Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em proteção. By: matrix57 Date: 11 Abr 2013, 18:07
Aparelho: TVC - TRC
Marca:    Philips
Fabricante:    
Modelo:   29PT4643/78
Defeito:   Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em proteção.

Ola, boa tarde a todos os colegas!

Esta TVC esta armando a fonte primária em Standby ok, ao faze-la ligar, ela tenta partir, mas entra em modo de proteção, então o LED (Verde), pisca inicialmente 2 vezes, intervalo, então 5 vezes, intervalo e 11 vezes intervalo, seguindo as poucas informações dos diagramas de fluxo de defeitos estes indicam haver problemas ou no Vertical ou Video/TRC, ao ligar a tesnão Vbat 140V esta presente, em torno de 128V, unica coisa que verifiquei de anormal é o -12V baixo, só -4,78V e o +9V que esta só com 6,7Volts, as demais tensões ok, Video Suply em 194V. Testei todos os componentes do Ampl. Vertical, nada encontrei,  como ela não liga não consegui ver nada no IC-7330 / TDA6107, que também pode estar com problemas, o defeito da proteção esta muito confuso, não esta definido em uma causa provavel. Se alguem poder ajudar desde já agradeço, acredito que esta TVC da bastante problemas então deve ter muito histórico de experiências com ela.
Saudações,
matrix57.


Agradeço a quem puder ajudar.
Valdir.

Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: paulo52 Date: 11 Abr 2013, 19:03
Valdir  ,  de  uma  olhada  nos resolvidos  .
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: antoniotecny@ Date: 11 Abr 2013, 21:26
matrix , retira o ci vertical fora e vé se ela liga.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: paulobap Date: 11 Abr 2013, 21:40
Essa é aquela tela plana, correto?  só não me lembro se ela trabalha c/ o hercules, mas em todo o caso  já trocou o foto   lá na fonte?
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: antoniotecny@ Date: 11 Abr 2013, 22:29
xiiiiii, é ela mesmo, dei mancada ! mais olha os capacitores em paralelo com os diodos que faz o +b do vertical, tem que trocar direto.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: matrix57 Date: 12 Abr 2013, 10:05
Muito bom dia, caríssimos colegas!


Bom dia Paulo, já andei dando uma pesquisada nos resolvidos, mas nada relacionado com o defeito informado.
Paulolab, esta TVC não é de tela plana, não usa CI no vertical e sim um par complementar NPN/PNP, BD135 e BD136 e usa como controlador e processador o Hércules.
Caso o foto-acoplador estivesse defeituoso a fonte primaria não armaria, mas o meu defeito esta na fonte secundaria.
Antonio, o seu comentário é bem coerente, não verifiquei estes capacitores ainda, mas vou faze-lo em seguida, tenho quase certeza que a coisa esta no vertical, mas como citei os transistores eu testei e estão Ok, os diodos também Ok, nada de fugas ou curtos. Retorno mais tarde, até.
Saudações,
[size=78%] matrix57[/size]
3/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em proteção. By: acer Date: 12 Abr 2013, 10:30
 Bom dia.
Se chega a medir tensões no secundário do flyback. Tente ficar ligando com a tensão de screem mais alta.
Se conseguir deve aparecer um risco deitado.
Desligando a BDV também seria um bom caminho. Liberando carga, deve facilitar o peso na fonte.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: paulobap Date: 12 Abr 2013, 11:09
/bom dia /matriz, geralmente esses verticais da philips não protegem tão rapidamente, costuma dar tempo de ver o sintoma na tela, comentei sobre o foto pois o mesmo já me fez penar em algumas, ocilava rapidamente e desarmava, parecia até q a fonte estava normal,  as proteções   de fonte alta ou ocilando  desarmam a tv muito  rapidamente, outro detalhe já q as tensões principais estão normais e quase q somente a do vertical esta  muita baixa, mesmo isolando,  já  pensou no fly ?
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: matrix57 Date: 12 Abr 2013, 15:44
Ola, boa tarde a todos!


Bem caro Antonio, suas dicas realmente fizeram a diferença, realmente eu encontrei o o C2454 - 470uF/16 muito baixo, substitui por outro novo e o C2465 - 22uF/100V totalmente esgotado, assim a TV voltou a operar normalmente com excelente imagem, porem depois de 3 a 5 minutos ela desliga e o LED verde agora acrescentou o código 3 com 3 piscadas intervalo, 2 piscadas intervalo, 5 piscadas intervalo e 11 piscadas, mas não aparece o código de erro na tela. Com ela em operação todas as tensões básica agora estão normais, o que já é um bom indicador.
Ontem retirei o TSH para testar sua isolação e aparentemente tudo OK , mas se por acaso houver espiras em curto já é bem mais complicado identificar isso, acho que o TSH esta OK, pois ele é muito critico, mas nunca descartada a possibilidade.
Estou sem o controle, como posso eliminar estes códigos de erros? Pois acho que eles podem estar interferindo no desligamento da TVC.
Aguardo novos comentários e sugestões.
Saudações,
matrix57.


Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: matrix57 Date: 12 Abr 2013, 16:23
Ola caríssimos!


Bem, achei ela com a imagem muito brilhante, então dei uma reajustado no Screen e não desligou mais, sera? Vou deixa-la ligada pelo menos por + 2 horas.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: paulobap Date: 12 Abr 2013, 16:35
Sim,screen elevado desarma.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: matrix57 Date: 12 Abr 2013, 18:35
Ola Caríssimos!
Continua ligada, não desarmou mais, em teste.
Saudações,
matrix57.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: paulobap Date: 12 Abr 2013, 19:45
Deixe em teste  mais 1 dia e assim pode ter certeza do reparo, após é só colocar como resolvido,  cliente feliz, e 1 problema a menos.  parabens.
Re: TVC - TRC Philips 29PT4643/78 Fonte primaria arma, Standby ok, ligar ela tenta mas entra em prot By: matrix57 Date: 13 Abr 2013, 16:19
Ola, boa tarde caríssimos!


TVC não apresentou mais problemas.
Resumo: C2454 - 470uF/16V c/ baixa capacitância
               C2465 - 22uF/100V - esgotado.
Com as tensões baixas em -12Vcc e +24Vcc isso estava gerando desbalanceamento de corrente no vertical o que era monitorado pelas linha se sensoriamento em Vguard e Frame-FB, fazendo o corte pelo micro-controlador da fonte e gerando as falhas mencionadas pelas piscadas do LED. Reajustado Screen (VG2).
Resolvido, ok.
Saudações,
matrix57
Páginas: 1