Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 21 Out 2013, 14:32
Aparelho: Tv Led
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   40pfl5605d
Defeito:   Pfc Baixo.

Olá amigos. Boa Tarde.

Estou com outro pepino da Philips. Esse televisor possui as tensões de 3, 12 e 24volts, normais. Mais o Televisor não liga. AO examinar a fonte, notei que o PFC está com menos de 200, tanto em stand by quanto com a fonte armada fora da tv. O que já fiz: Trocado o NCP1608B, Raspadas TODAS as colas dos componentes do pfc, conferido todos os resistores smd do PFC, L800 normal, d806 e d805 normais, R634 OK, Q801 ok. Algum colega tem alguma dica desse PFC? Já tomei um baile dessa fonte anteriormente com problemas no secundário... essa outra está agora com o PFC me dando uma surra... Socorro...rs


Agradeço a quem puder ajudar.
André Azevedo

Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: antoniotecny@ Date: 21 Out 2013, 20:43
Andre v tá medindo o pfc com o terra vivo ?
Tem que medir direto no positivo e negativo do capacitor de filtro do pfc .
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 22 Out 2013, 10:45
Mais estou medindo assim, até pq é dessa forma que se mede o pfc..... Como falei, o mesmo não passa dos 200v. Na região do controle PFC..... já troquei as duas malhas completas de 2m e 1m que estavam um pouco alteradas. O CI já foi o terceiro que coloquei, somente para desencargo e não funcionou. Uma coisa que vi à olho nessa fone, até pq ninguém tem esquema dela, é que, o mesmo acoplador que vai ao setor inverter dos leds, é o mesmo que serve de referência ao PFC. Será possível que algum dano nos DDA002C e DDA003A (inverter PWM) pode ocasionar o não-acoplamento do PFC? Pq PC702 vai direto ao pino 17 do IC702 no secundário do inverter, e no primário, tem uma linha de referência ao pino 14 do IC601 e ao pino 8 do NCP1608B. É somente uma suposição, até pq, sem esquema, fica difícil. Font Delta é osso, desde videogames, pcs até TV, elas são muito chatas de lidar. Aguardo alguma dica dos colegas. Obrigado.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: antoniotecny@ Date: 22 Out 2013, 21:28
Andre, fiz a pergunta acima porque acho estranho gerar os 24 v com  o pfc tão baixo.
V ta colocando carga nos 24v com a fonte na bancada ?
Pode ser que ela arme e desarme rapidamente , e a voltagem que v ta lendo seja carga acumulada nos capacitores , se tiver lendo com um voltímetro digital.
A não ser que ela não use pfc , e sim um identificador de rede .
Pra gerar os 24 v o pfc tem que ta ativo ( oscilando ) .
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 29 Out 2013, 17:00
Então...

Ao colocar o televisor na tomada, a fonte mantém todas as tensões... só que, não sobe o pfc, fica abaixo de 200v, e o led frontal pisca duas vezes, que é um erro na Power Unit segundo manual de serviço. (Ou seja, fonte msm.)

Já testei com uma fonte que possuo igual, e a TV ligou.

Uma vez, arrumei uma dessa com o mesmo problema. Ela, acionada fora do televisor, gerava as tensões com o PFC baixo mesmo, porém não partia na TV, por que logo protegia. Era problema na malha que compõe r825, r822 e r821. Uma outra troquei C803 e resolveu. Só que nessa já fiz a troca, não foi nem limpeza, desses componentes e não partiu. A alimentação ao NCP está normal e na tolerância conforme o Datasheet do CI. Sinceramente.... não sei mais o que pode ser. Essa tá difícil. To nos testes aqui.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 22 Novembro 2013, 23:57
Foi resolvido, e por incrível que pareça, era a placa de sinal. O BGA central estava com solda fria. Executei reballing do mesmo e funfou. Abraços.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: Eletron Color Date: 23 Novembro 2013, 09:24
André por favor explique melhor pra nós essa situação.
Logo acima você disse:

"Já testei com uma fonte que possuo igual, e a TV ligou."

E na sequencia diz que resolveu fazendo reballing na SSB..., ficou estranho!!
Aguardo.


Maick da eletrônica.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 23 Novembro 2013, 14:03
Sim. Funcionou mais logo parou em seguida e apresentou novamente o sintoma. Suspeitei da placa de sinal pois quando voltou o sintoma com a fonte nova, o pfc nao subiu. Nao sabia que essa tv dependia de sinal da mainboard para subir o PFC, pois era o pulso que ficava ausente com caloria, ou com uma leve torção na main. Nao tive duvida e ja fiz logo reballing nas rams e no scaller. Lembra que falei que ao jumpear ps_on na fonte, subia as tensões e nao o PFC? Então. .. nao tinha o pulso power _ok e com ele, o PFC sobe.  Fica a dica para quem pegar essa tv assim. Abraço.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Novembro 2013, 09:14
engano seu amigão...ao acionar power-on o pfc tem que se apresentar junto as demais tençoes de 12,24 etc....pois o pfc´esta ai pra isso.. ...no que adianta as demais tençoes atuando nesta linha das demais tençoes se o pfc esta baixo????...devido a isso que o mesmo pfc tem que se apresentar corretamente antes das demais ok...se over erro nas tençoes de 12,24 etc..o pfc entra em ação..esta é a sua função ok...

com certeza não precisa da main-unit pra esta fonte atuar ok...o amigo atuou com boa intenção..mas ainda a erro ai.......

refaça todo o caminho que vc percorreu que resolvera o problema..algo ficou para traz ai rsrsrsrs


Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 25 Novembro 2013, 09:54
Beleza max, Mais não tem que fazer mais nada, se vc prestou atenção DESDE O INICIO DO POST, Disse que há sim as tensões, só que o PFC não sobe sem a main unit! Será possível que a TV boa que tenho aqui, a fonte NOVA que comprei e a fonte do próprio televisor estão com o mesmo problema? Acho difícil não é não. Fiz o mesmo teste, com as três fontes. Se eu desligo o pino P_OK da fonte, O PFC NÃO SOBE NEM COM REZA! O teu amigo aqui max, amigo meu também, o Dito, por experiência, me falou o mesmo que estou dizendo aqui, que já apanhou com o mesmo problema em uma tv na oficina dele, e era também a placa de sinal. As tensões aparecem mais se eu ligar na placa de sinal, a tensão aparece e cai (acredito eu, por estar sem a dobra do PFC). E quando testei com outra fonte essa tv, ela ligou, e eu achei ser mesmo o PFC. Até postei aqui. Só que, depois de meia hora, voltou o problema, daí desliguei a tv. Ao esfriar o Scaller, ela ligava norma. Daí já matei a xarada do BGA com solda fria. Fiz reballing dele, e a tv está até agora em teste. Liguei hj de novo, e está normal. Nas demais fonte que conserto, logicamente sei queas tensões somente sobem com o PFC. Só que nunca fui fã dessas DPS 206, são chatas demais de arrumar e tem o funcionamento bem estranho mesmo. Não estou questionando o conhecimento e as dicas de ninguém. Só que, assim foi que apresentou sintoma e foi solucionado aqui. Essa fonte é semelhanta à fonte do PS3 EADP 300AB, que não dá para ligar fora do game, também tem a porta P_OK que recebe um pulso do mecha para acionar o PFC (somente exemplificando). Abraços.
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Novembro 2013, 10:19
entendo seu raciocino amigão..porem é ai que esta o erro ok...muitos confundem o acionamento do pfc com a correção que o pfc esta fazendo ao ficar com a linha baixa.......
note que esta linha POK no conector da fonte vai para uma linha de saturação e correção de dimer error do inversor...sendo monitorado pelo ic702 e corrigido pela linha OV1........ou seja....este nivel auto ou baixo surte da principal...alterando este nível  o OV1  e IC702 passa a atuar normalmente porem com deficiência nos levando a crer que esta tudo em ordem com a fonte ou principal, sendo necessários tambem simulação no mesmo POK apenas para se certificar que o pfc suba e atue........ja vi vários caso como este....mas  não precisa da main unit para tal ok....de certa forma  teu raciocínio esta correto ,faltando apenas simular a fonte com duas formas ok...

quanto a seu problema que pelo visto esta resolvido...bastaria tambem uma outra alternativa de acionar na main-unit o modo SDM que te indicaria os buffers de erro te levando a um diagnostico mais preciso e rapido ok....abraços
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 25 Novembro 2013, 10:28
Sem crise!  ;) Deixa eu te falar, já que essa é uma grande dúvida minha.... Como habilito o SDM nas tvs Philips? Em especial nesse modelo?
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: antesateletronica@terra.c Date: 25 Novembro 2013, 10:34
na main-unit entre o bga e o capacitor 2140 ...esta no layout da fonolite escrito SDM OK...bastando apenas unir os dois pontos para que a mesma entre em modo de teste e indicador de erros ok
Re: Tv Led Philips 40pfl5605d Pfc Baixo. By: AndreTec Eletrônica Date: 25 Novembro 2013, 11:54
Legal Max. Vou executar esse teste e verificar se apresenta algum bufer de erro. Obrigado.
Páginas: 1