Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TVC Philips 32PW6542/78 NÃO LIGA By: scort4 Date: 05 Out 2013, 17:34
Aparelho: TVC
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   32PW6542/78
Defeito:   NÃO LIGA

Ao ligar dava 11 piscadas no led. Troquei ci-TEA1620 aí pararam as piscadas do led, porem continua sem liga (Nem o led) Tenho 237 homs no diodo BAT54COL (Posição 6512), tenho que substitui-lo. Em um tópico do fórum informam em uma situação semelhante (TVC 29PW) que pode ser utilizado o 1N4148 como substituto, gostaria que me confirmassem essa possibilidade, pois o BAT54 é mostrado como zener. -Obrigado.

Agradeço a quem puder ajudar.
Alcir Scortegagna

Re: TVC Philips 32PW6542/78 NÃO LIGA By: Almeidaf Date: 05 Out 2013, 17:57
voce esta completamente fora do contesto desse sintoma... mecheu no lugar errado e agora a tv não funciona mais.
esse diodo , não é zener e sim um schottky barrier. nada a ver com 1n4148. como tambem ele nada tem a ver com o sintoma agora em cogitação.
depois que trocastes esse ic que a coisa morreu.
agora é sair medindo tudo inclusive, voltando o ic original, que ele não tinha nada.
se essa fonte não funcionar a segunda muito menos.
..........
tudo a ver com a sua assinatura:
as coisas simples as vezes complicam mais que as complexas!






Re: TVC Philips 32PW6542/78 NÃO LIGA By: scort4 Date: 05 Out 2013, 18:39
Minha estranheza foi exatamente essa, como podem dar uma informação conforme relatada acima em referencia ao diodo, sei que é schottky (Verifiquei em Datasheet) por isso solicitei a informação. De toda forma vou proceder conforme me indicaste e procurar esse diodo no mercado para substitui-lo pois com a "resistencia" de 237oh (Via teste de diodos) esta com problema. (O simples e o complexo andam junto) Havendo mais dicas fico agradecido. -Valeu!
Re: TVC Philips 32PW6542/78 NÃO LIGA By: scort4 Date: 08 Out 2013, 09:57
Bom dia a todos. como minha necessidade no momento anterior era um esclarecimento referente ao diodo BAT54col, não entrei em detalhes sobre o defeito do aparelho o que vou fazer agora para que não hajam confusões:
Conectado a rede 220v, ao acionar a chave L/D no painel frontal, o Led liga, ficando em espera. Ao ligar pelo controle o led apaga, indicando que iniciou o processo, mas o aparelho não chega a ligar e inicia o codigo de erros pelo piscar do led. 1 longo +5 +11 e reinicia o codigo 1=inicio +5=proteção de +5volts +11=Proteção por instabilidades de "Black Current" (Segundo manual do aparelho) -Como a fonte que gera as baixas voltagens (Secundário do trafo 5531) não apresentavam tensões corretas, verifiquei o circuito da fonte, no setor do primário deste trafo, vindo a suspeitar do CI-7531 (TEA-1620) e procedi sua substituição. Pois bem, após esta troca o aparelho nem mesmo dava sinais pelo led, "morreu" -Tá bem: verificando um pouco mais a fonte encontrei o diodo BAT54 COIL com uma resistência suspeita, apenas 237(ohm) em escala de teste de diodos com multimetro digital. Pesquisando aqui no forum, um colega afirma ser possível substituir pelo 1N4148, achei isso estranho e pedi por esta informação, quando o colega (Almeidaf) acima me confirmou que um não tem nada a ver com o outro, o que eu suspeitava. Seguindo os conselhos do mesmo colega, procedi o retorno do CI TEA1620 original, aí então o aparelho retornou a situação anterior (Codigos de erro 5+11 - Obrigado colega) o CI que coloquei provavelmente seja daqueles que muita dor de cabeça dão na gente -Xing Ling- Como a indicação de +5 em proteção verifiquei todo o circuito no segundário do trafo onde encontrei as tenções assim:+3v = 3,92v  --  +6va = 7,65 -- +6v =7,5 -- Chegando no Power Down onde deveria ter 3,3v (Coletor do PDTC143ZT) encontrei apenas 2,9v o que poderia ser um erro do próprio multiteste, mas como nas medidas anteriores as tensões sempre se apresentaram um pouco acima do indicado e neste ponto abaixo, descartei erro do multiteste e segui medindo no circuito deste transistor encontrando 0v na base, onde deveria se chegar a -17,7v busquei tensão entre os diodos 6565 e 6566 encontrando -14v e antes do diodo 6565 entre o 6564 -22v -Resolvi testar o transistor (Que é digital)  encontrei R infinita entre Base/Emissor, Base/Coletor nos dois sentidos. enquanto que de Emissor(N)/Coletor(P) encontrei 1.974ohms e Emissor(P)/Coletor(N) deu 699ohms, vou continuar verificando mais algumas coisas por alí e depois verificar a linha do Black Current, sendo que até aqui as suspeitas do codigo 5 está recaindo sobre o transistor PDTC54 (Só suspeita)e seu circuito (Diodods etc...), Lembrando que tembem testei o trans. na escala de 200k  (Mult. Digital) tendo dado medidas suspeitas e devido aos resistore internos fica dificil saber se a emissão entre Base e Emissor está correta -Vou rever tudo amanhã e quando eu tiver algo mais consistente, retorno ao post. Aceito dicas.
Re: TVC Philips 32PW6542/78 NÃO LIGA By: scort4 Date: 10 Out 2013, 08:28
Bom dia colegas. Nas minhas revisões neste aparelho, após algumas desconfianças e testes, resolvi retirar e repor o trafo pequeno da fonte e para minha surpresa (Nem tanto) o aparelho voltou a funcionar corretamente. Agora veja que o aparelho me mostrava erros (Pelo led) que dificilmente iria nos levar a uma resoldagem neste trafo, pois indicam (Nos dois casos) algum curto ou fuga, ou seja, 5 piscadas=Proteção p/ +5v, +11 piscadas=proteção. O que é proteção senão a indicação de curto ou fuga? Pois é, e ainda tem o caso da produção de componentes falsificados pra nos ajudar. Agora é deixar aparelho em teste por alguns dias, ligar, desligar, deixar funfando o dia todo, desligar, ligar, etc, etc.... Espero que este tópico venha a ajudar alguém. -Um abraço aos colegas e sucesso aí.
Páginas: 1