Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 20 Fev 2013, 10:18
Aparelho: TV
Marca:    Panasonic
Fabricante:   
Modelo:   TC-21V50B
Defeito:   Fonte muito alta

Segundo relato do cliente apresentava linha brilhante horizontal no centro da tela e com uns tapas voltava ao normal até que passou a não ligar mais, de cara vi que o CI vertical estava cheio de soldas frias mas mesmo resoldando o aparelho continuava a entrar em proteção, substituindo ligou por uns segundos a mais e entrou em proteção novamente, reparei vazamento de alta no instante de funcionamento e ao medir o B+ descobri 160V. Pelo esquema notei que no pino 2 do acoplador ótico tenho os mesmos 160V. quando deveriam ser 12,6 medindo o acoplador fora da placa se mostrou bom, troquei e ficou na mesma, as tensões de base e emissor do Q802 estão normais e parece bom medido fora da placa, preciso de ajuda.
Agradeço a quem puder ajudar.
Percí

Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: paulo52 Date: 20 Fev 2013, 14:16
Confere  as  tensões no  regulador  da  fonte .
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: Rangel Date: 20 Fev 2013, 19:33
Perci, vc tem certeza que tem 160V no foto acoplador?? Confira esse detalhe direito aí, pois é estranho vc ter essa tensão toda em cima dele e ele ainda não ter explodido.



Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: marck3 Date: 20 Fev 2013, 20:15
Concordo com os nossos colegas 160v  e muito alto e voce ja teria queimado alguma coisa.O ideal seria troca o optoacoplador e segui os componentes entorno dele.Para medir optoacoplador eu pessoalmente utilizo dois multimetros analogicos um para polarizar o led interno e o outro na saida do fototransistor para ver os pulsos .Ou troco logo ele por se barato.Nao vou desconfiar que seja o terra que voce esta utilizando com referencia ,por causa do vazamento de alta que voce citou.Boa sorte
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: marcosbr Date: 20 Fev 2013, 20:32
 Facilite colocando o esquema aqui.
Não encontrei nada com este modelo.
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: Percí Date: 20 Fev 2013, 21:35
Até para o pino 1 do foto usar todo o valor +B não me pareceu um circuito muito comum, mas enfim..., também várias vêzes medi usando o terra do varicap já que os pinos um e dois do foto estão no secundário, amanhã meço as tensões no regulador, segue o esquema
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: Percí Date: 20 Fev 2013, 21:46
Desculpe amigos, coloquei errado o modelo no início do tópico e só agora eu vi.
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: marcosbr Date: 20 Fev 2013, 22:58
 Dei uma olhada rápida. Amanhã com mais calma eu retorno.
Não tem como isto aí... De cara eu trocaria o acoplador.
Digo trocar!
Re: TV Panasonic TC-21B50V Fonte muito alta By: Percí Date: 21 Fev 2013, 12:23
Foi a primeira coisa que eu fiz, troquei por um branco P421F no lugar do P621 original também branco e depois por um preto 817B, dando sempre o mesmo resultado, não sei bem as diferenças entre eles mas sei que por experiência geralmente servem um no lugar do outro, as tensões no regulador STK73907-T estão todas conforme o esquema mas os pinos 11 e 12 são ligados ao pino 3 do chopper coisa que não bate com o esquema ou o desenho está meio falhado e a tensão que medi em torno de 100V com multímetro comum em escala DC não dá pra considerar.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Sergio Freitas Date: 21 Fev 2013, 13:43
Meça novamente a tensão usando o terra do C-805.

Corrigindo o Marcos os aterramentos são isolados já que a fonte é chopper.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 21 Fev 2013, 14:24
Nesse caso está dando 125V. no pino 2 do opto considerando o terra do primário (terra do C805). Como não quero piorar o problema aguardo uma opinião dos amigos.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Sergio Freitas Date: 21 Fev 2013, 20:10
Tente colocar um outro STK.

No esquema a tensão vinda do retificador vai ao trafo e vai para o pino 12 do STK


Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 21 Fev 2013, 20:26
Tem razão Freitas, estava considerando tensão alternada e de alta frequencia vinda para os pinos 11 e 12 como se fosse uma saída do trafo mas agora também vi que vem da ponte, não será ela ou o C805 que está danificado pra dar só 100V? Se tem tensão no secundário tem chaveamento no primário, amanhã confiro.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Almeidaf Date: 21 Fev 2013, 20:40

No primário,  C805 se a rede for 110V terá 150V a 180.   se rede for 220 chegara aos 300V.
Se for isso ta normal o primário.

....................Ta o maior rollo!!!!!!!!!!!!  voce tem que medir em cima do C 810 , voltagem de +B.
solde um fio negativo  dele, e meça as voltagem que ta no esquema no Q802.
se tiver alto como dizes, tem erro nesse tr .  tem que ter 6.8V  no emissor dele. se tiver acima esse diodo esta aberto. pois é ai o referencial dessa regulagem da fonte.
Fica vacilando que esse aparelho é chegado a pifar o TR SH e trincar o TRC.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: marcosbr Date: 21 Fev 2013, 21:48
 Realmente difícil de entender...
Sérgio.
Pino 2 do foto é secundário, e C805 é primário... A unica linha de controle é esta!
Outra coisa intrigante é dizer que as tensões do TR, e ele mesmo estão normais.
Este seria um bom caso, de "simulação" com a velha lampada. (sem perigo para o circuito adiante)
Primeiro faça um teste de isolamento dos "lados"
Veja se algum destes resistores foi trocado e confira. No mais...
Não tem nada alem do treco que coloquei aí.
Se tem +B... Primário funciona. (sem controle, mas funciona)
Se o controle funciona... CI no primário não controla. (esta ruim)


O resto é o Perci analisar com calma!
Se não deu pra entender, eu tentarei de outra maneira.

Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Sergio Freitas Date: 21 Fev 2013, 21:58
Marcos

Pelos relatos eu estava achando que o STK estaria bichado.

Relendo o tópico novamente fiquei mais perdido ainda......

Amanhã vou analisar com calma essa fonte no esquema, mas ter mais de 100V ao invés de 12 é dificil de acreditar.

Perci esqueça o ponto de aterramento que lhe indiquei, use a carcaça do varicap.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: Percí Date: 22 Fev 2013, 21:23
Acho que está praticamente resolvido, desliguei o B+ do fly-back e liguei uma lampada como sugeriu o Marcosbr, dessa forma pude medir com mais calma as tensões com multímetro digital e pasmem são mais altas do que eu disse, em C805 164V(normal p/ rede 127V), em C810 175V(não sei como a lampada de 110V aguentou) e nos pinos 1 e 2 do fotoacoplador 168V. Analisando cheguei a seguinte conclusão deve ser defeito no coletor do Q802 porque ele deveria oferecer alguma resistência fazendo com que a tensão no pino 2 do foto fosse obrigatoriamente menor que no pino 1 para que o LED interno seja acionado e atue nos pinos 3 e 4 ocorrendo então a regulação, certamente deve ocorrer uma boa queda de tensão em cima do R818 de 10K que está em série com o pino 1 fazendo com que a tensão no mesmo fique um pouco mais alta que no pino 2 em torno de 14V acredito. Hoje mesmo comprei dois 2SC1473 já com a idéia de trocar e só por Deus resolvi dar uma conferida com o multímetro antes de trocar, um veio com base e emissor em curto e o outro totalmente aberto, devem ser forças do além contra a conclusão desse serviço, mas na segunda vou com o multímetro na loja e consigo um bom pro desfecho.
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: marcosbr Date: 22 Fev 2013, 21:37
 Aguardando.
Amém... kkkkkkkkkkkkkk
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: paulo52 Date: 22 Fev 2013, 22:01
Desculpem  ,  não aguentei  , :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
Re: TV Panasonic TC-21V50B Fonte muito alta By: trudes Date: 22 Fev 2013, 22:07
Só um pitaco!
Perci, das várias que eu já consertei dessas:
Resistor de saturação do regulador interno do STK alterado (o verdinho)
Retire o chopper e levante os "malditos" diodinhos que a panasonic usa que estão abaixo dele hehehe..
STK defeituoso.
Tenta aí!!
Páginas: 12