Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: Lucafer Date: 06 Dez 2012, 18:27
Aparelho: Tv
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca
Defeito:   Fonte não oscila

Colegas do forum, tenho observado em minha oficina o frequente retorno das TVs Samsung que utilizam na fonte o CI CQ0765RT. Sempre no verão (dez-jan-fev). O Mosfet é muito sensível à descargas pelo mau tempo ou a Samsung cometeu um erro de engenharia no chassis KSCA. Alguém tem alguma idéia de proteção do CI da Fairchild para que ele não queime quando ocorre oscilações nas alimentações principalmente nos estalos do verão? Os clientes pensam que estão sendo enganados.Obrigado.

Agradeço a quem puder ajudar.
Luiz Carlos Ferreira

Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: antoniotecny@ Date: 06 Dez 2012, 22:54
lucafer,  e recomendado que se passe pasta termica no decipador e limpeza da pasta velha do mesmo. tambem tenho reparado que não so nas samsung como nas lg. a frecuencia de ocilaçao da fonte , atrae umas formiguinhas amarelinhas pra dentro do tv. e no pe do str.
Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: UNIDASEX Date: 07 Dez 2012, 11:25
Luiz:


Estes chassis utilizam zenners de controle nas etapas de comparação e saída a fim de evitar a fragilidade mencionada por você!


Verifique se eles estão presentes( não foram suprimidos por alguém), assim como verifique o estado dos capacitores(poliester)  que compõem o estágio de controle da fonte!!
Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: Lucafer Date: 10 Dez 2012, 16:19
Eu troco o CI oscilador+mosfet e a tv funciona perfeitamente até o próximo verão. Este modelo não tem chave geral e sempre aconselho os clientes a retirarem a TV da tomada quando ameaça um temporal, só que ninguém se lembra de  fazer  isso.  Será que não falta um varistor na entrada desta fonte? Obrigado
Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: baiano Date: 13 Fev 2013, 10:48
oi amigo lucafer to com um aparelho morto por descarga de raio poderia me informar a posição desse mosfet e o ci oscilador falo numero de posiçao na pci desde fico grato obs o memsmo modelo.
Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: Almeidaf Date: 13 Fev 2013, 10:56
Baiano, o comentario acima  esta dentro da norma técnica, e quanto voce pedir o posicionamento de alguns componentes, indica que voce não tem pratica de manutenção, pois alem desses componentes  em foco tem muitos periféricos em questão, e dificilmente conseguiras ressuscitar esse aparelho. Se puder procure alguem com mais esperiencia, pois vai jogar dinheiro fora. Sintomas parecidos dificilmente são as mesmas peças (como Joarez\ escreve, não é receita de bolo). Aceite como advertencia, para não cometer erros.
Re: Tv Samsung samsung cl 21z43mq4xxaz chassis ksca Fonte não oscila By: anselmoeletronica Date: 13 Fev 2013, 11:13
colega,verifique se um desses componentes não está alterado: C 802, C 804, R 802, 803, 804, 806, DZ 803 E DZ 210.
Sucesso,
Páginas: 1