Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Percí Date: 24 Junho 2013, 19:45
Aparelho: Microondas
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    Electrolux
Modelo:   ME21S
Defeito:   Magnetron aberto

Boa noite amigos, já reparo microondas a um bom tempo e até me arrependo de ter jogado fora alguns magnetrons, pois depois que aprendi a recuperá-los quase nunca preciso adquirir um novo quando este vem com o filamento em curto com a carcaça, mas preciso de um esclarecimento, fora o problema do curto do filamento com a carcaça já me deparei com magnetrons que não estão com esse problema, o filamento não está aberto e não aquecem, nota-se perfeitamente que não ocorre consumo de corrente na fonte de 4400V. e consequente não são geradas ondas não aquecendo o alimento, ainda esses dias peguei um forno assim e troquei o magnetron por outro e o forno saiu funcionando mas voltou em menos de uma semana com o magnetron no mesmo estado do primeiro, alguém sabe o que acontece com essa válvula e se tem jeito de recuperar?

Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Almeidaf Date: 24 Junho 2013, 20:06
o magnetron não passa de uma valvula diodo se a alimentação déla estiver muito acima logo enfraquecerá ! Tente colocar o numeral igual. pois tem caracteristicas diferentes
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Percí Date: 24 Junho 2013, 22:56
Primeiramente veio com o capacitor de alta em curto, o original era de 0.9uF e substituí por um de 1,05uF, veio então com o magnetron na situação descrita, substituí por um igual e também pifou, será então por causa da diferença de capacitância ou pode ser que a tensão no secundário do Trafo está acima do normal?
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Sergio Freitas Date: 25 Junho 2013, 07:34
Perci

Coloque o capacitor correto.
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: UNIDASEX Date: 25 Junho 2013, 09:39
Perci:


Além das recomendações dos colegas, monitore o funcionamento do ventilador!


Caso ele não esteja ok, tais problemas podem acontecer. Se assim o for, troque também o bimetal da magnetron que deve estar colado, não desarmando quando ocorre o excesso de temperatura!!!
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: josuelmarques Date: 26 Junho 2013, 04:10
Como o magnétron é uma válvula, com o tempo ele perde a capacidade de emissão. Mas, já  que no seu caso isso aconteceu em pouco tempo, pode ser que o trafo esteja alterado no primário e elevando as tensões secundárias (como disse o Almeida), com isso o filamento recebe tensão acima do normal e acelera o processo de desgaste da válvula. Sendo assim ele só serve para ser usado em recuperação de outros!

Josuel Marques
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: paulobap Date: 26 Junho 2013, 09:02
O aumento do capacitor aumenta a emissão,  deve-se seguir os padrões de fabrica, na falta o vlr bem proximo, mas no seu caso aumentou em quase 17%, muito, vc pode  verificar isso pois após a troca o forno passa a esquentar bem mais do antes. Pode ser este o motivo, lembrando q magnetron novo é também 1 grande problema c/ relação a qualidade.
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Percí Date: 26 Junho 2013, 22:59
Muito agradecido aos amigos pelos esclarecimentos, se eu ligar uma fonte alternada de 10V. com corrente suficiente é claro, no primário do trafo, terei uma tensão em torno de 200V. no secundário e posso medi-la e ainda posso comparar com outro igual que possuo, quanto ao capacitor nunca mais vou colocar qualquer um, um abraço a todos.
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: paulo52 Date: 27 Junho 2013, 08:08
http://www.tectonny.com/forum/esquemas/tabela-de-equivalentes-para-magnetrons/
Re: Microondas Electrolux ME21S Magnetron aberto By: Percí Date: 02 Julho 2013, 20:03
Achei que devia dar um retorno, os dois magnetrons foram realmente para o "espaço", mas segui os conselhos trocando o capacitor por um 0,9 e montando um terceiro magnetron, o aquecimento normalizou e o problema foi resolvido, valeu...
Páginas: 1