Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: fontes Date: 07 Junho 2013, 10:50
Aparelho: modulo
Marca:   Roadstar
Fabricante:    Roadstar
Modelo:   RD-1200D
Defeito:   acionando proteção

Olá amigos estou com este aparelho que não apaga o led de proteção.
Já troquei todos os Fets, as saidas, verifiquei os diodos dp9 e dp10. a tensão da fonte cai para 9v, quando tirei a bobina rfc1 que fica no meio da placa a tensão subiu para 12v e apagou o led de proteção. Estou suspeitando desta placa pack 1 que fica soldada acima da principal. Alguma dica dos colegas?


Agradeço a quem puder ajudar.
Jorge Fontes

Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 07 Junho 2013, 11:49
Fontes,se você retirou a bobina rfc1,você está isolando a alimentação da saída,então a placa pck1, que é responsável pelo pwm da saída e não 'mataria' a fonte assim.


Deixe o indutor rfc1,fora da placa ,por enquanto e retire todos os ir3205 da fonte e confira se tem 4,5 volts nos gates.


Detalhe:existem diferentes versões de módulo,a sua plaquinha (rfc1) ai,pode ser da fonte que fica próxima a entrada da bateria,confirme ai,esse detalhe.

Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 07 Junho 2013, 15:17
não esta placa não é perto da entrada da bateria (pwm), esta é  outra placa que fica perto de duas bobinas grandes depois dos capacitores.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 07 Junho 2013, 15:54
vou retirar os fets da saida. e retorno.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 07 Junho 2013, 16:41
Perez tirei os irf3205 e a bobina rfc1,  quando liga o modulo  relê arma, aparece tensão nos irf´s começa com 3,5v e vai subindo aos poucos até 4v. alguma dica?
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 07 Junho 2013, 18:30
Fontes,uma certa demora é normal,por causa do recurso soft-start,mais geral a tensão parte do zero e chega a 4,5 em 2 segundos,experimente trocar o TL494 então.


Estou com uma na bancada também,amanha eu filmo o tempo de subida do pwm e coloco aqui ok.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 07 Junho 2013, 19:57
ok, obrigado amigo amanhã vou trocar o ci, tenho um novinho tl494c, será que serve o da placa é 494f.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 07 Junho 2013, 23:08
Pode sim,pode colocar de outros fabricantes também,KIA494,Dbl494....
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 09 Junho 2013, 14:14
Perez vc é d+, sua dica foi em cima, troquei o tl494 e o aparelho ligou normal e agora tá funcionando normalmente. Valeu amigo. Resolvido
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 09 Junho 2013, 19:43
Que bom que deu certo !
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 10 Junho 2013, 13:55
Olá amigo Perez, rapaz o aparelho funcionou normal e depois que preparei para colocar a placa no lugar, fui fazer mais um teste para concluir e o aparelho voltou a dar o defeito o que pode causar a queima deste ci? help!! :'(
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 10 Junho 2013, 15:03
como faço para desativar a proteção?
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 11 Junho 2013, 17:26
Tranquilo Fontes.

A maneira mais simples é retirar o amplificador de erro,aquele ic ao lado do TL494,mais não te recomendo isso não,se a proteção ativou é porque tem alguma coisa errada ai,geralmente relacionada a saída.

Me diga uma coisa,como está a situação dela neste momento ?
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 12 Junho 2013, 10:54
ufa! vou por ele na mesa e te retorno, mas os ir3205 estão todos bons.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 12 Junho 2013, 12:10
Perez lembrei que o dono me contou que o defeito apareceu depois que a bateria que ele usava era de 40a e começou a dar falha ou seja ligando e desligando. Então, a fonte que uso aqui para testar deve dar uns 12a, e quanto estava testando percebi que o fio de alimentação estava com mau contato, ela ligava e desligava, após isto é que coloquei as peças de forma para fechar o modulo, então resolvi fazer o teste final e por surpresa voltou ao defeito de antes. Seria uma causa provável este mau contato? 
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 12 Junho 2013, 13:50
Então esse modelo é campeão em dar mal contato nos conectores da bateria,porque esse módulo drena 80A a plena potencia e as soldas começam a derreter literalmente.Geralmente eu faço um reforço com fio rígido no gnd e no b+.


Para testar,uma fonte de 12A  dá é sobra ! agora se você usar algum falante mais pesado na saída ela ativa proteção mesmo,se a tensão de entrada chegar perto do 10 volts e normal.


Todo módulo que entra aqui eu testo assim:Uma fonte chaveada de 120A + uma bateria de 60 Amperes,jogo 1Khz de senoidal+mais carga resistiva e acompanho com o osciloscópio.


Fontes,comunique ao seu cliente que ele precisa de pelo menos 80A de bateria, com cabeamento compatível ,caso contrário o módulo voltara a dar problemas.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 12 Junho 2013, 17:22
ok. vou comprar outro TL494 e ver se volta a funcionar,  te retorno amigo.
Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: lm-perez Date: 22 Junho 2013, 11:55
 Fontes,tinha me esquecido do vídeo,veja ai que a tensão dos gates,fica estabilizado em 4,5 volts.

Veja ai o soft starter.perceba como a tensão vai subindo aos poucos.

http://www.youtube.com/watch?v=IKRzn9IbMGw

Re: modulo Não tem na lista RD-1200D acionando proteção By: jorge fontes Date: 01 Julho 2013, 10:49
Desculpem a demora, tô sem PC, obrigado aos amigos :police:  pelas preciosas dicas, troquei o tl494 e tudo funcionou blz. Deduzi que a causa da queima do tl foi o mau contato da alimentação da minha fonte. Perez muito obrigado pela sua atenção e dedicação :police: . RESOLVIDO.  :)
Páginas: 1