Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 16 Abr 2013, 19:26
Aparelho: CONVERSOR DIGITAL
Marca:    SEMP
Fabricante:    SEMP TOSHIBA
Modelo:   DC-2008H
Defeito:  PERDENDO SINAL

Boa noite amigos,

Me chegou ontem (15/04/13), um conversor digital SEMP TOSHIBA DC-2008H com o defeito:

Ao ligar na energia o sinal esta bom, boa taxa e qualidade.

Todos os canais normais no ar. Após uns minutos, tipo uns 02 a 05 minutos, o sinal fica ruim, dando uns "legs" até sumir todos os sinais de vídeo e áudio e "zera" as taxas de potencia e de qualidade.

Se desconecta o plug da energia e volta a conectar, o sinal, taxa e qualidade voltam boas novamente por mais uns minutos.

Dei uma olhada no tuner 01 (seletor/sintonizador) e não encontrei defeito, até porque como eu disse, ele não esta morto e funciona por uns minutos.

Alguém por favor pode me ajudar?
Fico no aguardo.


Agradeço a quem puder ajudar.
João Coronel

Re: Conversor Digital Toshiba DC-2008H - Sumindo Sinal By: antoniotecny@ Date: 16 Abr 2013, 19:43
Observe se tem algum componente aquecendo de mais.
Tente resfriar o aparelho por blocos , principalmente os  semicondutores .
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: naldoZ Date: 16 Abr 2013, 21:21
Verificou solda fria??
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 17 Abr 2013, 11:45
Sim amigos, NÃO há aquecimentos ANORMAIS.

NÃO há soldas frias. E tambem ja averiguei e testei o VARICAP, componente típico desse tipo de problema.

Vou tentar substituir o fet WFF4N60, talvez possa estar tendo fugas. Mas não o encontrei aqui em Vitoria, mas acho que o P4N60 seja o equivalente. Caso alguem saiba de outro valor que tambem seja equivalente, por favor me informe.

E tambem, caso alguem ja tenha pegado esse tipo de problema e puder me ajudar, fico agradecido.

Obrigado e continuo na tentativa.
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 17 Abr 2013, 18:52
Troquei o WFF4N60 por P4N60, mas não deu. Só piorou, pois queimou o fusiresistor e o D 102. Acho que fui enganado, pois não é equivalente.

Pra piorar ainda mais, baixei um esquema que diz ser pra esse modelo SEMP DC-2008H e para o anterior, mas NÃO tem nada a ver com esse modelo.

Por favor, quem tiver o esquema certo pra esse modelo, me diga ou me envie ou diga onde eu o encontro.

Continuo no aguardo de ajuda.
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: antoniotecny@ Date: 17 Abr 2013, 21:59
Coronel, ta vendo ! pelo citoma que v falou , era algum semi-condutor aquecendo, agora a coisa piorou ! . Você devia ter tido mais paciência e analisado melhor o defeito.
As vezes agente tem que usar o nosso sexto sentido.
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 18 Abr 2013, 20:25
Rssss. Vivendo e aprendendo. sempreeee
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 23 Abr 2013, 18:47
Pronto. Acertei e voltou como estava, ou seja, continua apos algum tempo ligado o sinal some. Então preciso tirar o plug da tomada e voltar a ligar.

Quanto a aquecimentos, percebi que não ha nenhum aquecimento ANORMAL. E se fosse o seletor/sintonizador, não teria nenhum sinal. Percebo que o aquecimento no seletor/sintonizador, nos CIs e TRs são normais e pequenos.

Tenho conhecimentos que esse tipo de problema/defeito nesse modelo e no anterior (DC-2007M0) é VICIO OCULTO, ja sai de fábrica e após algum tempo de funcionamento, maioria antes de 01 ano de uso da esse problema/defeito. Então o cliente manda pra assistencia e eles resolvem, mas primeiro tentam dobrar o cliente e cobrar pelo serviço e peça mas quando o cliente reclama e diz que vai entrar na justiça ou entra, eles resolvem. Segundo relatos vagos, JA PERCEBERAM que o conserto não é a troca do  "seletor/sintonizador" não, o reparo é em outra parte, que não se sabe se é fonte eu acho que não, pois fucei a fonte de ponta a ponta e as voltagens e correntes respondem de acordo. Agora é saber onde é pra não sair bagunçando a placa. Pra isso, seria IMPORTANTE, se alguem ja ter pegado esse tipo de aparelho com esse problema/defeito e nos fizesse a gentileza de nos dar a dica.

Enquanto isso, agora que acertei a fonte, é ficar aguardando por  algum ABENÇOADO que tenha o conhecimento desse problema/defeito e que ja o tenha SOLUCIONADO pra me ajudar.

Continuo no aguardo e ja agradeço a quem ja tentou me ajudar e a quem vier no futuro.

Obrigado.
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: antoniotecny@ Date: 23 Abr 2013, 19:54
Coronel , e por isso mesmo que agente tem que usar nossa cuca .
Agora vá aquecendo ele por partes, e vejá se o defeito se manifesta mais rápido em alguma pesa que v aqueceu.
Re: CONVERSOR DIGITAL SEMP DC-2008H - PERDENDO SINAL By: Coronel Date: 21 Maio 2013, 15:08
Boa tarde amigo antoniotecny@. Voltei a pegar no conversor e abri o TUNER e descobri e com certeza que o problema é o TUNER. Mesmo não estar tendo aquecimento excessivo, o CI TDA 6651TTC3 esta fazendo essa pêrda de sinal.
A única solução é trocar o TUNER COMPLETO, acho que não vale apena trocar so o CI, e ate porque, não o encontrei. Mas o problema é que esta apagado a numeração do modelo desse TUNER. Voce amigo antoniotecny@. ou putros amigos sabem me informar qual é o modelo e onde encontrá-lo. caso aqui em Vitoria eu não encontre?
Obrigado.
Páginas: 1