Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. "Resolvido". By: Ricardo F. F. Date: 19 Set 2013, 15:59
Aparelho: TV
Marca:    Sharp
Fabricante:   
Modelo:   C-2877B
Defeito:   totalmente inoperante.

Essa TV apenas fez um "puff" e não ligou mais.
Logo de cara, percebi os componentes Ic701, ZD711, Q702 e Q701, em curto. (Estão circulados em vermelho no esquema em anexo). http://imageshack.us/photo/my-images/824/ttjz.png/
Comprei então todos esses componentes e os troquei, juntamente com os seguintes capacitores eletrolíticos, circulados em amarelo no desenho.
Além disso, testei a frio todos os componentes do primário, todos os resistores e diodos. Nada foi encontrado de errado.
Ao ligar a TV, nada aconteceu! Continuou morta.
Não havia tensões no secundário. E no primário, as tensões não batiam com o esquema.
Decidi desligar o jumper FB704, (em azul no desenho). Nesse momento, ao ligar a TV, apareceu nesse jumper 123V. E a linha do pino 11 do trafo, continha os 15V, como no esquema.
Aparentemente, o defeito está nessa linha do pino 7 do trafo.
Mas medindo com o multiteste em X1, ela dá infinito para terra, ou seja, não há curto algum nela, que possa estar matando a tensão.
Então, religuei o jumper FB704 e desliguei outro, que não consta no esquema, mas está situado exatamente no X em verde no esquema. Nesse momento, já não havia tensão no FB704.
Com isso, o problema está entre esses dois jumpers. Mas exatamente entre o ponto em azul e verde no desenho do esquema.
Mas, para minha surpresa, mesmo retirando o diodo zener ZD711, a tensão não aparece. E nesse ponto deveria ter os 125V.
Não estou entendendo mais nada. Estou perdido!
Medi esses dois capacitores eletrolíticos de 160V fora da placa e não estão com fuga nem tão pouco baixa capacitância.
Até a bobina L702 de 47uH, eu troquei e nada.
Só aparece tensão no secundário, se desligar o FB704. Com ele no lugar, mata tudo. Fica com aprox. 2V a 3V.
Por último, resolvi desligar o jumper FB704, e liguei uma lâmpada de 60W / 127V, como carga, ligada direto no catodo do diodo D710. Só que primeiro liguei a TV sem conectar a lâmpada, e apareceu os 123V. Nesse momento, encostei o fio da lâmpada, e a tensão caiu a 0V. Ao desligar a lâmpada, voltou aparecer os 123V.
Aí, peguei um resistor de fio de 1K / 5W, e coloquei em série com a lâmpada de carga. E nesse instante, a tensão ficou em 54V, no catodo do D710.
Percebi que a fonte está gerando alguma potência, pois ficou ligada apenas 3 segundos, e o resistor ficou pelando.
Sei que o problema está na fonte, mas não sei mais o que poderia ser.
Alguém já pegou algo parecido?
Agradeço qualquer ajuda.


Agradeço a quem puder ajudar.
Ricardo

Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: naldoZ Date: 19 Set 2013, 22:29
Abrindo o +B no fly como fica ??  nesta linha do FB704 é para estar o problema ( meça este ponto para o terra e poste o resultado X1)!!
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 20 Set 2013, 09:18
Olá NaldoZ.
Abrindo esse ponto do +B, continua matando a tensão.
Até porque, se observar no desenho que fiz, eu abri bem antes do pino do fly, e mesmo assim não tem tensão.
É como se a fonte estivesse fraca, não conseguindo se manter ao ligar a carga do circuito.
Abraço.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Almeidaf Date: 20 Set 2013, 13:35
teste esse fly. testador ! pois atraves dele tem o retorno de exitação de +b.
qualquer coisa estou na praça.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 20 Set 2013, 14:13
Olá Almeidaf.
Mesmo com os pinos de +B e o de retorno, continua sem essa tensão.
Perceba no desenho que fiz, que só aparece tensão caso abra o diodo junto ao chopper. Mas se colocar qualquer carga nessa linha, a tensão cai.
E nessa linha não há curto algum.
Abraço.

Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Almeidaf Date: 20 Set 2013, 20:27
coloque em 110 e veja o que acontece.  depois  jampei coletor e emissor Q702 e ligue.
ja pequei com esse mesmo sintoma o fly  - IC - -R715 -L701 com defeito.

.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: paulo52 Date: 20 Set 2013, 20:45
Sem  contar  que  qualquer  curto  no  secundario  mata  a  fonte  nestas  sharp.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 23 Set 2013, 16:10
Olá Almeida e Paulo.
Primeiramente respondo ao Almeida: Em 110V, nada se altera. Jampear o Q702, não deu tempo, pois o mesmo já entrou em curto devido a ter testado um outro regulador, como descrevo mais abaixo. E por fim, verifiquei os componentes sujeridos, mas tudo ok.
Agora quanto a curto no secundário, Paulo, não tem curto não. Coloquei o regulador original da TV e liguei um transistor de potência externo ligando nos pinos 12, 13 e 15 do regulador IC701. No instante que liguei a TV, a lâmapda série começou a piscar junto com o taber do relé. E nessa linha de 125V do secundário surgiu um pico de 160V nos C729 e C728. Desliguei tudo e deixei assim. No dia seguinte, ainda tinha 97V nesses capacitores citados. Com isso, se houvesse algum curto nessa linha, a tensão dos capacitores descarregariam-se rapidamente.
Só que voltou a queimar o Q701 e Q702.
O problema está na fonte primária mesmo.
Mas, por último teste, vou tentar fazer uma fonte de 125V para aplicar direto no D710, e com isso, já poderei perceber se aparecerá alta tensão.
O que estou em dúvida com esse procedimento, é se devo ligar a fonte externa apenas, ou posso ligar a TV normalmente e aplicar a fonte externa.
Sei que deverei retirar o jumper FB705. Mas será que dá para substituir a parte da fonte de 125V por essa outra fonte externa, feita com um trafo simples, e com isso irá funcionar normalmente, com imagem e tudo mais?
Ou isso é impossível, pois faltará sincronismo, ou algo assim!
Pois se funcionar, tem espaço suficiente dentro d aTV para alogar um tranformador de uns 300W.
Agradeço a todos vocês pela atenção.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Almeidaf Date: 23 Set 2013, 21:00

Ja testou  esse fly? não é trocar e sim testar ! não é curto de +B e sim espiras em curto. Quanto essa ligação, para" teste", cuidado ao fazer isso,poderá haver inversão de fase e dar maior estouro,(só se tiver um trafo isolado o primario do secundário) não  é um alto transformador comum (simples) ....  como ja chegastes a conclusão que é no primario é por ai mesmo .não é normal esses dois trs entrarem em curto.... nunca troquei eles.  É meia enrolada e tambem o local que esta esse regulador é ruim. Tambem esses reguladores são na maioria carimbados entra em curto o tr de potencia interno.  tua duvida!, tem que soltar o FB705(125V) tambem o Fb707 15V. ou seja tem que ter as duas voltagens.(duas fontes separadas)( ..negativo de sincronismo, mais variações modulações de filtragem na imagem como tambem falta de largura.

Esse aparelho não é dificil de consertar o maior problema é onde esta esse regulador , imprensado!



Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 24 Set 2013, 09:06
Olá AlmeidaF.
O fly deixei um pouco de lado, pois como desliguei os pinos de +B dele e não adiantou nada, não fiz teste de espirar, mas farei o teste com o aparelho.
Vou verificar os trafos que tenho mais acho que não são isoladores, pois tenho os usados em estabilizadores e reguladores de tensão manual via chave.
Vou acabar fazendo uma lista com todos os diodos e capacitores, para comprar tudo novo e trocar, sem medir.
Abraço.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 01 Out 2013, 11:55
Venho fazer o fechamento desse tópico.
Pois o valor está ficando muito alto e o cliente não quer mais a TV.
Só uma informação a mais, é que consegui fazer ela ligar, fazendo o seguinte: com o FB704 desligado, a fonte arma e tem a tensão, como descrito anteriormente, nesse momento, encosto o FB704, e a fonte continhua funcionando, só que com apenas 84V, onde deveria ter os 125V. Com isso não tem imagem nem som, mas já dá para perceber que gera um pouquinho de alta tensão e o filamento do tudo acende bem fraco. Com isso, o defeito deve ser o regulador mesmo, que está sem força para manter a fonte sob carga.
Como vou ficar com ela, deixarei aqui de lado, para ver se consigo um outro regulador, pois é quase certo de ser ele mesmo.
Caso, eu consiga faze-la funcionar, volto e posto como resolvido, e dou a solução do problema.
Mas, no momento, deixo como encerrado sem conserto.
Obrigado pela ajuda.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: marcosbr Date: 01 Out 2013, 12:18
 Ja que ganhou o aparelho. Faça isto mais tarde!
Sinceramente... Difícil eu pegar este tipo de aparelho. (muito usado)
Mas quando pego... Nem perco meu tempo em testar capacitores na fonte. Troco todos eles! (até mesmo pela garantia)
90% dos defeitos destes aparelhos antigos. (Sharp em geral)
São eletrolíticos secos!
Um abraço.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 02 Out 2013, 08:28
Olá marcosbr.
Realmente os capacitores dão muitos defeitos mesmo, mas nesse caso, já troquei todos eles. Mas vou continuar, quando ter um tempo, a verificar essa fonte.
Agradeço pela atenção.
Abraço.

Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. By: Ricardo F. F. Date: 07 Out 2013, 11:08
Solucionado!
Venho terminar esse tópico com a solução do defeito.
O R711, estava alterado. Na placa não percebi, mas desconfiei e retirei-o. Na medição, ao invez de 1 ohm estava com quase 5 ohms.
Feita a troca por outro, a TV funcionou.
Abraço.
Re: TV Sharp C-2877B totalmente inoperante. "Resolvido". By: Almeidaf Date: 10 Out 2013, 07:38
se foi isso , voce estava patinando em cima do  estágio, muitas vezes um resistor de baixo valor da uns bodes meio estranhos. onde se apavora e meche em outros setores e ai a coisa descamba para o pior. Mais esse aparelho da pouco retorno.
Páginas: 1