Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: highlander Date: 26 Novembro 2008, 17:53
Colegas , algúem tem alguma forma de descarregar cpacitores , ou até mesmo tubo sem danificar os componentes periféricos , pois depois que li aqui no forum a respeito de um colega que postou que ele ao descarregar um tubo de CCE , se ñ me engano HPS 2005 , ele já tinha detectado o defeito , só que ao descrregar esse tubo ele "derrubou" , o CI oscilador , por isso se vcs tiverem um circuito ou outra forma de fazer isso me passem , nunca gostei de descarregar pricipalmente capacitores com chaves de fenda da vida , tenho um  colega que ele se diverte comigo pois eu digo que parece um fogueteiro gosta de ver os bichos estalarem até que um dia... , já inclusive avisei a ele a respeito do que o coega postou sobre a CCE . HIghlander
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: Claudio Carvalho Date: 26 Novembro 2008, 18:13
Highlander.

Bem, a forma mais usada, é na realidade a da descarga rápida!! Mas, nem sempre este tipo de descarga elimina o acumulo de carga dos capacitores. Em TVs 29" então nem se fala. Dependendo do aparelho, as vezes, eu estou escrevendo, as vezes, eu faço o seguinte: Pego a ponta do instrumento de bancada, deixo-o livre, sem encostar na trama do tubo, e sim em cima da bancada e vai-se esvaziando aos poucos!!! Demora um pouco mais, mas é muito mais seguro, uma vez que descarrega realmente toda a carga existente no capacitor!

Um abraço

Cláudio
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: carlos_somlaser Date: 26 Novembro 2008, 19:56
OLÁ COLEGA!

  SEMPRE DESCARREGUEI OS CAPACITORES COM UMA LAMPADA DE 220 V  POR 60 WATTS , E O CRT COM O PROPIO CABO DO MULTIMETRO , TIRO A PRACA DO CANHÃO PARA NÃO TER RISCO NENHUM .
   DESTA MANEIRA NUNCA TIVE PROBLEMA ALGUM , NEM AQUELES ESTRALOS QUE FAZEM AO DESCARREGAR CAPACITORES DE VOLTAGEM ALTA QUE FAZEM AS PESSOAS QUE PASSÃO NA RUA SE ASSUSTAREM. HEHEHE...

  UM ABRAÇO FIQUE COM DEUS.
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: edson tadeu Date: 26 Novembro 2008, 20:28
bom eu nao vi as outras respostas, mais lhe garanto que ele so tinha um jeito de  ter danificado o ci

ou ele tirou o fio terra da placa do cinescopio ou ele aterrou no varicap ou em alguma parte da placa ou foi apenas concincidencia. Pois nos meus  tempos que tenho de eletronica sempre coloquei a ponto do fio do teste na malha do tubo e descarreguei sem problema algum. Nunca tive problema com isso. JHa os capacitores da fonte em determinados chasis ja tem que se tomar um certo cuidado como no caso da mitisuvbisch
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: Almeidaf Date: 26 Novembro 2008, 20:44
a muitos anos tenho  um resistor de 220r 5w, que aprendi com um técnico de rádio na minha juventude  (nao faz muito tempo) dentro de um espaguete saindo dois fios vermelhos para descrregar trc e filtros de alta voltagem e de baixas voltagem, nunca tive nenhum problema, e sobre ter pifado o ic visto que a pessoa deve ter descarregado em chassi como o da phillips  que o aguadac é isolado do terra do chassi.
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: carlosverdao Date: 26 Novembro 2008, 22:53
bom aprende nos forum de eletronica , a descarregar os cp  com  a tomada do ferro de solda , nao faz estralos
e descarrega rapido , nunca teve problema ...  ja os crt  descarrego normalmente como a maioria faz , ja ve falarem que os novos chassis da philips , estoura a saida de som mais .... nunca vivenciei este fato... nao posso afirmar .
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: donizeth-ba Date: 27 Novembro 2008, 02:55
sempre descarregei o trc com fio com garra jacare na ponta á qual prendo na malha que envolve o trc, e outrra ponta numa chave d fenda a qual enfio por baixo da ventosa"'chupeta'"descarrega num piscar...
quanto aos caps uso resistor 220rX10W com fios nas extremidades,e encosto as duas pontas nos terminais dos caps de qualquer aparelho e ficam prontos para manutencao, antes disso já dançei com reg d tv mitsubisch,era só pra refazer soldas,como o cap tava carregadao foi-se o reggulador, POWWW...
AGORA descarregar virou mania ate para saúde do meu ESR-CAP Meter.
Re: COMO DESCARREGAR CAPACITOR E TUBO SEM DANIFICAR By: francisco Date: 27 Novembro 2008, 14:28
bom eu sigo o edsom descarrego do mesmo jeito que ele faz.e cap.eu descarrego com o ferro de solda.
Páginas: 1