Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: BACAMARTE Date: 27 Ago 2012, 16:49
Aparelho: TV
Marca:    Philco
Fabricante:    
Modelo:   TV PH21 US A1
Defeito:   DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA)

Tv entrou com vertical fechado e audio normal. Na inspeção encontrado CIN451 (TDA8172) aquecendo e alimentação de + e - 15V presente. Trocado saida vertical entrou video normal e todas as funções atuando. Após alguns minutos (+/- 3 min) some a luminancia, embora o RGB esteja presente nos catodos do CRT, os pulsos do horizontal estão presente e tensão de screem ok . Avançando mais a pesquisa verifiquei que o que esta acontecendo é que o sinal VDRA (pino14 do micro) se deforma todo, deslocando o feixe para fora da area da tela. Observei também que o transistor V502 do +5V esta aquecendo embora a tensão esteja com 4,98V e corrente de 200mA
O esquema que consegui não bate totalmente com o físico e o TV foi fabricado em P.R.C.
Tem algo mais que eu possa ver ou posso condenar o micro?


Agradeço a quem puder ajudar.
WALTER JANSEN

Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 27 Ago 2012, 19:49
 Continua com defeito no vertical. Resta ver quem!
Se tem certeza que não é na saída, pode ser o TDA sim.
Eu trabalharia mais um pouco na saída! Capacitores, o próprio saída, etc...
Confiar em material novo hoje em dia esta difícil!
Veja se é este o seu esquema:
http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,download/id,17829/chk,229995ef0183705ed6a36fc9b95b565d/no_html,1/
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 27 Ago 2012, 23:03
oi Marcos
o esquema é o ,mesmo. Vou colocar outro saida amanhã. componentes ok
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 28 Ago 2012, 20:18
Pessoal, boa noite.
Esse mercado de componentes eletrônicos tá uma ''naba''.
Marcos voce mais uma vez tinha razão, instalei um STV9378 (pelo datasheet um pouco inferior ao TDA8172) e o vertical  se manteve funcionando o dia todo. Permaneceu um certo aquecimento no transistor dos 5V (V502), e faço aqui uma pergunta: Alguém já fez a experiencia de instalar um 7805 no lugar deste transistor?
Estava até pensando em fixar este transistor com uma braçadeira no dissipador do vertical??
Penso que posso dar por resolvido este tópico,Só vou aguardar para ver se alguém já brincou em cima deste transistor e quer compartilhar alguma dica.
Abraço a todos e Marcos, mais uma vez meus agradecimentos
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 29 Ago 2012, 09:22
 Bacamarte.
Porque esta preocupado com isto. Seu problema de vertical não foi resolvido?
(Permaneceu um certo aquecimento no transistor dos 5V (V502))
Veja quem depende deste regulador, e analise o funcionamento. (efeito Joule)
Se levarmos isto ao pé da letra. Vamos ter que alterar as Tosshibas, CCEs, PTs, etc...
Veja este R de 3W. É provavel que o engenheiro tenha usado esta formula: Q=I² .R .T

Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 29 Ago 2012, 09:53
Olá Marcos. Entendo e concordo com você. Durante o projeto foi feito um cálculo e determinado qual o limitador de corrente que sera utizado, (valor e dissipação) quais as características do transistor a ser utilizado, etc, e funciona.  Passa o tempo e o cliente traz para você reparar. Você faz umas medidas e constata falta da tensão, olha e encontra um regulador série, beleza transistor aberto e você compra um, dois, tres, troca de fornecedor e continua fritando ovo. Mede a corrente e ela esta baixa, o resistor limitador de corrente não aquece. Você pega um original de outro chassi e beleza.Conclusão, lixo eletrônico, então a tendencia natural é compensar. ''Sorry''.
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 29 Ago 2012, 14:41
 Quando tiver certeza encerre o tópico!
Um abraço.

Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 30 Ago 2012, 14:31
Oi pessoal.
Fazendo o ''tico e o teco'' trabalharem juntos e interpretando de outra forma o que eu estava observando, percebi que se o limitador de corrente da fonte estava frio e o transistor estava segurando as pontas da dissipação. Eu poderia equilibrar o trabalho dos dois. (no resistor ficava +/- 1V e no transistor um pouco mais que 5V). Subi o valor do limitador para 12 ohms e fiquei com +/- 3V em cada um. Já esta ligado dois dias e beleza. Dou por resolvido.
Mais uma vez meus agradecimentos a todos por compartilharem conhecimento.
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 30 Ago 2012, 14:51
 Parabéns.
Vamos encerrar de maneira que todos compreendam!
O que foi que você alterou aí? ???
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 30 Ago 2012, 15:56
Como já havia relatado, fisicamente o circuito é um pouco diferente. VD502 é 5,8V.   R586  5,1 ohms (fisicamente R526)     R549 1 kohm e não esta ligado ao coletor como neste esquema, vem de uma fonte de 15V. Alterei o valor de resistor de coletor de 5,1 ohms para 12 ohms.
Antes do resistor tenho +/- 12 V e no coletor  8,9 V e a fonte estaregulando em 5,2 V.
Espero que tenha ficado claro o relato, minha concordancia gramatical não é das melhores.
abraço
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 30 Ago 2012, 19:33
 OK.
Vai para os resolvidos, mas fica o seguinte.
Nada tem, ou teve haver, esta fonte com o defeito citado. E nada deve ser alterado!
Um abraço.



Citação de: BACAMARTE online 27 Ago 2012, 23:03
oi Marcos
o esquema é o ,mesmo. Vou colocar outro saida amanhã. componentes ok

Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: josuelmarques Date: 31 Ago 2012, 04:52
   Eu concordo, que não se deve modificar um circuito que está funcionando perfeitamente; a não ser nos casos em que o próprio fabricante assume através de boletins enviados as suas autorizadas que o projeto contém falhas e tais componentes devem ser substituidos; adicionados; alterados ou excluidos. Como em alguns casos da Toshiba que mandava substituir os diodos 448 e 449 por diodos de corte mais rápido e em outro caso que lançou Tvs sem Trafo drive e depois voltou atrás;... Ou no caso da CCE que usava Transistores BC337 em uma corrente que estourava os contatos internos dos mesmos; então mandou substitui-los por BD135;...
   Neste caso; o circuito que o WALTER JANSEN descreve é diferente do que tem no esquema mais atual (Nova série da mesma Tv) aonde a própria empresa efetuou uma modificação; o que o WALTER JANSEN fez foi atualizar o circuito da Tv que ele tinha em mãos (Série anterior) com a modificação feita pela empresa; que foi substituir o R586 que antes era de 5,1Ω e aquecia demais o VD502; pelo atual que é de 12Ω. Então se o fabricante fez a modificação é porque existia erro no projeto!

Josuel Marques
Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: marcosbr Date: 31 Ago 2012, 09:53
 Quando se modifica um projeto, nem sempre é por motivo de erro!
A falta ou inclusão de um componente, muitas vezes, obriga a fazer "pequenas" modificações!
Sempre que for um "recaal" A empresa é obrigada a informar, e a corrigir gratuitamente em suas "autorizadas"

Em se tratando de aprimoramento de modelo ou versão... Não é obrigatório! Neste caso, todo o projeto foi modificado!
São circuitos diferentes!
Mas vamos ao ponto principal...
Este tipo de divergência não cabe aqui. Nada tem haver com a ajuda solicitada! (vertical)
Para entendermos o que ocorre quando se trabalha sem esquema, e outra pessoa modifica por conta própria:
No inicio ele cita que colocou um CI não indicado para o circuito!
Se outro técnico pegar amanhã... Não encontra este, e coloca um substituto. Seria o substituto de um não equivalente!
Resumindo...
Nossa preocupação aqui. É facilitar o serviço para todos!
É fazer o técnico entender, que ele deve evitar problemas futuros. Para ele e para outros!
Este assunto ja foi discutido várias vezes neste fórum. E é uma regra deste!
Só serão postadas aqui, "modificações" do fabricante. (comprovada por circular tec.)
Qualquer outro tipo de modificação... Fica sob responsabilidade de quem fez. Mas não serão publicadas aqui!
Um abraço.


Re: TV Philco TV PH21 US A1 DESLOCANDO VERTICAL (FICA COMO TELA APAGADA) By: WALTER JANSEN Date: 31 Ago 2012, 23:08
Srs, boa noite.
Não quero aqui extender o assunto, mas esclarecer uma dúvida. Quando coloquei aqui que instalei um TDA 8172, não estava adaptando nada, era o mesmo PN que estava instalado quando abri  o televisor. Quando o Marcos levantou suspeita de qualidade do material, resolvi colocar o que estava no esquema (a data de impressão do esquema era mais recente que a data de fabricação do aparelho). Quanto a alterar o valor do resistor, me utilizei do que aprendi num curso de fontes lineares. "Não subrecarregue a dissipação no limitador de corrente nem no driver, respeitando o 'Vin" mínimo"
Quanto a modificar um projeto partimos sempre da premissa de que um projeto foi feito para funcionar, mas todos nós podemos citar varios casos de defeitos epidêmicos (mecanismos que sempre quebram a mesma engranagem, transistores que não duram 4000 horas, capacitores que sempre secam, etc. Mas estas peças duram bem mais de 10000horas em outros circuitos.) Com certeza tem uma diferença no dimencionamento.
Quando trabalhava no ramo da Aviação civil sugeri duas modificaçõs a fabricantes, em projetos que já estavam em uso a mais de 20 anos, e foram aceitas.
Existem casos e casos, mas prefiro sempre acreditar, como o Marcos colocou, que o projeto não tem erro.
Abraço a todos.
Páginas: 1