Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: Mau-contato Date: 03 Out 2013, 22:17
Aparelho: Tv/Monitor
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   2033M
Defeito:   Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema.

Liga, fica com imagem perfeita por uns 10 minutos depois apaga o backlight. Se por em Stand-by e re-ligar faz a mesma coisa. Já troquei todo (eu disse TODOS) os capacitores da fonte.
Já procurei por fugas de alta-tensão e nada.
Notei que tem um circuito que monitora as lâmpadas. Quero fazer testes neste circuito desligando e simulando o monitoramento das lâmpadas para ver como o oscilador e as lâmpadas se comportam.


Agradeço a quem puder ajudar.
Maurício

Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: Eletron Color Date: 04 Out 2013, 09:13
Sintoma típico de falhas no back light, seja nas lâmpadas com defeito ou oxidação do terminal que é bem mais comum!!
O grande problema é que se for aquele painel que usa duas lâmpadas juntas em cima e duas em baixo e bem complicado de reparar devido ao isolante de borracha que vai nos terminais, pois para verificar os terminais temos que cortar essa borracha e montar sem dar fuga na carcaça é bem chatinho, lembrando também que essas lâmpadas são mais fininhas ainda e qualquer vacilo já eram!!!
Lembrando que é preciso prática para não danificar o LCD e se meter em apuros com o cliente.
O ideal seria testar com lâmpadas externas antes de desmontar o painel.


Maick da eletrônica.
Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: Almeidaf Date: 05 Out 2013, 09:18
  antes, reveja  o impresso que vai do trafo as lampadas, trinca. .. "conclusão" ou seja é uma béla B....... ! mais para se ferrar do que consertar.
Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: William_R Date: 05 Out 2013, 14:22
Se TODAS as lampadas foram verificadas, testadas e substituidas externamente por outras e não resta NENHUMA duvida que não seja uma das lampadas com problema, o proximo passo é testar os enrolamentos secundarios do trafo que alimentam as lampadas.

Check com o ohmimetro se a resistencia de ambos enrolamentos estão proximo de 800 ~ 1.000 ohms.

Creio que essa fonte (IP-BOARD) seja a BN44-00177D PWI2204ST(A), mas esquema dela ainda não encontrei e nem do aparelho 2033M.  Os aparelhos que usam essa fonte é o 933HD e os T200M e o T220M que também não aparecem os esquemas para a fonte.
Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: William_R Date: 05 Out 2013, 14:34
O 933SN e parecido, veja a seguinte mensagem:

http://www.tectonny.com.br/forum/index.php?topic=33531

Outra coisa, esse aparelho usa o Firmware da Serie SA.  Faça atualização dele seguindo todas as recomendações da Samsung em Notícias & Alertas:

http://www.samsung.com/br/support/model/LS20CFSKFMZD

http://www.samsung.com/br/support/newsalert/view?spp_news_seq=35008

Firmware

Boa sorte ;)

Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: Almeidaf Date: 05 Out 2013, 16:44
willian, estamos nos antecipando demais, na ânsia de ajudar , ficando dando volta em ipotse. acho melhor o colega se manifestar e dar o numeral dessa fonte. ai nos nos pronunciamos , com mais convicção ! ok.
Re: Tv/Monitor Samsung 2033M Após uns minutos apaga backlight, preciso esquema. By: Mau-contato Date: 07 Out 2013, 14:20
Olá, colegas. Desculpa a demora em voltar ao tópico.
Meu backlight é bem o que o Maick citou, o de dois pares de lâmpadas fininhas paralelas. Eu já cheguei  nos contatos cortando a borrachinha que os isola, não achei nenhum sinal de centelhamento ou mau-contato daí isolei tudo com silicone e montei de novo. O sintoma permanece.
O impresso do trafo até as lâmpadas está intacto.
Na verdade estou com 3 desses aqui (dois de cliente e um sucata com listras na tela). Todos com o mesmo sintoma, apaga sozinho após um tempo. Fiz testes trocando os pares das lâmpadas de um pelo outro e MESMA COISA, cheguei a conclusão que uma das três placas fonte/inverter desliga o backlight em 5 segundos, as outras duas placas em cerca de 15 minutos ligado. A idéia de a fonte estar variando é boa. Vou trabalhar nisso.
Minha fonte é a  BN94-03160G.
Ela possue os seguintes C.I.s no inverter:
U201=SE2005 e U202=4506GE

Páginas: 1