Forum TecTonny Solicitações de Esquemas
Páginas: 1
Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 06 Abr 2013, 19:40
Aparelho: Maquina Solda Inverter
Fabricante:    Bambozzi
Modelo:   INVERT WMI 150ED
Defeito:    Fonte de 15v em curto PRECISO ESQUEMA

Eu ando pegando umas para conserto, maioria moleza sem esquema
mas estou com uma com orçamento aprovado de 370,00 e 1 semana de prazo para entregar (NÃO DÁ PARA CONSEGUIR MAIS PRAZO).
Bem ela matava os 15v que alimenta uma plaquinha que tem dentro cheia de smd,  desliguei o Reg 7815 e liguei a fonte fumekention... um smd tipo transitor PNP,  aqueceu e saiu fumaça , era ele que matava os 15v ao terra.
agora ele acende o led de temperatura alta.
mas não fornece tensão para as ventoinhas e rele que atraca tudo, ou seja não gera A CORRENTE DE SOLDA. provavelmente esta plaquinha sai um PWM que não tem
substitui o smd por um BC857 pois nos 3 pinos tinha no lugar do coletor TERRA, no emissor o +B de 15v e a base 2 resistores um de 10k ao 15v e um 4k7 a lugar sei lá aonde..
resumindo, SE TIVESSE ESQUEMA, seria uma mão na roda,.
maquinas importadas costuma achar esquemas russos,
mas essa Bambozzi  modelo ((((( INVERT WMI 150ED ))))) parece nacional Mesmo,. aí já viu, querem proteger a si mesmo e não soltam nada e pelo visto estas bambozzi vão dar defeitos a rodo. e Peguei do revendedor se não consertar essa ele não traz mais nenhuma.
então  ESQUEMA BAMBOZZI INVERT WMI 150ED ??? alguém sabe de algo;


Agradeço a quem puder ajudar.
silvano

Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: franzé Magalhães Date: 07 Abr 2013, 08:24
Veja se isto lhe ajuda.
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 07 Abr 2013, 10:17
Franze obrigado pelo Manual, tudo ajuda a parte dele que fala que led amarelo é um possível curto na saída ou termopar é interessante, ms revisei isso e normal. sobra  a plaquinha (14), cheguei experimentar um LM324 no lugar do LM224 (memso Ci, mas o 224 mantem a precisão com maior janela de temperaturas extremas). o ESQUEMA ELÉTRICO seria imprescindível, e nem sei se ele EXISTE heheh.

Alguém sabe se existe no Brasil um FORUM REPARAÇÃO DE MAQUINAS SOLDA IBVERTER???? seria interessante um com nossas Máquinas, Russos até acham mas modelos de lá, salvo as Esab que são esquemas Russos.
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 07 Abr 2013, 12:31
andei pesquisando esquemas de maquinas inversoras de solda em sites russos, podem abrir com tradutor que navega bem, vu deixar uns links legais que achei, peguei muitos esquemas, sempre serve para comparar algo, a minha Bambozzi tem uma plaquinha  em pé na placa grande e nela o defeito, ela tem um LM224 e um que deve ser o pwm UC3845 e neste UC3845 não tem tensão alguma agora vu seguir o pino7 dele que é o que recebe alimentação, mas acho que ela tem que começar oscilar para chegar tensão ali, tem que ter algo de partida (start) bem depois vejo.
os links legais:
http://www.emil.matei.ro/welders.php
http://svarbazar.cz/phprs/view.php?cisloclanku=2008050401
http://www.y-u-r.narod.ru/Svark/svark.htm
http://lew.wsinf.edu.pl/~leszek/spawarki/
http://svarbazar.cz/phprs/index.php?akce=souvis&tagid=3
http://www.elforum.ro/viewforum.php?f=210&sid=c59935e596c8897ba6532aacb73cf5cd
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 07 Abr 2013, 13:06
bem já melhorou, baseado nos esquemas russos, o Ci Sop8 é memso um 3845, nele estava  escrito 38458 (como era mal o silk0 eu li como 8 o que era um 5.. então 3845 fez sentido a família 3842, 3843, 3844 muito usados nas fontes d e tvs e monitores CRT só que DIp8.. esse aqui é smd.
com isso eu tinha colocado um PNP pois o coletor media como terra, e na verdade esse coletor ia no Pino 7 do tal PWM que o pino 7 é +b de 14v, então ele o 3845 só podia estar em curto total, RETIREI E ESTAVA MESMO, curto interno pino 7 +b ao pino 5 do terra. retirado  curto sumiu.
agora provavelmente o tr smd vai ser um NPN, pois estará com +b de 14v no coletor, e conseguir um UC3845 smd. amanha vou ver na  oficina se tenho se não.. encomendar, já com boa chance de finalizar o conserto, pois agora TUDO FAZ SENTIDO.
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: xexel2007 Date: 08 Abr 2013, 10:06
Bom dia Silva, é um prazer de encontrar vc que esta consertando máquinas de solda aqui no forum, eu conserto máquinas a 1 ano estou no começo ainda, eu pego plasma tig mig e inversoras , sou aqui Sumaré ao lado de Campinas, esquema é dificil de encontar a bambozzi é nacional mesmo! a maioria são chinesa se vc conseguir  site de esquema eu agradeço se me passar, qualquer duvida sob  defeitos  , se eu poder ajudar estou a disposição, pq os componentes  são dificil de encontrar, o ramo de conserto de máquinas vai bem, foi um prazer em encontrar vc aqui no forum!.
meu IMAIL: xexel2007@ibest.com.br
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 08 Abr 2013, 14:21
Xexel obrigado pela atenção, tbm por aqui isso é pingado lugar pequeno, mas se eu não deixar elas sem conserto, em uns naos as regiões vizinhas  vão cair aqui, bem se vc tiver uma igual por aí da Bambozzi este modelo poderia olhar nesta plaquinha da FOTO o que está escrito n o(((( Q1))))  é um componente smd provavelmente um transistor npn sot23. começa com 2 mas o meio fumaçou apagou as letras depois do 2.
o UC3845B smd encomendei,  mas esse transistor provavelmnete vou ter que substituit , vou colocar na falta de mais informações um 2n2222 smd  tenho aqui . ou um BC847 que daria na mesma. e deve resolver
mas um datasheets do Q1 certo seria mais confiável...








Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: xexel2007 Date: 08 Abr 2013, 16:00
Boa tarde Silva, olha este modelo eu não tenho, as que tenho aqui são: KS TIG 200A-MIG ESAB 250- MIG WELD VISION -INVERSORAS MODAL 200 e  250 e ESAB -e DBC, vc ja tentou entrar em cotato com bambozzi talves tenha a placa para venda, estas maquinas é sempre bom tirar fotos é fazer um esquema
eu faço com o photoscap e anoto quase todos os componentes, pena que não tenho deste modelo, mas se precisar de outras sera um prazer ajudar!
descupa a demora da resposta.
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: silvanoservitec Date: 08 Abr 2013, 20:16
Xexel nos links que postei acima tem esquemas a rodo, bom abrir através do tradutor google depois de saber onde estão voltar ao original senão muitos não abrem.

BEM, lá mesmo num dos links achei uma maquina que usam no esquema parte IGUAL EXATA DA MINHA PLAQUINHA,. O transistor lá é Q9 é PNP, tem logica olhando o esquema, tudo bate ligações valores de resistores, entra +b bno emissor e polariza a base e leva +b de 14v ao coletor que este alimenta o pino 7 do PWM 3845b. pronto. agora não tem mais erros,
esquemas russos são a base  de todas máquinas espalhadas pelo mundo. com um monte deles smepre algo vai ser igual em parte ou em todo. ou ajuda pela semelhança;  foi daqui: ESTA BATE QUASE TUDO COM A MINHA:
http://www.hobbielektronika.hu/forum/getfile.php?id=179782



Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: xexel2007 Date: 08 Abr 2013, 21:56
Site muito bons, vou baixar todos, muito obrigado Silva e boa sorte aí na bambozzi.
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: lourival Date: 21 Julho 2013, 12:41
entrei na tecnal ourinhos,para dar manutençao em maquinas, sou novo so 4 dias mas no andar da carruagem vou ver oque posso lhes ajudar e que vcs me ajudem,obrigado
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: paulobap Date: 22 Julho 2013, 07:42
Sim  Lourival, nós agradecemos, mesmo porque é 1 area restrita c/ poucas informações e esquemas, mas veja as regras evite trazer ao topo tópicos antigos. .
Re: Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: CHAGAS SIMÔES Date: 22 Julho 2013, 14:00
Citação de: franze Magalhaes online 07 Abr 2013, 08:24
Veja se isto lhe ajuda.

Amigo Franze, boa tarde!

Por gentileza, complete o teu perfil:  http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=faq;sa=show;faqid=4
Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: tartaglione Date: 14 Dez 2015, 10:03
tenho um bom conhecimento em inversores e suporte nas quais sou autorizado tais como bambozzi,balmer/merkler,brasolda, no que puder ajudar estou a disposição
Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: junio Date: 04 Mar 2016, 18:45
boa tarde
estou com inversora bombozzi invert WMI-140EB eu consertei ela, mais ela ligar funciona normal, faz solda normal, mais quando eu desligo ela deslida o relé e vai desligando devagar , mais ela desliga devagar pulsando os leds ate deslidar tudo esse pulsado que eu não estou achando normal se alguem puder me ajudar agradeço.

Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: junio Date: 10 Mar 2016, 12:05
bom dia
pessoal a situação da inversora bombozzi invert WMI-140EB mudou agora ela quando eu ligo fica pulsando os leds mais não funciona, já troquei o UC3845, mais não resolveu, o amigo tartaglione falou que e autorizada da bambozzi peço sua ajuda.

 obrigado
junio
Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: Rodolfo.nas Date: 22 Fev 2016, 09:34
Ola alguem tem a foto da placa por cima da maquina de solda bambozzi 150ed. preciso saber a posição de 3 diodos que estão atras da plaquinha de controle.
se alguem tiver uma igual e por favor tirar uma foto por cima.
Obrigado.
Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: Luizfelipevandermaas Date: 11 Ago 2016, 10:20
Preciso de um esquema da máquina de solda inversora bambozzi invert WMI-140ED
Ela liga funciona mais acende a luz do térmico mais não solda já troquei o térmico mais não adiantou nada
Re:Maquina Solda Inverter BAMBOZZI PRECISO ESQUEMA By: paulo52 Date: 11 Ago 2016, 17:05
Luiz  Felipe  ,abra  um  topico  para  seu  pedido  .
Páginas: 1