Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
NOBREAK Não tem na lista SB1000Bi tensão errada na saída quando está usando bateria By: eletmoraes Date: 20 Fev 2013, 09:47
Aparelho: NOBREAK
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    SMS
Modelo:   SB1000Bi
Defeito:   tensão errada na saída quando está usando bateria

Quando desligo o cabo de força para entrar pela bateria a tensão de saída depois de regulada internamente fica em 115V sem colocar carga nenhuma na saída mas quando coloco uma carga na saída a tensão aumenta para mais de 140VCA. Alguém já pegou este sintoma?

Agradeço a quem puder ajudar.
José Fernando

Re: NOBREAK Não tem na lista SB1000Bi tensão errada na saída quando está usando bateria By: marcosbr Date: 20 Fev 2013, 10:31
 Entendi.
Mas para facilitar... Qual efeito "real" acontece?
Por norma... Nossa tensão nominal AC, é 127V + ou -
Ao ligar uma lampada 115V por ex... Ela daria um brilho excessivo e facilmente romperia o filamento.
Mas num aparelho bivolt... Isto seria detectado e corrigido automaticamente.
Este foi o defeito inicial? Comparou seu voltímetro na rede norma?
Fale mais...
Re: NOBREAK Não tem na lista SB1000Bi tensão errada na saída quando está usando bateria By: Rangel Date: 20 Fev 2013, 19:48
Outra coisa que vc tem que ficar atento tb é que alguns tipos de nobreak's não liberam uma senoide perfeita na sua saída no modo bateria, e por esse motivo muitos multímetros não conseguem interpretar corretamente a tensão de saída, para ver realmente qual tensão está saindo com mais precisão, o ideal seria vc usar um multímetro true rms.
Re: NOBREAK Não tem na lista SB1000Bi tensão errada na saída quando está usando bateria By: medeirosfran Date: 22 Fev 2013, 16:39
trabalho com nobreacks ha um bom tempo e é normal ter uma tensão de saida igual a da rede de alimantação 127AC qdo o mesmo está plugado e qdo está em sua função [ nas baterias] a tensão de saida é + ou - de 90va, isso pode variar dependendo da marca, modelo e fabricante, em seu caso verifique o estado das baterias e faça testes elas podem estar esgotadas.
Re: NOBREAK Não tem na lista SB1000Bi tensão errada na saída quando está usando bateria By: Rangel Date: 23 Fev 2013, 12:37
O que eu disse anteriormente, sobre a tensão real que está saindo do nobreak e a tensão mostrada por alguns multímetros comuns, já foi testado e comprovado por mim aqui na minha oficina, com um osciloscópio ou com uma multímetro true rms, consegue-se ver o que estou dizendo, alguns modelos tem uma forma de onda retangular, mas com os mesmos 60Hz, ao invés da senóide da rede e isso "confunde" os multímetros comuns. Para quem não tem um osciloscópio ou um multímetro true rms, pode-se comprovar o funcionamento usando uma lâmpada incandescente na saída do nobreak, e observar se tem alguma alteração no brilho da lâmpada no momento em que se desliga a tomada do nobreak, se ele estiver em perfeitas condições, o brilho se manterá como estava antes, mesmo com seu multímetro informando uma queda na tensão.
Páginas: 1