Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: Nilton César Date: 03 Set 2013, 15:46
Aparelho: Módulo
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    Stetsom
Modelo:   2K5 E
Defeito:   fonte torrada

os IRF 1404 da fonte derreteu, o IR 4427, e o pic também derreteu, tenho todos os componentes aqui, mas esse PIC não encontro em lugar nenhum, alguém sabe onde posso encontrar o PIC16F630 para o STETSOM 2K5 E 2 ohms, para mim poder dar continuidade no reparo.

Já procurei em algumas autorizadas aqui no ES, mas eles dizem que não tem, ou não querem fornecer.


Agradeço a quem puder ajudar.
Nilton César

Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 03 Set 2013, 18:25
Não sei como é a politica da stetsom na venda de componentes,mais talvez consiga direto com o fabricante ,pelo menos a Taramps eu faço assim,compro diretamente deles.


Agora você pode tentar aqui  [size=78%]http://paineertec.com.br/[/size] eu compro pic diretamente com eles.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: Sergio Freitas Date: 04 Set 2013, 07:07
Nilton

Complete seu perfil adicionando Cidade e Estado. Pagina inicial

Sergio
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 19 Set 2013, 08:35
Consegui o pic 16F630 com outra oficina que condenou um modulo desses, coloquei tudo no lugar, os irf 1404, o ir 4427 troquei todos os resistores de 3,9 ohms, e a fonte funcionou perfeitamente, eu tinha retirado os irfp90n20d por precaução caso aconteça algum erro depois da fonte funcionando, mas estava tudo normal, e quando eu coloquei eles de volta o led clip ficou aceso direto e os fet's da fonte começaram a esquentar, e esta saindo AC onde conectas os falantes, verifiquei os ir 2010 e o 4011, tudo ok, mas se retira-los o led clip apaga, é como se estivesse entrando um sinal nos RCA's e verifiquei os C.i's perto dos potenciômetros, tudo ok, e quando eu retirei o U2 o led clip apagou, mas o C.i ta raspado, não sei se é ele, mas alguém sabe que C.i é esse pra mim tirar minha duvida
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 19 Set 2013, 10:28
Nilton, eu encontrei a referencia da 3k5,não tenho certeza de são iguais ai a sua,mais você pode conferir os pinos da alimentação de acordo com o data.

U2-LM393    U3-OP275   U5-TL072
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 19 Set 2013, 10:34
ok, vou verificar aqui, o U5 é o TL 072, pois na sucata que eu tirei o pic o U5 é o TL 072, pois na tava raspado, mas vou verificar e retorno.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 19 Set 2013, 11:53
verifiquei o LM 393, está ok, levantei alguns resistores ao redor do C.i mas não encontrei nada aberto ou alterado, dei uma olhada em alguns capacitores também mas nada de anormal, alguém tem mais alguma dica, pois estou quase entregando o módulo para o cliente.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 19 Set 2013, 12:49
Nilton,verificou o ci Op275 ?

Para ter certeza aonde está o problema é só verificar a forma de onda nos pinos 10 e 12.

Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 20 Set 2013, 10:41
Perez, é pra mim verificar os pinos 10 e 12 do U3? mas aqui o U3 só tem 8 pinos, ou é pra verificar os pinos do PIC? esse U3 eu não tenho outro aqui pra fazer uma comparação, mas mesmo eu retirando ele fora do circuito o led clip continua aceso.  Olhando em outro post aqui no fórum, o amigo resolveu o problema após a troca de um capacitor cerâmico, ele diz que a referencia é 2E155K, mas não consegui localizá-lo na placa, alguém sabe a referencia dele na placa? pois já olhei e não encontrei nada parecido.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 20 Set 2013, 12:46
Então, os pinos que me mencionei 10 e 12 são referente ao IR2010,conferindo como está a forma de onda que entra nele ,já dá para saber se o problema está no oscilador do pwm ou no próprio estágio da saída,dai já se sabe facilmente em qual estágio procurar.

Me lembro vagamente de um tópico relacionado a algum capacitor,mais era o cap do snubber,aquele de poliéster ligado bem na saída.O problema é alguns módulos fazem a leitura da forma de onda de saída e se estiver um pouco distorcida,ela entra em proteção para proteger os falantes. 
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 20 Set 2013, 13:47
Ok Perez, fiz o que você mencionou, e o problema é o PIC, lembrando que esse PIC eu tinha conseguido em um módulo já condenado por outra oficina, mas como a fonte funcionou normal com ele pensei que estava bom, pra minha sorte ou azar, apareceu outro módulo aqui na oficina de ontem pra hoje, que tinha torrado apenas os irf 1404 e o ir 4427, resumindo consertei a fonte e funcionou normal, ai pra tirar a dúvida fiz a prova real, (coloquei em risco o PIC bom)  coloquei o PIC que eu peguei do módulo condenado e coloquei no que tava funcionando e pra meu azar o led clip acendeu, retornei o PIC bom para o módulo e funcionou normal.


Resumindo, to no mesmo beco sem saída do começo, não tenho o PIC e já me matei de ligar pra lojas, autorizadas, pra ver se conseguia.


Aqui no ES é o bicho pra conseguir componentes desse tipo.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 24 Set 2013, 10:42
Realmente Nilton,o sinal do pwm que vai para saída e retirado dele também.

Mais me diga uma coisa entrou em contado com o fabricante ?

Veja ai,essa semana chegou um toroidal e um pic vindos diretamente da fábrica da taramps,pelo menos ele vendem de tudo.


Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 24 Set 2013, 12:38
Ok Perez, liguei para e Stetsom, e já começou a burocracia, mas vamos ver e aguardar.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: nilton cesar Date: 03 Out 2013, 13:02
bom, a Stetsom não me forneceu os componentes, mas peguei um PIC emprestado com um amigo, coloquei no lugar como já tinha feito antes, só que no teste passado eu não tinha deixa o módulo ligado por pouquíssimo  tempo, só liguei e vi que o led clip apagou e logo desliguei, tava com medo de danificar o PIC, mas dessa vez fui fazer o teste final, e deixei ele ligado por mais tempo, dentro de uns 30 segundos estourou o capacitor C32, mas o led clip continuou apagado, substitui o capacitor e liguei novamente, ligou aparente mente normal (não pocou mais o C32), mas apos +ou- 1 minuto o led Clip ascendia e começava a sair AC no conector do alto falante e depois de mais uns 30 segundos armava a proteção como se fosse falta de alimentação, então verifiquei novamente os U2 U3 e U5, e o U3 OP275 estava com problemas, como eu não tenho ele aqui, peguei emprestado de um módulo que estava funcionando, coloquei e o módulo funcionou corretamente. Mas agora além de eu não ter o PIC também não encontro esse OP275 para comprar, aqui no ES não tem componentes, e nem na internet não encontrei.
Re: Módulo Escolha a Marca aqui 2K5 E fonte torrada By: lm-perez Date: 03 Out 2013, 13:27
Vou te enviar um MP.dizendo aonde conseguir esse ci.
Páginas: 1