Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 06 Abr 2013, 07:42
Aparelho: tv
Marca:    Toshiba
Fabricante:    
Modelo:   tv2934  chassi sk91
Defeito:   tela preta som normal

está oscilando horizontal,saida vertical boa ,tensão de video 180v normal, troquei capacitor de screm, só aparece tensão de screm se desligar o fio dele da pci crt,caso contrario ele corta fica zero volt se ligar na pci crt...

Agradeço a quem puder ajudar.
carlos

Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 06 Abr 2013, 07:54
ah esqueci...filamento acende tensão 9,4vac...para saber se é proteção vertical apesar de ja ter trocado ele como faço para medir onde fica a proteção do vertical?
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: paulo52 Date: 06 Abr 2013, 07:56
Pelo  seu  relato  ,  este  CRT  ja era  ,teste  em  outro.
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 06 Abr 2013, 08:41
então isolei o pino de screm da pci e medindo resistência em relação ao terra de um lado da em torno de 800 ohms invertendo as ponteiras ele da 4k +ou-
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: paulo52 Date: 06 Abr 2013, 08:49
Faça  o  teste em  outro CRT.


Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 06 Abr 2013, 09:02
retirei o soquete e deu 800 ohms esta em curto mesmo!testei outro cinescopio e não pode dar nada...
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: paulo52 Date: 06 Abr 2013, 09:06
??????????????


Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: silvanoservitec Date: 06 Abr 2013, 20:17
tenho pego alguns tubos com pino da screem em curto, geralmente é curto bobo, nem é curto d e verdade,  provavelmente aquela pintura metálica interna solta pedacinhos e um cai aí na screm (sendo atraído) e encosta nela e outro ponto, como a corrente da screem é mínima ela não é capaz de queimar ele,
então, maioria eu retiro com  o teste de lâmpada ccfl, encosto os 2 pontas uma na screm e outra nos outros pinos...
mas faça com mais cautela... deixe o pino da screem separado em ligue um fio descascado nos outros juntos junte filamento e vizinhos .. agora carregue um eletrola de 2200microfarads com uns 24v pode testar 12v.. e encoste (tanto faz a polaridade). encoste um na screem e outro nos outros pinos. uma encostado e o curto some..
eu retirava esses curto e não cobrava nada e nenhum nunca retornou, do ano passado comecei cobrar.
se com uma descarga de eletrolítico sumir, resolvido, se persistir após umas 2 ou 3,,, já era
mas  os curtos de screem tem saído e não voltado
agora curto de catodo esse é furada tentar salvar.ou grade auxiliar.
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 07 Abr 2013, 09:35
deixa eu ver se entendi,,,retiro a placa do cinescópio e ligo no pino de terra dele o negativo do testador de ccfl e o positivo encosto no pino do screw isso quanto tempo mais ou mesno deixo ou só tocar nele mesmo?está é minha dúvida...meu testador de ccfl foi eu mesmo que montei com uma placa de inverter de scaner antigo ela que uso para testar as ccfl pode ser?
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: silvanoservitec Date: 07 Abr 2013, 10:21
o seu vai servir, desligue a placa do cinescópio para não queimar nada nela...não tem polaridade qualquer lado das pontas serve. um no pino da screem e encoste o outro nos outros pinos, BOM FECHAR EM CURTO OS 2 PINOS DO FILAMENTO, eu nem faço isso mais, mas é bom fazer,  isso nos pinos do cinescópio, depois de umas encostadas desligue e coloque a plaquinha e ligue  a tv  (ou meça com multímetro para confirmar trabalho praticamente só com Tvs e monitores, e todas deram certo. e  tinha feito dezenas grátis heheh,
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: tecnovideo eletronica Date: 07 Abr 2013, 17:45
obrigado silvano amanhã farei este procedimento e posto os resultados, nossa quantas eu já entreguei aos clientes com este defeito!Valeu mesmo pela dica este forum é ótimo como tenho aprendido com ele e a ajuda de vocês!!!


Aabraço
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: paulobap Date: 07 Abr 2013, 20:59
Outra forma pratica é isolar o pino do screen, liga r a tv regular o  screnn no máximo e encostar/soltar  no pino, fazer algumas vezes,   costuma dar certo, mas se for tubo LG/philips é  ruim, não vale a pena.
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: Eletro-Serv Date: 09 Abr 2013, 19:12
Boa noite,amigo i todas as respostas dos colegas e constatei que o colega ainda não substituiu o C508 cerâmicos (680p)Verifique e nos retorne.
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: marcosbr Date: 09 Abr 2013, 20:00
 Esticando... esticando... esticando...
Ele já respondeu até que tem "outro" tubo! Nada mais falta a acrescentar!
(retirei o soquete e deu 800 ohms esta em curto mesmo!testei outro cinescopio e não pode dar nada...)
Todos estes procedimentos, podem ser feitos com o cliente sabendo do risco!
Caso contrario... Recebe o dinheirinho, e fica feliz. Mas...
se o aparelho voltar na garantia... se vira nos tubos!
vai ter que colocar um "de grátis"
Faça a coisa certa!
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: silvanoservitec Date: 10 Abr 2013, 07:59
Marcos de demais, eu fiz isso de gratis por  anos e  anos, achando que voltava e NUNCA VOLTOU UMA com screem em curto, pois não é curto  real é acumulo de casquinha da pintura interna,  bem só a menos de 2 anos passei cobrar.
AGORA  UMA OFICINA FAZER ISSO,  ATÉ VAI,,, mas  o que acham de um BOLETIM PHILCO NOVO MANDANDO AS AUTORIZADAS FAZEREM EXATAMENTE ISSO EM TV COM SCREM EM CURTO??? Vou tentar colar o Boletim aqui sem as figuiras,  o numero dele está no começo, isso achei absurdo e confirma que o que a gente resolve podemos cobrar.

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO
1
BTAV_11-023.REV.1 REPARO DO TUBO CINESCÓPIO COM PROBLEMA DE SCREEN
Caros Postos Autorizados,
Informamos que em algumas TVs CRT que não geram imagem, sempre antes de
relacionar o defeito ao TUBO CINESCÓPIO e realizar pedido do mesmo, devem-se seguir
as orientações deste boletim.
O defeito somente pode estar relacionado ao TUBO CINESCÓPIO que estaria entrando
em curto no screen, assim o televisor liga, mas não gera imagem, então pedimos ATENÇÃO
redobrada nestes casos e seguir as seguintes instruções:
Para confirmamos o defeito verificar se a TV esta funcionando, além do LED frontal
estar ligado, verificar o filamento do tubo percebendo se o mesmo esta acesso, conforme
imagem abaixo:
Imagem 1: Filamento do tubo aceso.
Verificar também se há as tensões nos pinos do soquete do cinescópio conforme
imagem abaixo:
Imagem 2: Medição do pino 180 Volts.
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO
2
Imagem 3: Medição dos canhões do RGB.
Depois verificar a tensão no pino do screen conforme Imagem 4, que deveria estar em
torno de 320V a 420V. Se estiver em 0 Volts, este é o primeiro indício que o tubo pode estar
com o screen em curto.
Imagem 4: Medição do pino do screen.
Ainda no intuito de confirmar se o defeito é realmente o screen em curto, dessoldar o
pino do screen (fio normalmente cinza que vem do Fly-back) conforme imagem abaixo:
Imagem 5: Dessoldando o fio do Screen.
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO
3
Isolar o fio do Screen (Imagem 6) e verificar se o Fly-back esta enviando a tensão
necessária (aprox. 420 V) para o acionamento do screen do tubo (Imagem 7).
Imagem 6: Isolando o fio do screen do circuito.
Imagem 7: Verificação da tensão do pino do screen.
Porém ainda não podemos dizer que há um problema no tubo exigindo o pedido deste,
pois podem ocorrer defeitos na PCI cinescópio que provocam a mesma característica. Então
proceder com a verificação de um possível curto no capacitor C505 na PCI cinescópio.
Ressolde o fio do screen na placa e isole o capacitor, dessoldando um dos terminais
(Imagem 8) . Ligue a TV novamente e verifique se a imagem aparece, outra maneira
interessante seria medir o capacitor (Imagem 9).
Lembrar que para dessoldar e medir o capacitor a TV deve estar desligada.
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO
4
Imagem 8: Isolando o capacitor C505(capacitor do screen).
Imagem 9: Medição do capacitor C505(capacitor do screen), multímetro em escala ôhmica.
No multímetro verificar se o mesmo esta funcionando.
Assim isolamos qualquer defeito da PCI principal e PCI cinescópio evidenciando o
problema de screen em curto no tubo
. Então procederemos com o reparo no tubo de
imagem.
Com o fio do screen e o capacitor dessoldado, ligar a TV e efetuar leves toques com o
fio do screen na ilha de solda do próprio screen (atentar para vários toques no local da
solda do screen conforme Imagem 10). Logo então a imagem voltará a aparecer (Imagem 11).
BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO
5
Imagem 10: Procedimento de dar toques no pino do screen.
Imagem 11: Ao realizar o procedimento a TV volta a produzir imagem.
Se mesmo assim não resolver, proceder com o pedido do tubo cinescópio.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 0800-xxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Joinville, Agosto de 2011.

Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: marcosbr Date: 10 Abr 2013, 08:56
 Silvano.
Ontem mesmo... Conversamos sobre a possibilidade, de um local para artigos de bancada. Coisas simples, e sem muitas firulas teóricas!
Isto, visando facilitar a vida do "técnico" (coisas que não prejudique o cliente também)
Facilitar termos técnicos, e mostrar algumas facilidades do dia a dia!
Ressalvo que nem todos teriam acesso a esta parte! (uma seção por merecimento)
Vou ver esta possibilidade, e sendo viável colocamos em prática!


Quanto a este boletim técnico... Se eu encontrar o original, faço uma denuncia no CREA imediatamente!
Isto se não for junto ao ministério publico... Este procedimento feito numa "autorizada" (principalmente em garantia de fabrica)
Prova exatamente o que eu disse acima... O cliente paga por um conserto que não foi realizado.
Eu ja fiz isto mais de uma vez. (cobrando)  Mas sempre explico a possibilidade de um retorno do aparelho. Deixo o cliente avisado!!!!
Um abraço.

Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: marcosbr Date: 10 Abr 2013, 10:25
 Boletim encontrado.
http://dc433.4shared.com/doc/BBYUHtcO/preview.html
E é exatamente por isto, que somos motivo de piada la fora!
Constado o Defeito no tubo... Segue-se com a reparação.
O certo não seria a substituição do mesmo?????
Explique isto ao cliente... Você pagou um monte de dinheiro, por um aparelho ajeitado com "leves toquinhos"
E tem gente que vem aqui defender estes picaretas.
Olha... Não podemos colocar informações técnicas, em respeito as autorizadas, etc. e tal...!!!!!!
Um engenheiro civil que esconde uma "falha de estrutura" Pode e deve ser responsabilizado, em caso de desabamento! (inclusive criminalmente)
Este aí... Deve ser incluído no código de defesa do consumidor. (vícios ocultos do aparelho)
Num país sério isto da cadeia!  O EXEMPLO VEM DE CIMA!
É por isto que nossos netos (assim como nós) Vão envelhecer conhecendo esta terra como:
O PAÍS DO JEITINHOS!
Um abraço.

Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: paulo52 Date: 10 Abr 2013, 10:35
Caracas  ai  o  bicho  pega ,  se  isso  cai  na  mão  do  consumidor  ??????
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: silvanoservitec Date: 10 Abr 2013, 12:29
esse boletim se me contassem eu não acreditaria,  ms eu tenho ele aqui original. fiquei chocado aind amais com essa de toquinhos, eu queimo o posinho com teste de lampada ccfl que  é mais eficaz, sobre RETORNO, eu garanto  mais que faço, estes dias volti uma cee 29 com flay em curto, com 105 dias,  garantia era de 90,  falo que  garantia acabou, mas que vou resolver, aqui não tem miséria, no caso dos tubos se voltasse eu tenho aqui para repor, se não tivesse solução DEVOLVO A GRANA INTEGRAL,  se algo tiver que dar prejuizxo ELE É MEU, o cliente paga e tem sua solução ou sua grana de volta, nunca fui em 32 anos em procom ou delegacia, claro posso ir amnha, pois tem gente de todo tipo e pode fazer pelas costa, mas reclamou eu resolvo.
Quanto ao boletim postado colado aqui se for contra a sregars posso apagar (apaguei no final os nomes dos responsáveis por ele).  mas era par mostrar que a gente se preocupa mais com cliente que as vezes um fabricante. Eu até acredito que façam isso porque um curto real de METAL COM METAL entre screm e vizinhaça não ocorra,  mas não deixa de ser uma medida extranha de solução de algo novo , pois isso deveria ocorrer depois de uns bons anos. não uns meses.
Re: tv Toshiba tv2934  chassi sk91 tela preta som normal By: marcosbr Date: 10 Abr 2013, 15:36
 Pelo contrário... Não fere em nada as regras do fórum!
Estou procurando quem "elaborou" o boletim.  Se foi feito e indicado pela engenharia da fábrica... O que não acredito.
Ficaria claro, a má fé com a qualidade dos cinescópios usados! Coisa lamentável.
Se foi pelo departamento técnico... Mostra uma total incompetência de direção, e falta de respeito as leis vigentes, e aos clientes!
Um abraço.


Páginas: 12