Forum TecTonny Dicas LCD, Plasma e LED.
Páginas: 1
LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Tec. Mailson Date: 17 Out 2012, 11:34
Aparelho: LCD LG 42LC4R
Marca:    LG
Fabricante:    
Modelo:   42LC4R
Defeito:   Desligando com ruido no trafo

Bom dia caros colegas.

 Venho por meio deste tópico pedir a ajuda valiosa de vocês para o seguinte defeito:

 * Tv liga, tem imagem e som normais.
 * Após poucos minutos ligada começa um ruido intermitente no trafo do inverter.
 * Pouco depois o ruido se torna constante e tv se desliga, entrando em proteção.

 Esta tv utiliza a placa da fonte EAY36766701

Oque foi feito:
  Trocados todos os eletrolas da fonte, o trafo do inverter, sem sucesso.
  As tensões da fonte estão todas correta exceto a tensão que vai ao circuito PFC que está em 344V, conferi toda a malha resistiva dos resistores de alto valor, todos ok.

 Peço ajuda dos colegas, pois tenho dúvida se o defeito esta realmente na fonte, ou pd ser algo nas lampadas (descarto um pouco essa possibilidade pois o pouco tempo que funciona a imagem é perfeita).

No aguardo


Agradeço a quem puder ajudar.
Mailson Teixeira

Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 11:38
PFC ta baixo esta  deixando passar  algum componente  na linha de Referencia  , outra  coisa este resistores  não adiantam medir pós alguns só iram apresentar alterações com tensão acima de 170V circulando sobre  eles ou seja utilize a  lei de ohms e determine qual deles está alterado , além do proprio Ci Oscilador do PFC que pode estar com falhas




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Mailson Date: 17 Out 2012, 11:56
Obrigado pela ajuda Joarez.


Fiz oque vc me aconselhou, consegui de outra pci os resistores de 750K , porém continuo com a tensão baixa. Monitorei a tensão, ao ligar essa tensão ja vem baixa, e qnd apresenta o defeito esta tensão se mantém. Ontem chegou a funcionar por mais de 2 horas e retornou o defeito, hoje não passa dos 5 minutos.


Pelo fato desta tensão estar um pouco abaixo do requerido pode acontecer esse defeito que esta apresentando ?


Joarez, você sabe me informar o codigo do c.i do pfc, aqui está muito dificil para leitura do mesmo.
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 12:05
Infelizmente  tera que  tentar lavar o ci ou passar pasta termica em cima dele e limpar para poder ver o codigo , pós na me recordo qual é o ci que usa no PFC desta  fonte , o PFC ai está Baixo teria que estar entre 380V a 390V qualquer  alteração para abaixo de 350V deixa o funcionamento instavel




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Mailson Date: 17 Out 2012, 12:28
Caros identifiquei o C.I do PFC com os seguintes códigos:
5501A
1D08214

Alguém conhece o código correto ? Pois nem o datasheet para me ajudar no analise eu consegui ! Sabem se é facil de encontra-lo para venda ?

Grato
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 12:44
Simples é o FA5501 !! basta seguir o datasheet e confirmar




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Mailson Date: 17 Out 2012, 15:06
Caro amigos, continuando no analise verifiquei todos os resistores da linha do pfc , troquei o c.i , mais a voltagem não subiu. Logo que liga não demora 2 minutos ela chia e se desliga.

Andei pesquisando essa placa é meio difícil de ser encontrada ?
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 15:12
Está fonte é bem simples  use como Base o Datasheet do FA5501 !! |Certamente esta errado alguma referencia do mesmo , pós atraves delas que a tensão e  fixada no valor nominal !!

  Joarez Siczkoriz
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Eletron Color Date: 17 Out 2012, 17:15
Você disse que trocou os resistores de alto valor , mas você raspou a calo debaixo de cada resistor???Caso não tenha feito tente para ver o resultado.ATÉ.
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 17 Out 2012, 17:19
Como eu disse  se usar a lei de ohms sobre a rede  resistiva pode  determinar se a falha nesta rede , más logico que raspar a cola antes de  trocar os resistores e fundamental .



Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: nivio Date: 18 Out 2012, 14:31
Mailson, verifique também o foto acoplador que vai nesse circuito ou até mesmo o capacitor de 450v
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 18 Out 2012, 14:35
Descordo plenamente o foto acoplador  ai em nada ira mudar o PFC pós o FA5501 recebe  ref de redes  resistivas e  não por controle Optico !! já o Capacitor sim




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Mailson Date: 19 Out 2012, 11:15
Amigos os compnentes citados nas ultimas postagem foram verificados , porém sem sucesso.

Pela pressa do cliente, passei o orçamento para realizar a troca da placa da fonte por uma nova, aprovou, fiz o pedido, assim que chegar e resolver, posto a conclusão.

Fico grato ha todos que me ajudaram nessa empreita, creio que se tivesse mais um tempinho, com certeza, com o auxilio dos amigos, iriamos resolver !
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: nivio Date: 19 Out 2012, 13:13
ok Joarez, não me recordava exatamente dessa pci, considero então que 50% da minha dica foi válida.
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: joarez siczkoriz Date: 19 Out 2012, 13:17
Ok Amigo , sem problemas !!




Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: LCD LG 42LC4R LG 42LC4R Desligando com ruido no trafo By: Mailson Date: 23 Out 2012, 16:57
Boa tarde ! Gostaria de agradecer aos amigos Joarez e Nivio pela ajuda prestada. A solução como acitei acima foi a troca da placa da fonte !
Páginas: 1