22 Março 2014, 12:43
voce  trocou  o stk  por outro  novo  para ter certeza.
serie este o primeiro procedimento -   
Re: Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 22 Março 2014, 13:01
Troquei sim, o ci de canal, e o amplificador e todos os capacitores, agora eu resolvi mexer novamente nos potenciômetros e acho que é o de volume, mas ainda sim o som do canal direito sai um pouco distorcido..... vou tentar com o potenciômetro pra ver......
Re: Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 22 Março 2014, 13:20
troquei os potenciômetros de volume e de balanço, melhorou, mas continua com ruído o canal, som distorcido.....
Re: Antigo SONY hmk353bs By: siatec Date: 22 Março 2014, 13:39
desculpas      nao  ficou  claro -        voce quando recebeu este aparelho  pela primeira  vez  trocou  o  stk certo??    ele  funcionou por um  tempo e agora  voltou. 

quando  voltou agora   voce   para ter certeza de que não tinha  ainda  ou  de novo  problemas  com o  stk-   voce  colocou  outro     ou  é o que voce  trocou quando  da primeira  vez???   esta  foi minha  pergunta-   ou seja   este  é o  segundo   stk  ou o primeiro.??/
Re: Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 22 Março 2014, 16:13
Eu troquei o STK439, todos os capacitores da placa de saída, e tbm troquei o ci dos canais, um LA3122, funcionou certinho, depois de duas semanas, ele apresentava um ruído no canal direito, muito forte, dai testei tudo, e percebi que qdo eu mexia no potenciômetro de volume, ele parava, qdo eu soltava o botão, ele voltava, testei o potenciômetro e ta certinho.......
Re: Antigo SONY hmk353bs By: vilmaregidiodeoliveira Date: 24 Março 2014, 19:32
Verifique a chave tape/record, a chave band! Isso mesmo, nos anos 80 e 90, trabalhei numa autorizada dessa marca. Desmontei muitas dessas chaves e recuperei as mesmas Elas geram barulhos e ruídos. Na placa de potência, tem 02 fusistores de39 ohms que quando alteram o som do canal correspondente baixa
Re: Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 25 Março 2014, 09:16
Valeu pela dica, eu dei um talento na chave já.... mas eu consegui achar o defeito..... eu nunca vi isso acontecer, na trilha do potenciômetro de volume, é um duplo, a trilha do canal direito, na base, estava trincada e não conseguia ver, pois o verniz da placa não deixava, só consegui ver, qdo esquentei a ilha da solda e tirei o verniz, tava trincada...... soldei, deixei ela certinha, acabou o problema.... o som ficou ótimo, e sem querer falar mal do aparelho, o som é ótimo, mas achei que o projeto é bem fraquinho....... mas tudo bem... valeu....
Re: Antigo SONY hmk353bs By: vilmaregidiodeoliveira Date: 25 Março 2014, 11:19
Bem, pra época esse popular era o máximo! Potência: 50 W RMS. Em termos de grana, não era tão popular, mas era completo: 3X1... Consertei muitos desses em garantia!
Re: Antigo SONY hmk353bs By: mdbaddini Date: 25 Março 2014, 11:44
O som dele é ótimo, coloquei umas caixas com uns falantes melhores e um tweeter mais forte, é muito boa a qualidade do som..... e as peças são fáceis de encontrar, menos o CI LA3122, apanhei pra achar.... e só achei o LA3115 (equivalente)...... e tem gente querendo mandar mais aparelhos iguais a esse pra eu arrumar.... bom, vamos lá..
Re:Som Sony HMK 353BS Canal direito By: mdbaddini Date: 30 Março 2014, 16:02
Já está tudo certo, como disse no novo tópico sobre este aparelho, havia uma trilha rompida, já esta soldada e o aparelho funcionando.
Re:Som Sony HMK 353BS Canal direito By: marcosbr Date: 30 Março 2014, 16:46
 Juntei.
Jamais abra dois tópicos para o mesmo aparelho!
Páginas: 1