Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
TVC 20" Panasonic TC-20A8 Forte ruido de fundo, com áudio bem baixo. By: matrix57 Date: 18 Set 2013, 08:55
Aparelho: TVC 20"
Marca:    Panasonic
Fabricante:    
Modelo:   TC-20A8
Defeito:   Forte ruido de fundo, com áudio bem baixo.

Ola, bom dia a todos!
Esta TVC Panasonic tem video normal, mas o áudio bem baixo, vol +/ Vol. - OK, com forte ruido de fundo.
Testei no setor de amplificador, R201, R202, C202, R203, C2302, R2301 e C2301, todos ok.
As tensões no amplificador também Ok.
No estagio do TURNER - TNR1, medi os seguintes valores: AGC = 6,70V; SCL = 4,19V; SDA = 3,90V; BM = 8,57V; BPL = 4,9V; BTL = 12,55V; tem algumas tensões no TNR1 que não conferem com o que o esquema informa, talvez isso possa ser o prolema, a TV esta sintonizada em canal aberto, penso ser o turner ou algum filtro. Se alguém já deparou com este defeito e puder informar as possveis causas, desde já agradeço.´
Saudações, matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC 20\ By: naldoZ Date: 18 Set 2013, 20:26
Troque o tuner por 1 da sucata p/ver o resultado ou use 1 pesquisador de sinal!!
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 19 Set 2013, 11:25
Ola, bom dia Naldo!
Chequei todas as tensões da fonte primária e secundária, tudo fechando, ok.
Passei para função Video, o áudio esta limpo e claro, isto me faz acreditar ser realmente o Turner/Varicap, já consultei a loja, não tem então vou ver se encontro um em sucata, retorno mais tarde, grato pelo apoio.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: antoniotecny@ Date: 19 Set 2013, 21:11

Seletor de canais - Ou varicap, tem o aspecto de uma caixinha blindada. Recebe o sinal das emissoras na antena, seleciona um canal e transforma em sinais de freqüência intermediária (FI) de cerca de 44 MHz. Na realidade do seletor saem três sinais de FI: vídeo (45,75 MHz), cor (42,17 MHz) e som (41,25 MHz);
1° FI - Amplifica o sinal do seletor para o filtro SAW;
SAW - É um filtro de 5 terminais, podendo ser redondo metálico ou retangular de epóxi. Deixa passar os sinais de FI e bloqueia as interferências vindas do seletor;
FI - Esta etapa está no faz tudo e amplifica os sinais de FI do seletor;
Detetor de vídeo - Recebe o sinal de FI e extrai dele: o sinal de luminância (Y) entre 0 e cerca de 2 ou 3 MHz, sinal de croma de 3,58 MHz e o novo sinal de som de 4,5 MHz. Lembrando que luminância (Y) é o nome dado ao sinal correspondente à imagem em preto e branco, ao brilho e ao contraste da mesma.
Trap e filtro de som - São normalmente dois filtros de cerâmica para separar o som do resto do sinal. O trap de som é um filtro cerâmico ligado em paralelo com uma bobina. Fica no caminho do vídeo para aterrar o sinal de som, evitando que este vá para o tubo e interfira na imagem. O filtro de som é um filtro cerâmico sem bobina na entrada do circuito de som. Separa o sinal de 4,5 MHz para os circuitos de som do TV;
Amigo , se a imagem ta normal em canais capturado pelo tune não acredito que ele seja o seu defeito.
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 20 Set 2013, 08:56
Ola, bom dia Antonio!
Sempre é bom revisar, já testei o estagio de trap e filtro de áudio, este circuito esta configurado pelo Q410, X140 e X243, este transistor esta polarizado corretamente, então se não for o Turner, posso talvez ter alguma coisa indo para o processador de vídeo e áudio, estou apenas tentando definir com exatidão onde esta o defeito, então trocando o Varicap vou ter certeza que nesta não ha nada de errado ou sim.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: antoniotecny@ Date: 20 Set 2013, 20:09
Matrix , como eu sei que você e um camarada que gosta de desafio faça isso p retirar sua duvida.
Com um tv ao lado em perfeito estado , isole somente a saída de fi do tune, e improvise um cabo conectando ao outro tv com defeito com o tune retirado dela, no mesmo local da fi do tune do tv com defeito.
Ligue os dois tv , v vai ver a sitônia do tv que esta em bom estado no tv que esta com defeito.
Se o defeito persisti não é tune ,     se sumi é tune .
fiz muito isso quando na época avia dificuldade de tune.
Obs mais sempre avia distorção na imagem tambem , pos na fi ta tudo junto , som , cor , Y , sincronismo bust , apagamento , e etc.


Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 25 Set 2013, 09:40
Ola bom dia a todos!


Prezado Antonio, em certos casos procuramos chifre em cabeça de cavalo, a falta áudio com forte ruido de fundo éra apenas "MEMORIA" troquei ela e  após refazer a sintonia automática o áudio voltou ao normal. mas surgiu outra problema, ela sintoniza um canal e com vídeo um pouco deformado e após 4 a 6 segundos sai de sintonia, acredito que vou precisar do manual de serviço com informações de reprogramação, talvez, ou será que tenho um defeito no IC-1101 (MN1871681TDL), qual o significado das ultimas letras? Aguardo opiniões e sugestões,
suadações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: antoniotecny@ Date: 25 Set 2013, 19:58
Marix , regrave a memoria . Procure os dados pelo modelo nesse link abaixo.
http://datoseeprom.blogspot.com.br/search/label/PANASONIC
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 26 Set 2013, 12:39
Ola Antonio!
Quais os procedimentos? Não tenho gravador de memoria.
Pedi informação sobre o significado das "letras finais) , sufixo do CI-1101 (MN1871681TDL )   Vc saberia informar?
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: antoniotecny@ Date: 26 Set 2013, 19:50
Amigo matrix , Pesquise nesse link que postei , nele tem como montar um gravador de memoria muito fácil , e também o programa pony que v deve instalar no seu pc para poder ler e gravar dados nas memoria .
Quanto as ultimas letras do micro , diz respeito a versão do micro , Um micro de versão antiga Não pode substituir um de versão recente .
Para saber a versão pesquise data chat deles .
Re: TVC 20\ By: marcosbr Date: 26 Set 2013, 20:25
 Bem provável que ainda tenha o mesmo defeito. Pode ter trocado o sintoma, com a memória nova e sintonia!
Pelo relato é tipico defeito de seletronic ou AFT.
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 26 Set 2013, 20:40
Ola caríssimo Marcosbr!
Por isso dou sempre muito valor a mais de uma opinião, é que nem "diagnóstico médico"  duas consultas podem trazer opiniões diferentes e conduzir a conclusões diferentes e também  ao final  podem salvar o paciente, rssssss. Acho que na minha opinião devo trocar primeiro o IC-1101 (Multi Color System), quais suas opiniões, más preciso saber qual sufixo é compatível com o TDL,  tenho no mercado TE, TFK e TLK.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: anselmoeletronica Date: 27 Set 2013, 08:13
Colega.coloque a memória antiga deixe o varicap antigo e troque os capacitores de áudio. esse defeito geralmente é causado pelo capacitor eletrolítico de 470u ou 220u/25v. Coloque novo.
Sucesso.
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 27 Set 2013, 11:25
Ola bom dia caro Anselmo!
Se vc esta se referindo aos eletrolas da saída de áudio (470/220uf/25V), devo discordar, pois como citei, apos a troca da memória por outra nova o áudio normalizou, o som agora esta normal, tenho agora problemas de video, ou tenho algo ainda no varicap ou IC-1101.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20 By: anselmoeletronica Date: 27 Set 2013, 20:35
Colega Matrix 57, o defeito inicial que você colocou foi áudio baixo e forte ruído de fundo isto foi o que entendi. Depois você trocou a memória o áudio voltou,mas surgiu outro defeito sintonia,deformação no vídeo. Matrix você tem que resolver o primeiro defeito que é o de áudio. coloque a memória antiga, verifique as entrada e saída de áudio nos CIs, verifique os auto-falantes.
Sucesso.
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 27 Set 2013, 21:56
Ola, caro Anselmo.
Ok.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC 20\ By: matrix57 Date: 10 Out 2013, 15:17
Ola, boa tarde!
Retomando o assunto, deixei ela parada por um semana, pois entrou outros assuntos mais urgentes.
Como citei, após alguma ações como troca do X243, troca de memória IC1102, troca de X101, o áudio esta normal, porém ao fazer a sintonia automática dos canais, ela faz a busca, sintoniza os canais, mas fora de sincronismo e não entram as cores corretamente, faço a seleção do padrão de côr para AUTO, mas não resolva nada. Não consigo encontrar um varicap para este modelo.
Então testando a entrada A/V, Áudio normal. vídeo estável e sincronizado sem deformações, só não entra o padrão de cor, puxando para o Azul ou lilas. Acho que talvez eu tenho problemas no IC601, processador de vídeo. Medi sinal nos pinos 9 e 10, respectivamente VIF-IN1 e VIF-IN2, ambos com 1,47V e pino 45 TV-IN, com 1,8 V, o que deve esta correto., com isso também acredito que não seja o Varicap a causa do problema. Aguardo por opiniões e sugestões.
Saudações,
matrix57.
Páginas: 1