Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 02 Out 2012, 12:18
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Fabricante:    
Modelo:   HPS-1402E
Defeito:   Sem imagem e com som normal

Aperelho chegou sem imagem e com som normal.
Verifiquei de inicio que o filamento não acendia, sinal de que não havia fonte para ele.
Baixei o esquema e verifiquei a falta do +B no flyback.
Seguindo achei o FR401 aberto. Substituindo o fusistor e ligando o aparelho, o aparelho tentatva partir mas "soluçava". Fui direto ao TR do horizontal que é um BU2506DX. Como não tinha o mesmo coloquei para teste um BU2508DX. Ligando o aparelho observei que ele tentav partir, centelhava alta e desarmava. Apaguei a luz e vi o cabo do Mat no fly rachado. Isolando temporariamente para teste ela funcionou ok.

Fica a dica do FR401, mas o único detalhe curioso nesse aparelho é que reparei que na região da placa aonde fica o PTC, o fenolite está torrado e o PTC com sinal de muito aquecimento, com a inscrição inclusive já apagada. Agora falta verificar o que está acontecendo com ele e substitui-lo. No esquema aparece apenas 9R, alguém saberia o código desse ptc? Grato


Agradeço a quem puder ajudar.
Felipe

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Barros Date: 02 Out 2012, 14:42
Qualquer um, só obdeça a quantidade de pernas, boa sorte.
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 02 Out 2012, 22:22
Obrigado pela resposta Barros, coloquei ouro, mas aquece de ferver também.

Abraço
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 04 Out 2012, 16:11
Olha que coisa... Já havia reparado que tanto com o flyback antigo, como com o novo, quando se atuava no ajuste de screen, ele estava deficiente, se abrisse mais, hora a imagem ficava fraca, ora aumentava e se fechasse todo o screen depois ele não abria de novo, a tela ficava escura e tinha que girar o potenciometro com ela desligada e depois ligar de novo para dar luminancia.

Antes de resolver o problema no circuito do ptc e o problema do screen, deixei ela de lado para fazer outras coisas. A mesma ficou ligada na bancada sintonizada em um canal... quando olhei, estava sem cor, trocando os canais a cor voltou, quando olho de novo estava com a imagem lavada, em seguida a imagem apagou e não lima mais.

Agora o sintoma é outro. O som continua normal, mas agora o filamento acende, só que mesmo abrindo o screen todo não aparece nada, a tela continua apagada. Aparece apenas uma leve claridade quando se desliga a mesma.

Eta aparelho pequeno para dar amolação grande...

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: marcosbr Date: 04 Out 2012, 23:21
 Felipe.
Esta meio complicado esta coisa de PTC com flyback... Defina qual ajuda você precisa!
Veja se esta fonte não esta com má filtragem. Talvez o motivo de abrir o resistor, e este novo defeito!
Alem do PTC aquecer... Qual problema ele esta causando?

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 05 Out 2012, 09:00
Bom dia Marcos, como vai?

Sim, o ptc aquecendo já estava antes de que eu trocasse o FR401, o transistor do horizontal e o flyback.
Logo que o aparelho partiu eu já havia reparado que tinha algum outro problema, pois o screen atuava de maneira estranha e se fechasse ele, não voltava mais, tinha que desligar o aparelho e ligar novamente.
Depois dos componentes trocados, como ainda havia mais coisa para fazer nela, deixei aberta e ligada, foi quando eu vi ela ficar sem cor, depois com a tela lavada e em seguida ficar sem imagem novamente.

O problema dela agora é que está novamente só com som, sem imagem, mas dessa vez tem filamento.

Abraço


Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 05 Out 2012, 11:53
Hoje ainda pego nela novamente e aí tento descobrir o porque não gera mat.
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: paulo52 Date: 05 Out 2012, 18:43
Citação de: Felipe FZ online 05 Out 2012, 09:00
Bom dia Marcos, como vai?

Sim, o ptc aquecendo já estava antes de que eu trocasse o FR401, o transistor do horizontal e o flyback.
Logo que o aparelho partiu eu já havia reparado que tinha algum outro problema, pois o screen atuava de maneira estranha e se fechasse ele, não voltava mais, tinha que desligar o aparelho e ligar novamente.
Depois dos componentes trocados, como ainda havia mais coisa para fazer nela, deixei aberta e ligada, foi quando eu vi ela ficar sem cor, depois com a tela lavada e em seguida ficar sem imagem novamente.

O problema dela agora é que está novamente só com som, sem imagem, mas dessa vez tem filamento.

Abraço


Se  tem  filamento  ,  o  fly  esta  gerando  alta .

Aproveita  e  troca  de  uma  vez  este capacitor do  screen.
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: marcosbr Date: 05 Out 2012, 19:30
 Caso não resolva.
Neste aparelho... A primeira coisa a se verificar śão os capacitores do +B.
Depois veja o pino 5 do CN501.

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 05 Out 2012, 19:35
Paulo, como vai?

Olha eu falando bobagem aqui... hehehe. (falta de mat é em outra garota dessas de 14", mas caso não resolva isso será outro post).
Essa aqui tem mat sim, já troquei o capacitor do screen, mas continua igual.

Abração

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 05 Out 2012, 23:35
Marcos, como vai? Capacitores do +B trocados. Troquei o capacitor do screen, mas continua igual, sem luminância alguma. Já verifiquei até o soquete. Será que pode ser o tda6107?
Outra coisa que estou estranhando é que o esquema que peguei tem algumas coisas diferentes. Será que existe um esquema só da 1402E? Esse que consegui é da 1402B.


Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: paulo52 Date: 06 Out 2012, 07:42
Esquema  1402E.




http://www.4shared.com/office/7OoF_mPU/hps1402e.html?
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 08 Out 2012, 20:06
Paulo, obrigado. É este mesmo.

Bom, já estou quase jogando a toalha, da mesma maneira que vejo muita gente fazendo com esse modelo...

Porém, vou dizer o que já vi até agora:

- No pino 4 do IC901(crt)/DZ901 tem 13V
- No pino 6 do IC 901 (180V) tem 172V
- No pino 5 (BC) do CN501 tem 17,16V
- R507 está ok
- No pino 4 e 6 do fly tem 103,9V
- Falta 0 +12 e -12V no Flyback.

Achei o D402 (SK-4F106) com fuga grande medida na escala de x100K.
Como não tinha nenhum rápido de 1A/600V coloquei um ultra rápido de 2A/600V para teste.

E para melhorar o dono mala fica perturbando todo dia...

Abraços
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: marcosbr Date: 08 Out 2012, 20:30
 Rapaz...
A cada hora esta ficando mais complicado. No pino 6 deveria ser os 180V.
Você fala que tem filamento e não tem 12+ e 12-?
Tem certesa que este aparelho esta oscilando?

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 08 Out 2012, 21:58
Sim Marcos, oscilando e tem filamento. Audio e funções 100%, só não tem mesmo imagem.
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: paulo52 Date: 09 Out 2012, 07:57
+12  e  -12  ,  vc  so  vai  achar  depois  dos diodos  retificadores  .
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 09 Out 2012, 12:40
Isso Paulo, apenas após os diodos nos respectivos fusistores. Agora achei D402 com fuga. Novamente não tinha um diodo rápido e coloquei um super rápido com as mesmas caracteristicas (RL4a). Bem, depois da troca dos diodos, já tenho no lugar dos 12V simétricos +13,5 e -13,5V.
O mais curioso é que mesmo quando funcionava ela já demonstrava algum problema, porque o screen já era totalmente doido, tanto com o flyback antigo como com o novo. Quando se vriava o screen, ela apagava a imagem e não voltava mais, aí tinha que desligar, colocar a regulagem no meio e ligar para voltar a ter imagem. Por isso desde o começo suspeitava do capacitor do screen. Outra coisa curiosa é que ao desligar a tela clareia momentaneamente.

Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: WALTER JANSEN Date: 09 Out 2012, 13:42
Oi Felipe, boa tarde.
Acredito que talvez voce tenha fabricado uma pane durante o reparo (remoção e instalação de componentes). Faça o seguinte, limpe todo o resíduo de solda por onde voce andou pesquisando e após pegue uma boa lente e verifique as trilhas no circuito impresso. Provavelmente voce vai encontrar alguma(s) aberta. O líquido de limpeza mais utilizado é o álcool isopropílico (utilise EPI apropriado).
abraço
wj
Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: Felipe FZ Date: 09 Out 2012, 14:33
Bacamarte, obrigado pelo auxílo.
Efetuei uma limpez na placa todinha, removendo mecanicamente qualquer residuo de solda e refazendo pontos duvidosos. Infelizmente o defeito continua igual.


Só para constar as fotes dessa TV:

9V - tenho - 8,60V
8V - tenho - 8,15V
16V - tenho - 15,55V
5V - tenho 5,05V
103V - tenh0 - 103,5V



Re: TV CCE HPS-1402E Sem imagem e com som normal By: WALTER JANSEN Date: 09 Out 2012, 15:09
Olá Felipe, meça e coloque para nós as tensões nos pinos do TRC.
wj
Páginas: 12