Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
(RESOLVIDO) TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Alexleoser Date: 23 Novembro 2008, 02:23
Olá a todos

TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remoto

Estou com um defeito que não tinha visto até hoje, é o seguinte.

1º encontrei o Transistor D2553 em curto, substitui o dito cujo e a tv funcionou perfeitamente com imagem e som normal.

Para ter certeza que estava funcionando o Controle Remoto(Remocom) desliguei a TV pelo controle, e pro meu espanto o Saida horizontal queimou na hora.

*Já queimei 4 Transistores nesta bem dita TV*

Fiz uma limpa na saida horizontal e não achei nada errado mas mesmo assim troquei alguns componentes no drive e na linha do trans... horizontal.

Já fiz o seguinte:

*Resoldei o CI TMPA88xxxx e muitas partes do chassis Fonte,horizontal, linha do estand-by e ETC...

*Verifiquei a Fonte que esta com 125V no +B do horizontal

*Testei a linha de 9V que alimenta o Pino 17 (H.VCC) e ao desligar pelo controle a tensão some, como deve ser.

*Quanto ao Pulso Hout e a tensão de 1,5V que sai do pino 13 e vai até a base do Driver, também desaparece ao colocar a tv em stand-by.

*Quando eu desligo a tv pela tomada o transistor não queima, ou seja só queima quanto aciono o controle remoto colocando a tv em Stand-By.

*Peguei uma TV do mesmo Modelo que tenho na loja e fiz umas medidas de comparação e notei que ao colocar a tv em stand-by medindo a tensão dos 125V a mesma da uma queda de uns 4 voltes + ou - sem o TR horizontal e com o transistor horizontal no lugar a queda de tensão é de + ou - 15V sendo que esta tensão só dá esta pequena queda no exato momento em que coloco a TV em stand-by e depois volta para os 125 volts.

*Ao fazer a mesma medida na TV que esta queimando o TR horizontal, não tem esta queda ao colocar a tv em stand-by.

*Achei um erro na linha do Q-842 que tem a Base polarizada pela linha de Stand-By, este transistor que é SMD pega na linha do Foto Acoplador e no Q-872(S1854 FA) sendo que este último pega na linha dos 125V.

*O Q-842 tem a base polarizada com a tv em Stand-by e ao ligar a tv a base fica com zero volt.

* O Emissor é aterrado

*Segundo o Diagrama tem que ter 7,8 Volt´s no coletor com a tv ligada.
*ao medir a tv Boa que estou usando para comparar as tensões, notei que não apresenta a tensão de 7,8 V no coletor do Q 842 sendo a tensão que achei de 4,5 volt´s, ou seja não sei ao certo qual é a tensão desta linha.

Troquei o Q-842(2SC-2712), Foto acoplador, Q-872(S1854 FA), D-873(Zener 16V).

Verifiquei: R-842(4K7), R-870(220R), R-883(510R)
Também dei uma varrida na linha do horizontal e não achei nada errado.


Peço a ajuda dos amigos pois estou perdido nesta TV.

Abraços

Alexandre santos
Teresópolis/RJ






Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Claudio Carvalho Date: 23 Novembro 2008, 08:33
Alex.

Bem vindo ao Fórum. O Mário ( Radiotech) o Jair ( São Jorge/ Plug tec ) e Eu ( Protege alarmes ) estamos aqui também! Veja, já houve aqui um tópico igualzinho ao seu e com a mesma TV! Veja na pag. de resolvidos, que aparece lá em cima no banner, e procure lá. Acho que achará a sua resposta!

Cláudio

PS. Alex, eu sei que trabalha na profissão ha tempos, mas complete o seu perfil, colocando o seu tempo de bancada, a turma gosta de saber com quem escreve, para poder se aprofundar no racíocinio, mais ou menos, entende? Abraços ao Dalson!
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: edson tadeu Date: 23 Novembro 2008, 08:51
voce disse que a tv quando desligada no controle remoto queima o saida horizontal

quando desligada na tomada nao queima   o que me chamou a tençao foi na tomada


e quando voce desliga na cheve geral da tv o que acontece?
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: edson tadeu Date: 23 Novembro 2008, 09:16
 bote um capacitor de 100k x 250v ou mais da base do  saida horizontal para terra

verifique o diodo grande da fonte de polarização melhor trocar
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Alexleoser Date: 23 Novembro 2008, 15:47
E ai amigo Claudio, tudo bem com você?

Claudio, você teria como localizar o tópico que você disse, pois fui na Página de Reparação e não achei nada sobre esta tv em específico.

Este defeito é muito estranho.
Estou achando que tem alguma modificação de fábrica para esta  tv.

Desde de já te agradeço pela ajuda

Forte abraço pra você e a galera do fórum

Até +


Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Alexleoser Date: 23 Novembro 2008, 15:56
olá amigo Edson Tadeu

Obrigado pela ajuda.

Bom, quanto a desligar pela chave ou pela tomada o saida horizontal não queima.

Vou colocar o capacitor e te falo depois mas se você ou alguém do fórum achar alguma coisa que possa me ajudar peço a ajuda dos amigos

Obrigadão

Até +
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Claudio Carvalho Date: 23 Novembro 2008, 20:42
Alex.

Esta adesão que o Edson escreveu é muito válida. Visto que anteriormente a fábrica mandava com este cap., OK!
Coloque e veja o resultado!

Cláudio
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: paulocruz49 Date: 24 Novembro 2008, 09:01
   Peguei um defeito parecido, troque o cap. de largura.
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: abseg e cia Date: 24 Novembro 2008, 21:47
o negocio eo seguinte ja tive esse problema algumas vezes cheguei ate a isolar a tecla do controle remoto para o cliente nao usar o stand by do contrle remoto
mais o problema esta na propria saida horizontal vai ate uma autorizada toshiba compra um transisto deles e coloca pra tu ver problema estara resolvido essa tv só aceita a saida original
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: tectonny Date: 24 Novembro 2008, 23:23
Pelo que o amigo descreve, parece se problema no oscilador horizontal ocasionado pelo CI, troque o cristal do CI osc. hori. para teste e em volta do CI oscilador horizontal troque os capacitores mini que tem relação com a frequencia horizontal.
Re: TV Toshiba 2998(F)MS Queimando Horizontal quando colocado em stand-by pelo Remot By: Alexleoser Date: 25 Novembro 2008, 21:02
 :o///////DEFEITO RESOLVIDO\\\\\\\ :o

Amigos

Eu já havia feito o a troca do Saida horizontal por um original, também troquei o Cristal,capacitor de largura e por ai vai.

Até que eu resolvi trocar o CI da fonte (TDA-16846) e pra minha surpresa resolveu o problema.

Peguei o CI (TDA-16846) e coloquei em uma outra TV do mesmo modelo e coloquei um saida horizontal destes vagaba que vende por ai e queimou o saida horizontal na hora que coloquei a tv em stand-by.


Quero agradecer a todos os amigos que se empenharam em me tirar deste sufoco.

Muito obrigado


Atenciosamente

Alexandre Santos
Teresópolis/RJ


Páginas: 1