Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 24 Mar 2013, 18:28
Aparelho: Plasma
Marca:    LG
Fabricante:   
Modelo:   42PT250B
Defeito:   Fonte desarma, Z-Sus em curto

Estou com duas 42PT250B com o mesmo defeito. Assim que se da o sinal para ligar, ela arma, e ficar cerca de 1 segundo antes de desarmar, dá para escutar a frequência no Z-Sus proximo aos  transistores em curto.

Agradeço a quem puder ajudar.
Anderson


--- EDIT --

Encontrei 2 30F124, substitui, e liguei. puft, abriu imagem!! :D Junto a isso veio o problema de que a imagem não está boa, e com vários pontos. Pesquisando, encontrei que preciso ajustar o waveform caso isso aconteça. Vou colocar o osciloscópio no waveform para medir, alguém teria algum manual de serviço, ou possa me dizer o caminho para solucionar? Os ajustes são os trimpot, ou é via software(rs232)?

Obrigado,
Re: Plasma LG 42PT250B Fonte desarma, Z-Sus em curto By: marcosbr Date: 24 Mar 2013, 21:34
 Coloquei seu tópico no fórum correto.
Ao invés de "casa" Coloque Cidade>Estado no seu perfil!
Um abraço.
Re: Plasma LG 42PT250B Fonte desarma, Z-Sus em curto By: gmtandi Date: 24 Mar 2013, 23:20
Citação de: marcosbr online 24 Mar 2013, 21:34
Coloquei seu tópico no fórum correto.
Ao invés de "casa" Coloque Cidade>Estado no seu perfil!
Um abraço.

Boa noite,

Eu havia colocado no fórum correto, ele foi movido para o de visitantes por outro moderador. Já fiz a alteração no meu perfil assim como foi requisitado.
Sou novo no fórum, mas pretendo frequentar mais, gostei muito da qualidade do conteúdo que se tem por aqui.

Espero que este post não seja considerado como um "up", pois ele tem como objetivo responder ao que foi requisitado

Continuando o assunto do tópico, tirei um printscreen do Z-waveform, e uma foto da tela. As cores parecem estar bem fracas, no preto dá para notar que tem muitos pontos vermelhos/azuis na tela







Toda ajuda é bem-vinda,
Obrigado pela atenção,
Re: Plasma LG 42PT250B Fonte desarma, Z-Sus em curto By: joarez siczkoriz Date: 24 Mar 2013, 23:25
Má descarga no PDP somente com a JIG !! 






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PT250B Fonte desarma, Z-Sus em curto By: gmtandi Date: 24 Mar 2013, 23:32
Citação de: Joarez Siczkoriz online 24 Mar 2013, 23:25
Má descarga no PDP somente com a JIG !! 

Obrigado, irei construir um JIG amanhã, e retorno com noticias assim que realizar os procedimentos.
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 24 Mar 2013, 23:34
Além disso Tensão VSC , -VY , VZB,VA,VS devem estar  corretas conforme etiqueta do PDP !!






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 24 Mar 2013, 23:37
A JIG que faz este Ajuste  nada tem a ver com aquela tipica de monitor que o pessoal  espalha  o esquema  feito  agua  achando que pode se usar  para programar tanto Lcd como plasma e bem mais  complexa  amanha bato uma  foto da minha e posto aqui ....






       Joarez Siczkoriz
       Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 24 Mar 2013, 23:50
Citação de: Joarez Siczkoriz online 24 Mar 2013, 23:37
A JIG que faz este Ajuste  nada tem a ver com aquela tipica de monitor que o pessoal  espalha  o esquema  feito  agua  achando que pode se usar  para programar tanto Lcd como plasma e bem mais  complexa  amanha bato uma  foto da minha e posto aqui ....
Espero que seja possível construir com componentes simples, ou pelo menos não custe mais que a assistência técnica da LG aqui na cidade queria cobrar pelo concerto de 2 30F124 queimados. Pediram 450 dizendo que iam trocar as duas placas. Será que vale o concerto?

Citação de: Joarez Siczkoriz online 24 Mar 2013, 23:34
Além disso Tensão VSC , -VY , VZB,VA,VS devem estar  corretas conforme etiqueta do PDP !!

Verifiquei todas as tensões, e aparentemente estão normais, irei verificar novamente antes de qualquer coisa.
Obrigado pela dica.

Tem sido de grande ajuda Joarez, Obrigado mesmo
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 24 Mar 2013, 23:51
Além disso a Placa que  você a foto não e Zsus  é a Ysus !!  Zsus  e  ligada direto  ao  Flat liso da tela lado Direito olhando Tv de costas , e Ysus e ligada as buffers ficando lado esquerdo da Mesma




  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 25 Mar 2013, 00:04
Citação de: Joarez Siczkoriz online 24 Mar 2013, 23:51
Além disso a Placa que  você a foto não e Zsus  é a Ysus !!  Zsus  e  ligada direto  ao  Flat liso da tela lado Direito olhando Tv de costas , e Ysus e ligada as buffers ficando lado esquerdo da Mesma

Sim, a ZSus é aonde tem a Waveform ;) foi nela que substitui os 2 30f124. Acontece que nesta plasma estava com problema no receptor infravermelho, e eu tinha uma outra que estava com problema de desarmar ao ligar, troquei todas as placas entre elas para nao precisar desmontar toda a carcaça  pra acessar a placa do infravermelho. foi a maior besteira que fiz, aconteceu algo de errado que acabou deixando a que estava boa com problemas também. Voltei tudo de volta e verifiquei  que os 30f124 estavam em curto. como já estava tarde, as lojas de eletronica na cidade já estavam fechadas, então removi alguns componentes(30f124) da  YSus da tv que estava queimada antes, e coloquei no ZSus que danificou depois da troca das placas. Então liguei, e sucesso. somente falta o procedimento do JIG pelo jeito :\

Estou concertando a que está mais facil no momento, depois parto para a que vai ser uma dor de cabeça :_) Está sendo uma das primeiras televisões que concerto, e está sendo emocionante.

Além disso, é possivel ter algum capacitor danificado? não tenho acesso a um medidor ESR no momento para testa-los, mas colocando o ouvido proximo a YSus dá para ouvir barulho de chaveamento proximo aos capacitores.

Obrigado novamente
;)
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 00:13
Colega esta coisa de Capacitor com Defeito e coisa de TV CRT , coisa que  não ira  encontrar nas Plasmas principalmente  nas placas de  chaveamento e comutação rapidas como na Ysus e Zsus ... com relação as placas  você continua  equivocado a foto que postou é







 
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 00:37
Sim Amigo Más  cuidado estes transistores  não queimam de Graça !!




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 25 Mar 2013, 00:45
Citação de: Joarez Siczkoriz online 25 Mar 2013, 00:37
Sim Amigo Más  cuidado estes transistores  não queimam de Graça !!

Pensei nisso também, mas todos os outros componentes estão dentro dos valores, e tensão ok, acredito que meu erro foi ter colocado estas placas na outra TV de mesmo modelo, com placas iguais. O Manual de serviço diz que a solução para Má descarga é a substituição das placas Z e Y. Não acredito que a substituição da placa seja a unica solução. Um JIG construido com estes esquemas que rolam pela internet não iriam dar um resultado que melhorasse um pouco a situação? Se a resposta for não, fico sem saber o que fazer, aonde adquirir o equipamento necessário para o ajuste.

De qualquer forma, obrigado, vou dormir que amanhã preciso acordar cedo para continuar nas tentativas de uma solução ;)
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 02:10
Estas  Não  Servem para Plasma !!! 




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná




Maioria destas só serviam para Monitores e CRTs Ainda
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 25 Mar 2013, 08:24
Citação de: Joarez Siczkoriz online 25 Mar 2013, 02:10
Estas  Não  Servem para Plasma !!! 
Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Maioria destas só serviam para Monitores e CRTs Ainda

Fui até onde consegui no momento, mas ainda pretendo deixar esta LG funcionando. O proximo passo seria o JIG para programar o PDP, mas pesquisei bastante e não encontrei ninguém que venda um JIG. deve ser um equipamento restrito a assistências. Também não encontrei nenhum esquemático que auxiliasse na contrução de um. Saberia me indicar alguém na região que dispõe de tal equipamento para emprestar/alugar o JIG, ou mesmo fazer o serviço?

Sei que este forum não tem como objetivo serviço e sim ajuda tecnica, mas diante das impossibilidades até o momento, não vejo nada de mal em perguntar se existe alguém na região que possua o JIG para que eu possa continuar na tentativa do reparo. Se tivesse um esquemático, já seria ótimo ;)

Abcs,
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 08:53
Esta JIG não e vendida e apenas fornecida aos postos Autorizados  , e  colaboradores de alguma forma com ela ....  Eu tenho ela para meu uso não alugo e nem empresto pós e uma ferramenta de meu dia a dia , além disso não se pode  mandar as placas apenas  , esta  programação deve ser feita com o TV ao todo 






   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




O que você pode tentar e conversar com o posto LG local  para que o mesmo execute esta  programação a você
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: gmtandi Date: 25 Mar 2013, 10:26
Citação de: Joarez Siczkoriz online 25 Mar 2013, 08:53
Esta JIG não e vendida e apenas fornecida aos postos Autorizados  , e  colaboradores de alguma forma com ela ....  Eu tenho ela para meu uso não alugo e nem empresto pós e uma ferramenta de meu dia a dia , além disso não se pode  mandar as placas apenas  , esta  programação deve ser feita com o TV ao todo 





   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná




O que você pode tentar e conversar com o posto LG local  para que o mesmo execute esta  programação a você
ok, entendo a necessidade de levar a tv completa. Gostaria de saber se existia alguem na regiao mesmo pois o pessoal autorizado por aqui demonstrou ter menos conhecimento que eu, mas farei isso então. caso eles recusem de fazer este serviço e queiram me vender placas novas, posso contatar você?

obrigado,
Re: Plasma LG 42PT250B Após reparo no ZSus/YSus, Imagem ficou ruim By: joarez siczkoriz Date: 25 Mar 2013, 10:29
Me envie um email em private  o forum tem regras não e permitido qualquer tipo de  negociação anote meu e-mail :


  engenhariatecnologica@hotmail.com




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná



Páginas: 1