Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
(ENCERRADO)Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 15 Maio 2013, 21:42
Aparelho: Tv
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C
Defeito:   Arma e desarma a fonte

Olá amigos, estou com essa tv slim, tela plana, que veio completamente inoperante, nem o led  de standi by acendia. Pois bem, ao analisar, encontrei o saída horizontal em curto, e ao testar o capacitor buster, o mesmo estava com a capacitância baixíssima. Pensei de só ter isso, mas ao colocar ambos no lugar e ligar, me deparei com o seguinte sintoma: a fonte arma e desarma (sintoma nada a ver com saída horizontal+buster pifados). Mas pois bem, sem o flay back, chega no +B 125v e depois cai pra zero, mas se mantem a tensão normal do capacitor dobrador que chega até a entrada do regulador e não sai nada. Não fiz muita coisa, mas testei os dois fotoacopladores e mesmo dando bons, troquei-os. Troquei também o regulador, passei o medido de ESR nos eletrolíticos da fonte, mas sem sucesso.
Detalhe: esse regulador é de uma outra que arma a fonte mas fica oscilando entre 120 e 130 v, onde acredito que nesse aspecto esteja bom. Mas devo passar um outro, com certeza de está bom, pra ver.

Nunca peguei esse defeito nessas lg's da vida, quem já pegou e puder me ajudar, agradeço.


Agradeço a quem puder ajudar.
Roque

Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: paulo52 Date: 16 Maio 2013, 07:45
Experimenta  desligar  o vertical  .
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: Almeidaf Date: 16 Maio 2013, 07:50
o problema ai nada a ver com a fonte !
Tire a chupeta e veja se funciona. (trc trincado).
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: LaSat Date: 16 Maio 2013, 12:27
verifique tanbem a defretora uze uma outra coloque para teste
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: Demétrio carlos Date: 16 Maio 2013, 13:09
Troca o Flayback ja Peguei dois com este defeito
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 16 Maio 2013, 20:38
Amigos, irei verificar tudo dito aqui e volto com notícias amanhã.

Obrigado a todos.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: adelio Date: 24 Maio 2013, 21:11
AMIGO VERIFICA Q803/4 ESPERO QUE AJUDE
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: paulo52 Date: 24 Maio 2013, 21:25
Vamos  aguardar  um  retorno pessoal .
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 25 Maio 2013, 00:01
Oi pessoal, podem aguardar, não esqueci de da retorno não. É que estou super atarefado e o cliente não tem pressa, mas darei sim um retorno na segunda-feira, tudo indica.

Abraço amigos e grato a todos pelas dicas.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: brunoquarelo Date: 30 Maio 2013, 20:29

Vou te contar uma coisa cômica que aconteceu comigo numa TV idêntica essa e num defeito idêntico tb,

Recebi uma TV dessa que o cliente alegou que antes dela parar de vez estava dando estalos, por fim o saída horizontal entrou em curto de vez.

Já coloquei na lista de componentes a serem trocados: o saída Horizontal, o fly back, o ZD402(com fuga) e o C402(sem capacitância).

Dei o orçamento e esperei aprovar, sendo aprovado comprei os componentes, detalhe que no lugar daquela porcaria de mini saída horizontal eu prefiro usar um BU2527DX. Colocado tudo novo aconteceu exatamente igual a sua TV a fonte aparecia normal e caia.

Eu rodei a placa inteira, suspeitei de fly back, fotoacoplador, str, e nada tudo estava OK. Até que percebi que a fonte que alimentava a microcontrolador era separada da fonte principal (igual nas phlips L04U), então a tensão de 3.3V estava lá bonitinha e o led stand by aceso.

Num momento de desespero eu peguei o controle e dei o power,
NA HORA A TV LIGOU SEM DEFEITO NENHUM, um amigo meu estava com caso semelhante eu contei esse caso para ele e era a mesma coisa também, então sempre se atente a isso nessa caca da CW62C.Troque o ZD402, C402, o fly back, o saída horizontal fica a seu critério usar um original ou um belo BU original, se atente nesse caso que eu te passei, eu fiquei 3 dias em cima dessa TV mereci ganhar as orelhas de burro.fico no aguardo.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: marcosbr Date: 30 Maio 2013, 20:59
Citação de: Paulo52® online 24 Maio 2013, 21:25
Vamos  aguardar  um  retorno pessoal .

Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 05 Junho 2013, 18:46
Pessoal, devido uns imprevistos, ainda não pude dá um retorno, mas podem aguardar que farei um esforço pra dá um retorno essa semana.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 22 Junho 2013, 10:51
Amigos, fico grato pela atenção e ajuda de todos e vim trazer resultado sobre esse tópico. Chequei todas as dicas citadas.
Descobri que na verdade, o fonte não estava armando e desarmando como falei, ou seja, a fonte estava boa. É que devido o costume de em outros aparelhos, a fonte armar e ficar armada (permanecer com o +B), achei que a dessa lg estaria desarmando. Descobri que o comportamento dela é esse mesmo, ou seja, ela arma e desarma, ficando em standi by, aí, ao acionar o power, é que ela dispara (aí é que ela volta a tensão de +B). Não percebi antes que ela estava entrando em standi by normal, devido eu esta trabalhando com ela, com a plaquinha de estandi by desconectada. Mas como falei, o que me fez perder mais tempo, foi devido o lance de em outros aparelho, a fonte permanecer armada, mesmo com o aparelho em standi by, diferente do comportamento desse do tópico, que arma e desarma o +B.
Tem um detalhe sobre o sáida vertical, é o seguinte: eu só vim perceber o lance explicado acima, quando desliguei o saída vertical do circuito e que ela persistiu com o defeito. Aí resolvi acionar o power e ela disparou. Só que quando soldei o sáida, o mesmo estourou. Estou acreditando que ele coincidentemente poderia está em curto, ou pode ter dado algum estalinho da carga do capacitor, sobre ele, mas eu não vi dá estalo no momento da ressoldagem. Porém, o defeito citado no tópico não foi o saída vertical, como explicado.

Informação interessante: o saída original é o STV9326, só que como eu não tinha, aí vi em um tópico, que o TDA 9203H seria o mesmo, só que o cara manda inverter o pino '1' e '7' que são VCC e GND. Aí quando fui olhar no datasheet, vi que as pinagens do STV9326 são iguais ao do TDA9302H, e não precisou inverter os pinos. Acredito que o motivo do cara deve ter mandado inverter, deve-se ao fato da alimentação do aparelho em reparo do tópico lá, vir invertida.

Fica aí essa informação sobre esse substituto e a observação sobre a polaridade da alimentação.

Agradeço mais uma vez à todos e caso resolvido, abraço!!!   :laugh:
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: josuelmarques Date: 22 Junho 2013, 17:46
Atlobato; a sua explicação sobre o real defeito está meio confusa! Explique melhor antes de mandarmos para os Resolvidos.

Você escreveu:
Tem um detalhe sobre o sáida vertical, é o seguinte: eu só vim perceber o lance explicado acima, quando desliguei o saída vertical do circuito e que ela persistiu com o defeito. Aí resolvi acionar o power e ela disparou. Só que quando soldei o sáida, o mesmo estourou. Estou acreditando que ele coincidentemente poderia está em curto, ou pode ter dado algum estalinho da carga do capacitor, sobre ele, mas eu não vi dá estalo no momento da ressoldagem. Porém, o defeito citado no tópico "não foi o saída vertical", como explicado.

Afinal, o defeito foi ou não foi o saída vertical?

Josuel Marques
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 22 Junho 2013, 18:31
Citação de: josuelmarques online 22 Junho 2013, 17:46
Atlobato; a sua explicação sobre o real defeito está meio confusa! Explique melhor antes de mandarmos para os Resolvidos.

Você escreveu:
Tem um detalhe sobre o sáida vertical, é o seguinte: eu só vim perceber o lance explicado acima, quando desliguei o saída vertical do circuito e que ela persistiu com o defeito. Aí resolvi acionar o power e ela disparou. Só que quando soldei o sáida, o mesmo estourou. Estou acreditando que ele coincidentemente poderia está em curto, ou pode ter dado algum estalinho da carga do capacitor, sobre ele, mas eu não vi dá estalo no momento da ressoldagem. Porém, o defeito citado no tópico "não foi o saída vertical", como explicado.

Afinal, o defeito foi ou não foi o saída vertical?

Josuel Marques

Nesse caso, você fez uma boa observação em pedi pra eu explicar melhor amigo.
Resumindo: o caso foi resolvido para mim, mas para o fórum, o aparelho não tinha defeito não, houve uma "perda de tempo" de minha parte, em achar que a fonte estava armando e desarmando, quando que o comportamento dessa fonte é esse mesmo, como explicado acima. O fato de armar e desarmar nesse caso, não foi defeito e nem o saída vertical, ou seja, o saída tava em curto por uma coincidência mesmo, como expliquei acima.

Enfim, está resolvido pra mim, mas para o fórum, não serviria (na minha opinião), como defeito resolvido, e sim (caso vocês achem também), como uma observação sobre o comportamento dessa fonte.
A parte do substituto do saída vertical, serviria também, pra quando alguém pesquisar sobre o substituto do STV9326 (caso não tenha aqui no fórum).

Fiquem a vontade pra decidir o que fazer com esse tópico. Só tenho a agradecer à todos, abraço.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 22 Junho 2013, 18:37
Refinando a sugestão: Nesse caso, como falei, poderia se criar dois tópicos, um pra alertar sobre o detalhe dessa fonte que poderia ir pra informações técnicas, e outro pra informar sobre o substituto do STV9326.

Mas aqui existem regras e opiniões e jamais irei infringi-las. Portanto, façam como acharem melhor.

Abraço amigos.


Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: Edy Date: 22 Junho 2013, 22:09
Não sei de onde vc tirou essa informação , mas tanto o tda9302H como o STV9326 tem a mesma configuração de terminais. O que pode mudar é a corrente de saída. Isso de o pino 1 e 7 ser ALIMENTAÇÃO não existe. Acho que vc fez confusão. Baixe o DATASHEET dos dois CI's e confirme o que estou dizendo.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: josuelmarques Date: 23 Junho 2013, 01:34
   Atlobato, as suas colocações estão confusas desde o inicio, apenas algumas partes são coerentes.
   Sua colocação inicial
   ... encontrei o saída horizontal em curto, e ao testar o capacitor buster, o mesmo estava com a capacitância baixíssima.

   Pelo que parece o único problema deste Tv era o saída horizontal e o capacitor de buster, só que depois de substituídos você não acionou o power para que o Tv oscilasse o circuito horizontal.

   Bruno lhe alertou sobre esta possibilidade! ... peguei o controle e dei o power, NA HORA A TV LIGOU SEM DEFEITO NENHUM,...

   Colocações suas sem nexo:
   ... sem o flay back, chega no +B 125v e depois cai pra zero, mas se mantem a tensão normal do capacitor dobrador que chega até a entrada do regulador e não sai nada. Não fiz muita coisa, mas testei os dois fotoacopladores e mesmo dando bons, troquei-os. Troquei também o regulador,... Detalhe: esse regulador é de uma outra que arma a fonte mas fica oscilando entre 120 e 130 v, onde acredito que nesse aspecto esteja bom. Mas devo passar um outro, com certeza de está bom, pra ver.

   Tem um detalhe sobre o sáida vertical,... Porém, o defeito citado no tópico não foi o saída vertical, como explicado.

   Informação interessante: o saída original é o STV9326, só que como eu não tinha, aí vi em um tópico, que o TDA 9203H seria o mesmo,... Fica aí essa informação sobre esse substituto e a observação sobre a polaridade da alimentação.

   Resumindo: o caso foi resolvido para mim, mas para o fórum, o aparelho não tinha defeito não, houve uma "perda de tempo" de minha parte, em achar que a fonte estava armando e desarmando, quando que o comportamento dessa fonte é esse mesmo,...

   A parte do substituto do saída vertical, serviria também, pra quando alguém pesquisar sobre o substituto do STV9326 (caso não tenha aqui no fórum).

   Nesse caso, como falei, poderia se criar dois tópicos, um pra alertar sobre o detalhe dessa fonte que poderia ir pra informações técnicas, e outro pra informar sobre o substituto do STV9326.



   Meu comentário:
   Primeiro não é TDA9203H e sim 9302H e ele não é o mesmo STV9326, o STV tem várias diferenças, embora as pinagens sejam iguais e até num caso de não encontrar um TDA9302H podemos substitui-lo pelo STV9326, mas jamais na falta de um STV9326 colocar um TDA9302H, pois o TDA é totalmente inferior em características comparado ao STV.

   Como este tópico está cheio de informações desencontradas, não deve ser colocado como resolvido, nem como encerrado, nem divido. Deve ser excluído! Mas vou deixar a decisão para o Administrador MarcosBR.

   Atlobato, não entenda meu comentário como uma afronta à você e sim que este tópico está mesmo confuso!


   Josuel Marques

Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 23 Junho 2013, 08:56
Se tem uma coisa que procuro sempre fazer, é entender. Você destacou toda minha mensagem, falou que está sem nexo, mas não falou o porquê, só se limitando em falar só do saída vertical. Quanto à referência, eu errei na hora de digitar, não foi proposital, faz parte. E quanto ao funcionar, o aparelho já ficou ligado direto. com o TDA9203H e funcionando normalmente.

Se quiserem, podem excluí esse tópico, mesmo  eu achando que poderia ser feito como apenas sugeri.

Abraço e bola pra frente.
Re: Tv LG 29FS4RLG-L1 CHASSI CW62C Arma e desarma a fonte By: atlobato Date: 23 Junho 2013, 11:10
Acrescentando: amigo Josuel, não tome também como afronta, crítica negativa, nem como querer render de conversa de minha parte não amigo, fique tranquilo, e podem agir como acharem melhor, sabendo que se resolverem colocar o tópico na lixeira ou exclui de de vez, não terá chateação de minha parte.

Abraço.  :police:
Páginas: 12