Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
((ENCERRADO))Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 27 Ago 2013, 19:34
Aparelho: Monitor
Marca:    Samsung
Fabricante:   
Modelo:   S19A300B
Defeito:   Scaller Superaquecendo

Essa semana foi a semana de pegar monitor e tv com zica em scaller, Micro e tudo que é ci, heheh.

Comentei um post de um amigo com o mesmo com tela ruim, e este meu, por vez, estácom o scaller superaquecendo, mesmo com o cabo LVDS desligado. Quando retiro o cabo VGA ou DVI, a imagem de aviso "sem sinal" aparece normalmente. Porém, com o cabo VGA, a imagem distorce e fica uma piscadeira só.... AS tensões de 3.3 e 1.8 estão redondas.... será possível que esse ci foi para o espaço? Já regravei a flash eprom e continuou na mesma. Se for o Scaller, alguém possui para venda ou sabe o custo? Obrigado!!! =D


Agradeço a quem puder ajudar.
André Azevedo.

Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: radioclinica Date: 27 Ago 2013, 20:10
regrave a flash dele com um aquivo que eu postei a um tempo atras aqui no forum mesmo e mande atualizar com o software da samsung que vai dar certo.
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 28 Ago 2013, 11:10
Então, a flash eu regravei com o 19A300b.bin que encontrei no 4shared. Achei que gravando a flash, dispensaria o Updater da Samsung. Só acho estranho o Scaller esquentar a ponto de não poder manter o dedo nele. Esse ci esquenta assim mesmo? Nos anteriores não notei isso. Já pegou caso de imagem distorcida assim resolver no Updater?
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: Eletron Color Date: 28 Ago 2013, 11:26
Se sem o cabo VGA a mensagem "sem sinal" é perfeita tudo indica que é a eeprom corrompida mesmo (não a Flash).
Tente atualizar com o arquivo do site da Samsung (eu já fiz inúmeras vezes e sempre deu certo)  , porém há muitas reclamações que ao tentar fazer o mesmo trava no meio de depois nem liga mais.
Portanto para evitar surpresas e evitar de ficar em apuros  salve os arquivos da Flash e da Eeprom  de seu monitor antes de atualiza-lo para se der zebra poder deixar  como veio.


Maick da eletrônica.
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 28 Ago 2013, 12:21
Maick, eu fiz o backup da Eprom 25x40 com gravador e regravei ela com os dados de 512kb que achein na net. Ficou igual.  O backup da flash desse monitor faço como, pelo Samsung updater???
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: Eletron Color Date: 28 Ago 2013, 12:50
Vamos lá, estamos chamando as memórias de maneiras diferentes...
O back up você já fez pelo que entendi.
A família 25xxxx eu chamo de serial flash SPI e é essa que deve ser salva para o caso dele deixar de ligar.
O que pode estar corrompido é o arquivo da 24c08 (se não me engano esse sai com 24SC08 que é mesma coisa)


Maick da eletrônica.
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 28 Ago 2013, 13:26
É então, fiz uma pequena confusão... mais me diga Maick, aonde fica essa 24c08??? Não achei ela na placa desse monitor. Tenho aqui um arquivo.bin de 1kb, seria ele o arquivo dessa 24c08? Ou vc tem ela para me passar? Estou tirando a blindagem dos conectores para ver se o CI está abaixo dela.
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: Eletron Color Date: 28 Ago 2013, 14:18
Esses monitores tem trocentas versões da painel e placa, portanto... Vamos torcer para bater!!!
Tirando como REFERÊNCIA o cristal oscilador temos:

Ao lado esquerdo o micro ( ou scaller se preferir)
Acima a serial flash
E ao lado direito a eeprom

Quanto aos arquivos não tenho mais porque tive um problema no meu note e perdi muita coisa  :'( .
Mas afinal você já tentou atualizar via cabo VGA através do site da Samsung?


Maick da eletrônica.


Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 28 Ago 2013, 14:42
Nossa que fita man... é muito osso isso... guarda no 4 shared essas coisas, nunca deixo no pc, hehehe.

Mais só me confirma uma coisa, esse arquivo deve ser de 1kb não é? Vou fazer uma leitura e comparar para ver se são iguais.
To terminando um rebal numa droga de ps3 aqui  ::) e já vou agarrar nele, abraço!
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: marcos.rjb Date: 28 Ago 2013, 18:52
Colega, você já tentou fazer a atualização de firmware pelo software disponível no site da Samsung?
Re: Monitor Samsung S19A300B Scaller Superaquecendo By: AndreTec Eletrônica Date: 29 Ago 2013, 17:02
Infelizmente não obtive êxito no reparo. Troquei os dados da flash e da eeprom, usei o SFW e não resolvel. Acredito ser mesmo o scaller.... ele tá muito quente, não tenho de onde retirar outro. O LG da frente de minha oficina deu essa zebra e era o scaller, esse com certeza é também. O cliente não ta a fim de gastar mto tmbm, então devolverei ele assim mesmo.

Amigo Marcos, Pode finalizar o tópico. Obrigado pela dica dos parceiros!!
Páginas: 1