Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 29 Ago 2013, 11:59
Aparelho: TV
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    Sharp
Modelo:   C-1453
Defeito:   Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos

Estava com o C617 em curto e não ligava, uma vez substituído apresenta o defeito descrito, deve ser algo no circuito de sincronismo mas só nos canais altos, mesmo com o esquema não tenho como analisar sinais, preciso de ajuda.

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Escolha a Marca aqui C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 29 Ago 2013, 12:01
O esquema,
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,21511/
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: xexel2007 Date: 30 Ago 2013, 08:02
Bom dia Percí, sera que um ajuste fino na bobina FI não resolve, da trabalho para chegar no ponto! tem que ir ajustando e pulando de canais para frente e para traz, para não perder a sintonia, da trabalho! melhor do que procurar componentes defeituoso neste modelo de Tv que ja passou muita novelas!
Boa sorte amigo!
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 30 Ago 2013, 09:31
Bom dia xexel2007, certa vez quando precisei fazer esse ajuste usei um vídeo cassete que já gera uma frequência calibrada no canal 3 ou 4, acertando bem um os outros devem ficar também bons, vou ver se "desenterro" um aparelho desses e depois retorno, mas confesso que tenho medo de mecher ali ainda mais por não ser problema de sintonia.
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: trudes Date: 30 Ago 2013, 20:47
Antes de mexer na bobina, verifique se o aterramento do varicap não partiu!
Ele se rompe, e deixa uma parte do circuito sem aterramento, causando esse defeito.
Se estiver tudo Ok, é bobina mesmo!
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 03 Set 2013, 11:09
Me desculpem a demora, só hoje pude voltar nesse aparelho, revi a soldagem do varicap que estava boa e usando o vídeo-cassete parti pro ajuste, reparei que não estava crítico então liguei diretamente a antena no tv e no canal que mais ocorria o problema, girando no sentido anti-horário tendia a perder a sintonia, já no horário corrigiu de imediato os "pulinhos", repassando pelos outros canais nada se alterou no que já estava bom, muito agradecido aos amigos xexel2007 e Trudes.
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: xexel2007 Date: 03 Set 2013, 11:36
Ok Percí, a disposição e boa sorte amigo!

Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 03 Set 2013, 15:56
Cantei vitória muito cedo, depois quando liguei o aparelho mais tarde o problema anterior desapareceu mas agora o canal 9 e 12 não estabilizam quanto à sintonia e já passei horas tentando, na verdade sintonizam mas ao trocar de canal ou ao ligar e desligar o aparelho "fogem", tenho quase certeza que é problema no capacitor interno da bobina, algum dos senhores saberia me dizer qual o valor desse capacitor para que eu tente substituí-lo?
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: trudes Date: 03 Set 2013, 20:38
Veja aí Percí:




Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: siatec Date: 04 Set 2013, 21:47
boa noite Perci  --   estamos  aguardando  teu  pronunciamento  referente  teu  topico.  tv  sharp 1453-
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 05 Set 2013, 13:18
Ok Siatec, estou desde ontem "garimpando" um capacitor 82pF na minha sucata, assim como também tentei encontrar uma bobina já pronta, achei um com a inscrição 82K com um traço embaixo mas achei um menor 821, se o menor é 820pF o outro é 82nF, ainda preciso procurar no comércio mas me parece que esse não é um valor comercial.
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: siatec Date: 05 Set 2013, 21:28
ok  no  aguardo e torcendo para a solução do teu problema   afinal  temos  que aguardar  tua  informação  ok....


vou deixar  no Forum de reparação  para mais algum  colega  possa  auxiliar  ok.
Re: TV Sharp C-1453 Imagem tremendo no sentido vertical nos canais altos By: Percí Date: 10 Set 2013, 17:09
Finalmente consegui um capacitor 82pF, é do tipo multicamadas e o original era "tubular", não é uma operação fácil visto a delicadeza da bobina e que você tem de desligar o capacitor antigo sem danificá-la, desligado um de seus terminais deixei ele ali mesmo e soldei o novo por baixo da placa, sintonizar a bobina também requer paciência e critério, usando um vídeo-cassete no canal 3 para fugir do canal 4 local e com o tv também no 3 sintonizei com o vídeo um canal local de bom sinal e passei a movimentar o núcleo da bobina, só que a coisa não dá certo com chave metálica e tive de fabricar uma com um pedaço de placa de circuito impresso (sem circuito impresso), uma coisa que notei é que ocorre o batimento em mais de um ponto do núcleo da bobina ao se movimentar o ferrite mas não casa para todos os canais o que exige várias tentativas até que seja o ponto certo, foi mesmo muito trabalhoso mas ficou perfeito, muito agradecido pelas orientações dos amigos xexel2007, Trudes e Siatec.
Páginas: 1