Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 17 Julho 2013, 12:23
Aparelho: modulo
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    roodstar
Modelo:   RS-4500amp
Defeito:   sem sinal nos gates da fonte

bom amigos o defeito eo seguinate ja troquei  o tl494  mas a fonte nao esta acionando pois nao tem sinal nos gates dos fetes existe um resistor na lateral do toroide central com listras de marcaçao apagada pois nao consigo identificar o valor homico desse resistor  que esta constando no multimetro 5ohm que estou desconfiando que esta auterado  pois espero a ajuda de voces amigo do forum  pino 13 do tl494 tem os 12v do remote.

Agradeço a quem puder ajudar.
john thomas bchtloff pereira

Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 17 Julho 2013, 13:27
John,o led vermelho dela não acende ?

Esse resistor que está apagado,ele é ligado em série com algum capacitor ?

Até ontem eu tinha umas dessas aqui na bancada,dai daria para ver qual resistor seria esse.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 17 Julho 2013, 14:08
esse resistor esta quase embaixo do toroide central esta na lateral ele e um resistor verde .a em  nao me lembro se esta em serie com capacitor nao estou no laboratorio agora mas e o unico quase enbaixo do toroide . agradeço pela ajuda.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 17 Julho 2013, 20:20
dei uma olhada e vi que esse resistor nao e em serie a capacitor ele e em serie aos transistor 3198 que fazem a funçao de driver dos fets irf. tem alguma dica de que valor e esse resistor?

Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 18 Julho 2013, 08:58
bom dia amigos a referencia desse resistor na placa é RP6 estou postando fotos da placa para melhorar
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 18 Julho 2013, 10:08
John,o resistor não é em serie com aquele capacitor ali ?
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 18 Julho 2013, 10:40
nao da uma olha na foto que tem da parte debaixo da placa .
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 18 Julho 2013, 18:46
perez nao teria uma dica de que valor seria esse resistor?
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 18 Julho 2013, 19:38
Jonh,eu não tenho uma aqui para afirmar algum valor,mais se fosse eu, começaria com 100R depois 47,22,10 e ficaria de olho no aquecimento dos transistores.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 20 Julho 2013, 22:44
bom amigo Perez troquei o resistor por um de 10r pois esse resistor so faz que chege o 12.6v ate o pino 11 e 12 o que esta chegando certinho no pino 5 tem frequencia de 25khs  mas o problema e que nos pinos 15 e 16 nao tem o sinal de frequencia para os fets teria alguma dica ja troquei o tl494  procurei algum diodo ou resistor auterado mas nao a nemhum tem auguma dica que pode causar isso? o led interno nao acende .
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 29 Julho 2013, 18:08
amigo sabe me dizer se posso trocar resistor de porcelana por um de fio do mesmo valor que vao na saida ?
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 29 Julho 2013, 19:18
Pode sim.

Só pra te uma noção,quando pego algum quebrado ou aberto da pyramid,aquele retangular,raspo todo aquele pó interno,misturo com cola de 15 minutos,e coloco o resistor dentro da 'casinha' de cerâmica.


Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 30 Julho 2013, 11:52
muito bom essa sua ideia mesmo gostei e que no meu caso o modulo passou por outros fuçadores que pra mim nao sao tecnicos e deixaram sem as peças na placa por que se o cliente nao vai querer fazer o serviço recoloco as peças avariadas eo o devolvo nas condiçoes que me entregaram nao meu amigo dae o aparelho chegou para mim faltando todos os parafusos resistores fets e ate micas e as prenças dos fets  acredita agora vou ter que fazer milagre para prençar os fets no dissipador .
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 30 Julho 2013, 13:41
Tem que ver se vale a pena o reparo nessas condições,mais se for enfrente,pode construir as presilhas usando alumínio 2mm ou usar aqueles acabamentos em U, que encontra em serralherias.


Não se já resolveu o problema de falta de tensão,mais essa frequência que está encontrando no pino 5 é a dente serra(referencia) ou seja o oscilador em si está funcionando,falta liberar a onda quadrada.


Cada projeto tem uma particularidade na construção da proteção,mais veja, se o pino 1 estiver aterrado ou com algum resistor ligado ao terra,siga a linha do pino 2.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 31 Julho 2013, 17:40
amigo perez liguei o aparelho ele ainda esta sem liberam onda pois no 494 no pino 1 esta com 3v e no pino 2 esta com 2,5v. ja verifiquei resistores dessa linha desses dois pinos tudo certinho nenhum auterado capacitores todos novos sera que o njm2904l esta causando isso?
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 31 Julho 2013, 18:36
Pode ser sim,geralmente eu removo para detectar problemas de proteção e desligamento nos módulos pyramid e depois recoloco,mais é bem raro ele estar com defeito.

Veja ai,se esse modelo liga sem ele.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 31 Julho 2013, 22:39
amigo perez retirei o njm2904l como voce me disse e liberou a onda quadrada  com 28khz com 4,2v esta correta entao essa pessa mesmo com defeito eu posso colocar os diodos retifacadores sem ela ?
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 01 Ago 2013, 11:03
Para testar,pode recolocar os componentes sem problemas,esse ci ai,esta configurado como,amplificador de erro e ele tem geralmente duas funções básicas,uma é detectar tensão DC vinda de alguma saída e monitorar a tensão fonte,caso ela fique abaixo do recomendado pelo projeto.

Faça um varredura ai na placa,em todo canal, terá um transistor ligado a saída OUT e um dos pinos do 2904 é mais comum algum defeito no detector DC quando acontece a queima dos fets de saída.


Use um fonte de baixa amperagem,para alimentar o módulo,tipo uns 5A e ligue um voltímetro em paralelo e veja se não há um grande queda na tensão.
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: johnthomasbp Date: 01 Ago 2013, 11:39
amigo eu estou trabalhando com ele com todos os fets de saida retirados  procurei algum resistor auterado  ou em curto diodos tambem mas esta tudo correto todos os canais iguais  .ele usa nos canais irf540 eo irf9540 .
Re: modulo Não tem na lista RS-4500amp sem sinal nos gates da fonte By: lm-perez Date: 01 Ago 2013, 12:46
Supondo que seu problema seja no detector DC,o próprio driver dos ir540 pode jogar uma tensão continua na saída.

Faça mais um teste então,retire o 2904 e com o multímetro veja se já alguma tensão na saída,mesmo sem os pares 540/9540.

Outra coisa,como está a tensão após os diodos retificadores ?


Páginas: 12