Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Esquema de amp 100 By: Dusom Date: 02 Dez 2008, 23:32
Estou precisando de um esquema elétrico de amplificador de 75 a 100 wrms. Desde já agradeço.

Re: Esquema de amp 100 By: Claudio Carvalho Date: 03 Dez 2008, 07:59
Dusom.

Vá nas páginas de 'ARQUIVO" aqui do Fórum que encontrará!

Cláudio
Re: Esquema de amp 100 By: lm-perez Date: 03 Dez 2008, 12:05
 eu recomendo os da linha ciclotron,principalmente os dbs ,são de classe AB,alimentação
simétrica e além de possuir over load.Eu já fiz vários desses.

vc encontrara nos arquivos como disse o grande amigo cláudio.

se precisar de alguma dica,de mais teclada boa sorte.vejá a foto de um dbs720 90+90rms

leandro
Re: Esquema de amp 100 By: Claudio Carvalho Date: 03 Dez 2008, 15:30
Caramba Perez.

São aqueles chapadões 3055 ???? Rapaz, dá 100volts cada!
UAU!!!
A fonte merecia ser mais forte, não acha? rsrsrsrsrsrssrsrr

Um abraço.
Cláudio
Re: Esquema de amp 100 By: lm-perez Date: 03 Dez 2008, 18:59
  ei cláudio 2n3055,esse é bem antiguinho hein,nesse ai eu usei os pares 2sc5200 e o 2sd1943
para aguentar mais o tranco, o original usa somente um par por canal,são eles 2sc5198 e 2sd1941
esse da foto dá 200+200rms,os transformadores deles fritão um ovo,muito boa sua observação
quanto a fonte,ela precisaria ser mais bruta.

agora sim a foto quase original do dbs 720 não repara a bagunça.

Re: Esquema de amp 100 By: Claudio Carvalho Date: 03 Dez 2008, 19:03
Perez.

Caramba!!!!!!!!!! Colocou um cooler par amortecer o calor...... Rapaz, faça uma fonte de 5 amp. com um bom dobrador, que resolve!! Quando puxar mesmo a pontência, cai até a luz da residencia !!! rsrsrsrsrsrsrsr Eu fiz com um esquema da Philips e deu certo!


Cláudio
Re: Esquema de amp 100 By: lm-perez Date: 03 Dez 2008, 19:18
 cláudio o próximo que estou fazendo,só podera ser ligado direto no poste

caso contrário torraria o pradrão na hora,mesmo assim ligado no poste as luzes de

cidade inteira piscaram com a batida do som,hehehehheh
Re: Esquema de amp 100 By: Almeidaf Date: 03 Dez 2008, 21:42
o moço, esse aparelho dá para colocar fone de ouvido estéreo, no lugar do auto falante?, ou vou precisar dois iquais a esse, me responda pois vou fazer igualzinho , visto que já tenho a fonte da tv de 5 polegadas pb., talves o Edsom possa dar uma dica.
Re: Esquema de amp 100 By: Marcio R. Date: 03 Dez 2008, 22:29
hehehe...sou suspeito pra falar sobre isso acima kkk.

Acho que isso é uma fase que a maioria acaba passando, no começo é o sonho da maior potência etc...depois vai vendo que tudo é um conjunto de fatores aos quais as vezes nem sempre temos tudo se encaixando ao outro, como por exemplo, as vezes temos o trafo com uma tensão baixa, ou amperagem baixa, o projeto do PA usa transistores caros e não tenho falante para colocar no PA depois, e por ai vai até, conseguir tudo, fazer o maior som, os vizinhos cmeçam a xingar kkk.

E ai um dia você acorda e começa a da preferência a fones de ouvido, amplificadores valvulados de nos máximo 10 watts, começa a ouvir musica clássica kkk e ai você vê que tá ficando velho...brincadeiras a parte.

Existem algums regrinhas básicas para montar PA e só se deve finalizar a montagem depois de ter conseguido todos os itens.

-Disponha, procure, faça, reaproveite, gabinetes (quem tem prática com madeira, consegue bons resultados no gabinete, ou o quem sober lidar com chapas de alumínio)

-O transformador, deverá atender a demanda do bloco amplificador de potência e merece uma atenção especial sobre ele, é um item caro, porém é dele que vai depender do resultado final, uma trafo de 30+30v aonde retificado dê seus 40v simétricos, por uns 5A já dá para fazer uma boa brincadeira, custa em média uns RR 60,00 ou se mandar enrolar sai mais barato.

-O bloco de amplificação, ele deverá ter sua alimentação de acordo com a tensão fornecida pela fonte nem mais e nem menos, porém se o bloco for integrado é fácil de construir e o próprio datasheet lhe fornece alguns detalhes de máximos e mínimos (depois de queimar tantos C5200 mudei difinitivamente para integrados de menor potência porém com associação consegue bons resultados em potência e no caso de queima o consjunto continua a operar)

-Pré amplificador ou equalizador, é recomendado se o PA for ligado a uma fonte de áudio que não disponha de recursos, mas se o mesmo os tiver é um item a menos no PA.

Abaixo algumas idéias bem simplificadas, peguem as idéias dos gabinetes e coloquem em prática, prefiram dois PA de 100 do que 1 PA de 200 e por ai vai, pois por experiência própria posso dizer que é bem mais seguro, pode-se até montar os PAs dentro do mesmo gainete, mas tudo independente, na hora da manutenção facilita e se estiver em uso, a parada de uma canal não vai prejudicar os demais etc...

Algumas idéias:





















Dissipadores reciclados



http://www.mhennessy2.f9.co.uk/a4/construction.htm
Re: Esquema de amp 100 By: lm-perez Date: 03 Dez 2008, 23:15
 amigo almeidaf , os de pequenas e médias potencias podem,limitado apenas pela chave que faz a seleção ou pela própria chave de fone,bastando para isso a redução com resistores.


  Amigo Marcio,muita gente começa por pequenas montagens e vai pegando o gosto pela coisa
eu mesmo começei a interessar quando ganhei um laboratório com meus 8 anos de idade,de lá pra
ca são 21anos fazendo montagens ,essa fase não passou pra mim eu so hobista áte o fim
  Eu no momento estou bolando um com fet"S ,já estou deixando de lado os 5200 mas confeço que nunca queimei nenhum,que tal abrir um tópico para trocarmos informações com a galera.
Re: Esquema de amp 100 By: Marcio R. Date: 03 Dez 2008, 23:33
Opa, A idéia é bacana, veja que nas fotos acima os PAs, são frutos de projetos feitos em foruns aonde no final tem-se os planos para quem quiser fazer.

Estava com um link de um forum a respeito disso, me interessei foi pelas fontes chaveadas, e lá tem projetos interessantesm de acordo com o bolso e a nessecidade de cada um.

Sobre queimar componentes, isso é no laboratório, aonde ao terminar o projeto do aparelho, o mesmo é colocado aos limites extremos, e a queima é inevitável, sem contar nas experiências, já perdi as contas de quantos reguladores, transistor estorou na cara, tentando esticar potência ou corrente de trabalho.

E como os integrados, a coisa já é mais limitada e não tendo o que experimentar se torna mais fácil a montagem, é a idade kkk antes tinha prazer de ver as coisas vibrando em casa com as pancadas de som eletronico, hoje se me virem estou com um amp de 10 w e sempre uso fones e daqueles com abafador e som bem grave, mas para quem pode estar fazendo seu churrasquinho com a familha os amigos, ai é só na caixa, o problema é que tem sempre um amigo bebado para mexer no som.
Re: Esquema de amp 100 By: lm-perez Date: 03 Dez 2008, 23:50
  É marcio talves vc tenha razão ,eu tenho  o maior prazer em quebrar os copos por aqui,
principalmente aos sábados(coitado do vizinhos)
     As montangens são impecaveis de bonitas,
quanto ao link ,caso descubra passe ele para mim,porque escolhendo um projeto para fazer.

Páginas: 1