Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
[Encerrado] TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: BACAMARTE Date: 03 Junho 2013, 20:29
Aparelho: TV
Marca:    Samsung
Fabricante:   
Modelo:   CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A
Defeito:   NÃO LIGA, LED APAGADO

Olá gente boa, aqui estou eu querendo aprender mais um pouco.
Quando TV fica desligado por um longo período, e é ligada, vem audio e vídeo normal, Fontes ficam com valor correto, controles operam normalmente, tudo beleza. Agora se TV é desligada e tentamos liga-la novamente, não liga, e led não acende.
Durante pesquisa observei que tensão de 3,3 V na saida do IC06, da placa do micro, não sobe, ficando em zero volts, mas tem tensão correta na entrada. Nesta condição o pino 8 do micro fica em zero e não tenho power on no pino 115 do micro, nem 8 V no pino 18 do micro e também não tenho 5 V no pino 33 do micro.
Alguém conhece este chassis, já encontrou esta falha, tem uma sugestão de pesquisa?
O IC06 pelo esquema é um 7027 e fisicamente é 6E  638  (?)  Acredito que seja um monolítico comum que deve liberar tensão na saida quando a tensão de entrada esta correta e colocar saida em zero quando a tensão de entrada cai abaixo de determinado valor, porém não consegui datasheet deste IC com estas referencias. Se alguem puder me auxiliar, fico grato.
abraço
wj 


Agradeço a quem puder ajudar.
WALTER JANSEN

Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 03 Junho 2013, 20:51
Primeiro você tem que medir as voltagem no momento fria e depos quente.
As vezes um ajuste de screen quando quente resolve.
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 03 Junho 2013, 20:58
Obs. medir voltagem apos aquecer sem desligar o tv.
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 04 Junho 2013, 17:33
Olá gente boa.
Desculpem a demora em responder, passei o dia em demanda. (cobrando dívida de acidente de trânsito)
Antonio, grato pela participação, mas eu já havia brincado com a tensão de screen. Entre quente e frio, a tensão varia 1,5V (esta operando com 322V).
Alguém sabe como opera o sistema de proteção deste chassis?
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 04 Junho 2013, 20:14
bacamarte, você tem que levar em consideração os outros +b , como +b principal , alimentação do do hvcc , micro , +33 , vertical , abl , rgb, e etc.
O screen foi apenas uma sugestão.
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 07 Junho 2013, 11:28
Olá gente boa
Desculpem o silencio, não morri e também não fiquei doente, mas quando se encosta nos 60, algumas coisas viram prioridades.
Antonio, mais uma vez obrigado pela participação. Depois de ler sua dica fui ler novamente o que escrevi e comprovei mais uma vez que, embora nascido e criado neste Brasil amado, escrever em portugues não é o meu forte.
Vamos tentar de novo.
Deixo o TV com o cordão de alimentação fora da tomada por algum tempo (por ex 1:00 h) e ligo, arma o power on, dispara o horizontal e vem imagem com audio normal. Nesta condição pode ficar o dia todo, sem problema. Se eu desligo e tento ligar novamente, não libera mais power on. (pino 115 do micro fica em zero) Agora uma coisa Antonio; Eu entendo que isto não depende de aquecimento. Ela pode ficar apenas 3 segundos ligada, se desligo e tento ligar novamente o defeito se manifesta.
Tensões: Sem power on não tem horizontal e por conseguinte sem os + e - 18,5V , sem os + 200V, sem V screen. Os + 5V, +9V e + 33 do Tuner também não aparecem. Os +8V pino 28 do micro e +5 pino 33 do micro também não sobem
A tensão de 3,3 VCT que vai alimentar (36, 45, 75, 77, 86, 96, 114, 124 (1,8V), 133, 150, 164, 169 (1,8V), 170, 185 (1,8V), 192, 197) esta presente.
+B 135 esta com 134,9V em on e 139V em STDB
+16V esta com15,3V em on e 15,5V em STDB
+12V esta com 11V em on e 10,1 em STDB
+6,7V esta com 7,5V em on e 7,9V em STDB
Como coloquei na abertura do tópico, creio que meu problema seja a tensão de reset que vai para o pino 8 do micro (saida do IC06 em zero) embora na entrada a tensão esteja presente.
abraço
wj




Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 07 Junho 2013, 19:47
É conversando que se entende , tanto faz 1 hora ou 3 segundos puxou o codão não liga mais .
E quando você liga e desliga pelo controle remoto o que acontece ?
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 07 Junho 2013, 23:06
Olá gente boa
É Antonio, tanto faz o tempo que fique ligada, depois de tirar o cordão não liga mais.
Se desligar pelo CR também não liga mais, com um agravante, se manter o cordão na tomada, pode ficar um dia em STBY que não liga mais. Tem que tirar o cordão da tomada e esperar um bom periodo de tempo para que ela ligue novamente.
Sabes por acaso como é gerado o reset deste chassis? Por acaso este micro tem alguma função que iniba a tensão do pino 8 de subir?
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 08 Junho 2013, 21:08
Os reset (iniciação ) pode ser de logica positiva ou negativa , ou seja ele sobe dese ou dese e sobe.
Acredito que no pino 8 do micro sobe e depôs dese e se matem em 0 .
A voltagem de 5v que você vê la é a voltagem do zene limitando ate 5v. Pós a entrada do ci e 3,3v .
Obs. O reset so acontece quando o cordão e retirado da tomada , pelo controle não da outro reset.
Você pode ver a subida e decida do reset através de um osciloscópio..... Você pode tentar um reset via modo de serviço .
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 09 Junho 2013, 13:46
Olá gente boa.
Bem Antonio, no pino 8, quando a TV esta operando, tem 3,26V e quando não parte fica em zero, Sendo que a base de QV201 esta com tensão negativa (-1,6V), transistor em corte. Estão algo esta inibindo tensão no pino 8 de subir, mas o que?
Segue o baile
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: antoniotecny@ Date: 09 Junho 2013, 14:30
Nesse caso a situação ta ao inverso do que pensei .
Retire o qv201 fora e veja se a voltagem sobe, isso apos o tv apresentar o defeito, e supondo que v ja trocou ele . Assim v vê se a causa do defeito vem da base dele. Observe que exite a opção de faser um reset manul colocando uma chave de toc na posição swv01 caso a voltagem suba.
Se a voltagem não subi resta a opção de isolar o pino 8 e a troca do ic 06.
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 11 Junho 2013, 14:08
Olá gente boa.
Pois é Antonio eu removi o transistor QV201 e o IC06 e a tensão no pino 8 do micro não sobe, mas quando a tv fica um bom tempo desligada e recoloco o cordão de alimentação ela liga normalmente sem estas peças estarem instaladas e no pino 8 a tensão de 3,26V aparece. Estou concluindo que a tensão é gerada dentro do micro e não via IC06 como imaginava. (qual seria a função de IC06 então?) Precisava encontrar o datasheet deste IC e estudar o mesmo. Outra coisa seria encontrar o datasheet do micro e ver quando ele libera tensão no pino 8.
Vou tentar monitorar outras entradas deste micro e ver se encontro alguma discrepancia. E a bailanta continua.
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: josuelmarques Date: 14 Junho 2013, 04:07
   O IC06 é um detector de voltagem; para achar o DataSheet pesquise por HT7027.   Este Ic vigia a tensão de Reset.

   Se no momento que o Tv não sair de STB você der um toque (sem QV201) do pino 8 (IC01) para o GND o Tv partir, então o problema pode estar relacionado com a condução do QV201, verifique a base dele antes e no momento que dar o Power (já com o +do teste no lugar), se não acontece nada; veja antes e depois do RV209 (1K) e RV274 (100R pino 105 IC01) antes e no momento que dar o Power.

   Mas o problema pode estar relacionado com outros pontos!
-  As condições do Q804; Q802 e IC803S. Os filtros +B principal; do +B micro; do +B regulação (desvie o foco da análise).

   Josuel Marques
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 14 Junho 2013, 09:04
Olá gente boa.
Josuel, grato por participar. Voce tem razão, eu já havia removido e feito uns testes  dinâmicos no IC06 e comprovei que ele fica monitorando a tensão de 3,3V (que esta boa e sem ripple). Agora olhando o datasheet da para ver bem como funciona. Quanto a colocar momentaneamente o pino 8 do IC01 para GND, já fiz isso e não dispara o ''power on''. Creio , como voce também esta ressaltando,  que o defeito não esta no reset, porém, a falha não esta na fonte (Q804; Q802 e IC803S), já testei esta parte.
Eu estive pesquisando as entradas do micro IC01 e observei que as entradas dos pinos 4 e 116 alteram o valor com e sem a pane. Estou tentando descobrir de onde estes sinais partem (não estou encontrando no diagrama e parti para o visual no impresso, mas o ''mister magoo'' aqui, com uma lupa, vai de vagar), eu chego lá.
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: josuelmarques Date: 16 Junho 2013, 09:39
Walter Jansen; desconfie da "Memo"! Pois sempre em defeitos sem sentido a memo é a causa.

Josuel Marques
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 17 Junho 2013, 09:25
Olá gente boa.
Josuel, esta tua dica é uma opção, pelo menos para tirar a dúvida. Estes chassis Samsung permitem que se coloque uma memo virgem, como as Toshibas, ou já deve estar pré gravada? (se alguém puder me informar fico grato)
Josuel e demais, observei outra coisa, se deixo sem sinal de antena por algum tempo, a TV desliga e só volta a ligar se a alimentação AC for removida por algum tempo. A mesma coisa acontece quando TV esta ligado, se forçar um reset manual direto no pino 8 do micro ou via transistor QV201.
Quanto as entradas (pinos 4 e 116 do micro) ainda não descobri de onde vem, nem no esquema e nem visualmente. A placa é dupla face com trilhas muito finas, tudo é verde, é um tal de vai de uma face para outra e passa por baixo de componentes .....(o véio aqui tá ruim de olho) Estou tentando com um ohmímetro, utilizando uma ponteira de alfinete, que já é mais larga que a trilha. Voce pega uma lente olha onde esta colocando uma ponteira, matém ali e com a lente tenta ver onde coloca a outra ponteira, também mantém ali e tenta olhar o ohmímetro, se voce consegue é um vencedor. Normalmente já escapou uma das ponteiras, além de tudo, voce briga com o ''OSMAR'' (os mal contatos). Sou a 5º geração de teimoso da familia, continuo tentendo.
abraço
wj
Re: TV Samsung CL-29Z30HM (R)  CHASSIS K65A NÃO LIGA, LED APAGADO By: WALTER JANSEN Date: 08 Julho 2013, 08:57
Olá gente boa.
Demorei um pouco em retornar devido um vírus no micro, que trancava tudo já na inicialização, briga boa.

Vou encerar este tópico como ''não'' resolvido. Fui conversar com o cliente, tentando saber como que o defeito apareceu. Depois de certa relutancia, abriu o jogo. Este defeito ela tem desde nova, só que no inicio os tempos eram menores. Quando na garantia, foi devolvida como ''defeito não constatado''. quando garantia terminou, após muita demora na oficina, foi diagnosticado ''reparo anti econômico''. Após isto já passou por mais quatro oficinas antes de chegar as minhas mãos. Todos chegaram a conclusão que defeito é na placa do micro e não encontraram outra para reposição.
Este chassi foi muito vendido no Leste Europeu onde aparecem muitos relatos de falhas parecidas com troca de micros, o que teria motivado a interrupção da fabricação. Também existem muitos relatos de fissuras nas soldas.
Quero agradecer a participação de todos. As vezes consigo ensinar algo, mas tenho muito a aprender.
abraço
wj
Páginas: 1