Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
TV LCD Semp LC3241W Desliga com sinal de cabo/antena By: Antonio Torina Date: 28 Dez 2012, 18:46
Aparelho: TV LCD
Marca:    Semp
Fabricante:    
Modelo:   LC3241W
Defeito:   Desliga com sinal de cabo/antena

Olá amigos.
Sou cadastrado há algum tempo neste fórum, porém, nunca pedi ajuda. Apenas pesquiso e leio os tópicos que interessam em cada momento.
Hoje, resolvi pedir uma opinião.
É o seguinte: recebi um LC3241W que não ligava. Batia o relê e nada mais. Abri e encontrei alguns conectores dos cabos mal encaixados. Retirei todos, limpei e reconectei e tudo funcionou normal (ou quase!). Deixei ligado por dias seguidos, o dia inteiro e não apresentou nenhum problema. Usei com o HDMI e um receptor de satélite.
Entreguei, cobrei e no dia seguinte o cliente retornou com o aparelho dizendo que estava a "mesma coisa". Liguei na frente do cliente e funcionou de primeira. Aí eu disse a ele que não estava a "mesma coisa", pois quando veio só batia o relê e não ligava.
Deixei em testes novamente por mais alguns dias e não apresentou nenhum problema. Entreguei novamente e nova reclamação. Está comigo pelo menos há 15 dias, sem apresentar problemas.
Aqui vem o intrigante da história, para justificar o "(ou quase!)"mais atrás. Hoje, por uma razão qualquer, mudei o Source de sinal para TV e não é que o danado desligou várias vezes, como se tivesse faltado entrada de AC por um breve momento. O piloto verde continua ativo. Volta a funcionar espontaneamente como se estivesse tudo normal. Mudei novamente para entrada HDMI e não ocorre o problema.
Alguém já pegou um abacaxi desses?
Detalhe: o cliente usa TV a cabo e por isso a entrada é a do sintonizador, justo onde ocorre o problema.
Aguardo alguma "luz" dos colegas.
Obrigado e desde já, Bom Ano Novo a todos.

PS:- Postei esse mesmo tópico do setor de "RESOLVIDOS", por engano. Por favor, peço ao moderador apagar o tópico naquele local.
Obrigado.


Agradeço a quem puder ajudar.
Antonio Torina

Re: TV LCD Semp LC3241W Desliga com sinal de cabo/antena By: joarez siczkoriz Date: 28 Dez 2012, 21:36
Verifique Tensão PFC da fonte e  Tensão Stby , as Mesmas devem estar Cravadas sem variações e sem Ripples ..






  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: TV LCD Semp LC3241W Desliga com sinal de cabo/antena By: Antonio Torina Date: 30 Dez 2012, 14:41
Olá Joarez,
Obrigado pela opinião.
Está resolvido, após consultar boletim da [size=78%]Semp às autorizadas.[/size]
[size=78%]Não se trata propriamente de um defeito. É falha de funcionamento por economia de 3 capacitores eletrolíticos. Além de suprir as faltas dos componentes, deve-se aterrar o invólucro do cristal X5400 e substituir um choque smd (FL471) por um resistor 0R0. Na prática, fiz uma ponte sobre o choque e pronto. [/size]
Eletrolíticos adicionados:
C4164 e 4165 = 22uF x 16V
C4540 = 100uF x 16V
Todo procedimento na Main Board.
Ainda fica a pergunta que não quer calar: Por que só ocorre o problema quando se utiliza a fonte de sinal Antena ou Cabo?
Deve ser pela indução de interferências, ou ainda, por usar mais corrente no processamento extra de sintonia, conversão, etc, o que sobrecarrega o circuito, aumentando a amplitude do Ripple. Se alguém tiver uma explicação mais lógica, fique à vontade para expressar a opinião.
Pontanto, dou como RESOLVIDO o tópico.
Obrigado a todos.
Páginas: 1