Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 11 Março 2013, 16:18
Aparelho: Tv LCD
Marca:    Sharp
Fabricante:   
Modelo:   LC-32R24B
Defeito:   Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma.

Boa tarde pessoal do fórum.
Também estou com um aparelho de tv com essa fonte Sharp LC-32R24B com os seguintes sintomas:
Sem imagem ou som;
Apenas acende e apaga led ver no painel acende durante 250ms apaga por 1s, se deixar fica infinitamente neste loop, junto a isso é possível ouvir um relê atracando contato na mesma frequência do led verde.
Verifiquei a fonte toda onde é possível medir as tensões de 13v, já substituí os capacitores c7215, c7216 e c7217. Testei individualmente todas lâmpadas ccfl, pois como descrito no manual de serviços fui orientado a fazer o procedimento para verificar possíveis lampadas queimadas, pressionando as teclas descritas no manual, porém nada acontece e a fonte permanece nesse arma e desarma. Caso alguém tenha o diagrama dessa fonte peço a gentileza de compartilhar.

Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 11 Março 2013, 20:17
Com A Fonte Comutada PS ON verifique se existe  60V no Katodo de D7201  que e fundamental para que a mesma  entre  em ciclo de funcionamento e  seja Alimentado o Inverter .








   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 12:06
Bom dia Caro Joarez.
Desculpe pela demora, pois tive alguns contratempos aqui e tive que me ausentar da bancada.
Pois então, no D7201 pude verificar a tensão de 62,3v. Seguindo a linha que vai até os sources dos Q7503, Q7501 pude medir a mesma tensão. Se minha observação está correta, os gates do Q7503 e Q7501 se ligam ao catodo de D7201. Fica a dúvida, onde está o ci que faz o pulso nos gates desse par de mosfets Q7503 e Q7501? Não será defeito neste ci? Outra dúvida também a respeito de um componente ICP 7201 com nomenclatura "N70E" com encapsulamento igual ao de um bc548 com dois terminais que está conduzindo direto, que componente é este?... Pois não encontrei qualquer informação a respeito deste último.
Desde já agradeço a ajuda e atenção.
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: Oscarioca Date: 13 Março 2013, 18:33
Boa noite, colega. Se não estou enganado, é um fuzível.
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 19:38
Boa noite caro  Oscarioca. Agradeço sua dica.
Trabalhei um pouco mais na fonte desta tv e, verifiquei Q7515 aberto. Este mesmo tem seu coletor ligado a um capacitor e por sua ver liga-se ao pino 4 do 7501. A base do Q7515 vai até o pino REG dos conectores que vem da placa principal, já o emissor está ligado ao GND. Há problema em fazer um bypass neste transistor ? Pelo que entendi do circuito este pino 4 do ciBD9883 conecta em série com um capacitor ao terra para ajuste de oscilação, ou ainda como não existe identificação no componente posso substituir por um bc da vida...? 
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 13 Março 2013, 22:34

       primeiro que Q7515  é um Transistor Autopolarizado ou seja um DTC144,responsavel pelo Delay time do Oscilador Interno do IC7501 por sinal este transistor  já vi muita gente medindo o mesmo errado !!

   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




Não tenho esquema dela porém já consertei centenas delas  agora mesmo estou com uma na Bancada para entregar amanhã , resolvi confirmar o que estou postando aqui por  isso  modifiquei o que tinha escrito anteriormente pós e a dica correta
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 13 Março 2013, 22:58
Releia , pós acabei de consertar mais uma destas !!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 23:04
Tendi.
Vou dar uma olhada no datasheet do componente e verificar a forma correta de teste e medição.
Agradeço pelo help, dou retorno com os resultados.
Valeu.
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 13 Março 2013, 23:16
Veja : http://www.taiwansemi.com/DSfile/DTC144%20EM%20A12.pdf




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 23:40
Se eu estiver erra do, por favor me corrija.
De acordo com a documentação do componente eu terei que medir uma valor de resistência de + ou - 47k entre os terminais 2 e 1.
Encontrei valor de 92k. entre os terminais 1 e 3 de um dos dois que tenho no circuito foi medido 1,8 M o outro somente os 92k entre 2 e 1.
Será...?
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 13 Março 2013, 23:43
Medida  correta não tem problemas Valor do resistor mas Valor da Junção !!






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 13 Março 2013, 23:51
Sobrou então pro BD9883, pois todas as condições para o funcionamento da parte de controle estão satisfeitas e o ci está alimentado 13v, tensão para alimentar os trafos do inverter os 60v  ok...
Do ic7502 está saindo 8,7v.
Que componente seria o ic7503?
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 14 Março 2013, 00:02
Muito  Dificil  ser o BD  primeiro  você  não  Tem BL ON  a nivel Alto ??? e PWM DIM a 100HZ amplitude de 3,3v  vindo da MAIN UNIT ??? sem estes sinais  jamais o CI ira  Oscilar








   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná





Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 14 Março 2013, 00:09
Dá pra fazer o PWM DIM com gerador de onda de bancada utilizando uma onda quadrada mesmo?
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 14 Março 2013, 00:13
Se tiver  um Gerador de Funções sim porem tera que  desligar o inverter da Main unit !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 14 Março 2013, 00:21
BRT e ADIM seriam respectivamente os pinos BL ON e PWM?
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 14 Março 2013, 00:28
Nâo !!!! Stby = BL ON
             BRT   = PWM CONTROL DIM
             A-DIM= ANALOGICO DIMMER




   Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 14 Março 2013, 13:15
Boa tarde Joarez.
Verifiquei  os pontos mencionados anteriormente (STDBY, ADIM e BRT).
Stby não aparece tensão alguma, a propósito, este vai para nível H em função de outros coisas ou assim que ligado o aparelho o mesmo vai pra H caso haja algum erro o sistema desliga essa linha?
Adim aparece os 3,3 e desaparece quando a fonte desarma.
BRT não há nada conectado .
So para reforçar esta tv parou de funcionar em função de uma queda de energia.
Desde já agradeço imensamente o auxílio prestado.
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: joarez siczkoriz Date: 14 Março 2013, 13:18
Em geral  se o inverter ou Back  estiver com falhas envia sinal de error a Main unit para que a mesma  seja inibida seu funcionamento !!




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Tv LCD Sharp LC-32R24B Não liga, arma o relê da fonte em seguida desarma. By: luisfjf Date: 14 Março 2013, 14:49
Verifiquei aqui um comparador de tensão LM 2903 IC (IC 7503) com algum material derretido por baixo do componente, retirei o mesmo, limpei a placa e ressoldei o ci, o comportamento ainda é o mesmo.
Páginas: 12