Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 123
(ENCERRADO) modulotaramps stronger gold series 1.0kw queimando fets irf1404 By: johnthomasbp Date: 14 Novembro 2012, 20:27
Aparelho: modulo amplificador
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    taramps
Modelo:   taramps stronger golde series 1.0kw
Defeito:   queimando  2 primeiros fets irf1404 saida da fonte

entao amigos do forum estou quebrando a cabeça para reparar esse modulo preciso muito da ajuda de voces o de feito eo seguinte o aparelho chegou em minhas maos com o seguinte defeito nao ligava nada pois e uma visualizaçao rapida vi que avia uma trilha arrebentada refis a trilha e fui ligar o aparelho assim que ligue ele acionou o leds em sequencia como todos os taramps so que na hora que ele foi estabilizar no on led azul ele dava um zunido e queimou os quatro fets irf1404 da saida da fonte  bom troquei os fets irf1404 eo driver ir2010 tambem fiz a troca dos diodos 1n4007 que estavam abertos e ja aproveitei e troquei os 7815 7915 eo cmos hef o comparador  eos 4n25   bom fui ligar o aparelho depous de ter trocado todos essas peças  coloquei a alimentaçao com uma fonte de 120 ampares  na hora que liguei o remote ele os dois primeiros fets da fonte nao chegou nem a ligar ja istorou e agora eu nao sei o que pode ser ha e nao esquecendo eu fiz o teste eu tirei os transdiodos da saida de audio para ver se nao era a saida de audio mais nao ele queimaram do mesmo jeito aguardo ajuda de voces do forum ate+

Agradeço a quem puder ajudar.
john thomas

Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 14 Novembro 2012, 23:43
John,para o teste inicial use uma fonte de 5A,assim você evita a queima instantânea dos irfs.


Quantos irf1404 esse módulo tem ?
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 15 Novembro 2012, 13:06
entao amigo Perez esse modulo trabalha com uma fonte de 4 irf1404 dois par   eu estou colocando agora uma fonte de computador para testes mais ainda nao achei o defeito eu coloco a fonte de pc ela desarma nao liga oque sera que esta acontecendo vou colocar uma foto da placa pra voce ver.
http://img.tectonny.com/di/JP0N/SDC13985.jpg
afoto esta no link
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 15 Novembro 2012, 14:03
 John,gostei da foto.

Faça o seguinte retire todos os IRF da fonte e com um multímetro analógico utilizando o conector OUTPUT anote a tensão dos gates,eles devem ter uma tensão iguais em todos os pinos ok.


O ideal mesmo seria dispor de um osciloscópio para medir a onda quadrada nos gates,mais com o multímetro dá para testar a principio.


Provavelmente ela está com problemas na fonte,porque se fosse algo na saída ela
queimaria os 4 irf ,mas...por precaução,retire os irbs da saída para testes também.


Não descarte também um possível curto nas espiras desse toroidal.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: antoniotecny@ Date: 15 Novembro 2012, 15:00
john, ajudando o amigo prez, acho que uma fonte de computador não tem potencia suficiente p alimentar o modolo , porisso ela dezarma. você pode colocar uma lampada de farou de carro desas de 12v. em seri com a sua fonte de 120a, isso ajuda muinto a ivitar queima de componentes. observe a potencia da lampada, se necessario ligue 2 em paralelo. já com tudo checado e com os fets no lugar observe o aquecimento dos fets. observe o acender das lampadas se acender muinto forte ainda existe corto. outra coiza cuidado com componentes falços.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 15 Novembro 2012, 15:20
O Antonio,foi a primeira coisa que escrevi no tópico !fonte de 5 amperes,

A de pc dá e sobra.Já que esse módulo gasta 0,8 A em repouso !
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: antoniotecny@ Date: 15 Novembro 2012, 15:27
ok perez tou sem o esquema, e imaginei que fosse moir o consumo. se conseguir o esquema posta aqui.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 15 Novembro 2012, 15:32
Antonio,não tenho esse modelo em especial,mas...se precisar de outro modelo da linha TA e TD é só falar ok.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 15 Novembro 2012, 17:03
amigo Perez a principio ele queimava os 4 irf1404  dae eu fiz um teste para ver se era a saida de audio  eu retirei os transdiodos 1620 e liguei o aparelho sem os transdiodos e ele queimou os fets irf1404 do mesmo jeito dae vendo esse teste eu descartei a saida acho que a saida de audio nao é mais o que acha que pode ser o trafo eu tinha essa ideia tambem proque astes ele queimava os 4 irf1404  mais antes de queimar fazia um zunido no meio do trafo toroidal dae torrava so fets so que agora nao faz mais zunido no trafo toroidal o que acha?
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 15 Novembro 2012, 17:08
ha e testei as tensoes dos gates sao todas iguais 12.0 volts em todos os gates mais alguma sugestao .
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 15 Novembro 2012, 18:30
 Bom, se tem 12v nos gates do irf1404 o problema está ai.


O correto seria algo entre 4,5 a 6,0 vpp.


Siga a linha  passando pelo resistor até o ir2010,depois disso, passe para o pic ! é dele que sai essa tensão.


Me diga uma coisa Jonh,e se você colocar somente os irf1404 só de um lado,o que acontece ? O lado que não está queimando é claro !
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 15 Novembro 2012, 20:39
bom amigo Perez eu nao fiz esse teste de colocar so os fests do lado que nao esta queimando agora vou fazer dae eu te falo beleza .
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: gilson12345678 Date: 15 Novembro 2012, 23:42
 a tenção nos gat tem que ser de 4,5 a 6 v com o modulo ligado, a corrente de pico para carregar os capacitores da entrada da fonte e muinto alta, dezarma a fonte de pc facilmente, fonte de pc nao e recomendado, uso na minha oficia uma bateria de 60amp. e um dijuntor de 10A se tiver curto dezarma na hora depois e so rearmar, lembramdo que modulos mais forte dezarma o dijuntor so de conectar os cabos de alimentação no modulo, por causa da corrente de pico para carregar os capacitores, depois de carregados a corrente de standby e baixa.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: zelo Date: 16 Novembro 2012, 12:35
Já peguei dois modulos taramps com curto no toroidal por baixo.O chato é tirar e recolocar ,mas dá pra recuperar o toroidal,basta afastar as espiras e um banho de verniz e está resolvido.Quanto aos fets tenho colocado IRF 3205 no lugar dos originais.
até agora não tive retornos.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 16 Novembro 2012, 17:26
 Gente, vamos nos concentrar em ajudar Jonh,de nada  vai acrescentar ao tópico ficar repedindo o eu postei anteriormente.


1° a corrente não é alta,medi  hoje uma TA2000 e deu 3.10 A de pico. Trabalho com uma fonte de 5 Amperes  a  mais 12 anos,até hoje só não consegui ligar a 3500w.


2° Trocar um mosfet de 202A (ir1404) por um de 110A (irf 3205) é no minimo uma imprudência.


Vamos espera ele retornar com novidades ok.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 22 Novembro 2012, 21:56
bom amigos retirei os dois primeiros fets e coloquei a alimentaçao bom assim que eu ligue o remote ele desligou a fonte bom fiz uns testes sem ligar o remote com a fonte ligada a 12 volts  nos gates dos fets tem 12volts sem ligar o remote  por que quando ligo o remote ele desliga a fonte essa tensao nos gates e normal ou nao  estou desconfiando do toroide sera que pode ser ele o que voces acham?
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 22 Novembro 2012, 23:59
John,eu testaria o toroide sim ! e seguiria a trilha que leva até os gates,porque não é normal existir tensão alguma com o remote desconectado.

Veja bem ,a tensão (onda quadrada) é gerada pelo pic depois é amplificado pelo driver e depois os 1404.
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 23 Novembro 2012, 00:26
bom amigo Perez eu retirei o toroide do circuito de uma trabalheira  pra tirar ele mais eu acho que tem alguma coisa de errado como ele mesmo porque como voce disse com o remote desligado nao deveria ter tensao no gates do fets  por que eles sao acionados pelo driver ir2010  que ecionado pelo par pic 10f200 ocilador e gardiao agora estou pesando em colocar um toroide novo o que voce acha amigo Perez por que so pode ser ele nao tem mais o que fazer porque eu troquei todos o componentes da fonte  tro quei todos os reg  os photoacropadores 4n25 comparador vf17  cmos hef40106bp  fets novos ir2010 novo diodos novos  o que voce acha amigo me de uma luz
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: lm-perez Date: 23 Novembro 2012, 02:23
 Então John,existem casos que dá para verificar com multiteste,o problema é quando retiramos o toroide da placa,curto desaparece.

Eu geralmente substituo todas as aspiras por fios novos,dou um banho com verniz para motores ou resina,da quelas usadas em telhado depois de fixada na pci,colo a parte central com silicone.


Mais,anote o sentido das espiras e a quantidades de voltas !

 
Re: modulo amplificador Não tem na lista taramps stronger golde series 1.0kw queimando  2 primeiros By: johnthomasbp Date: 23 Novembro 2012, 06:56
amigo que fio que eu tenho que usar para refazer?
Páginas: 123