Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 1
System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: Phatal Date: 23 Ago 2012, 21:45
Aparelho: System
Marca:    Sony
Fabricante:    
Modelo:   HCD-RG290
Defeito:   Falha ao girar bandeja

Girando a bandeja devagar e dando erro
A principio estava patinando a correia, então troquei e voltou ao normal, porém com a gaveta aberta girava varias vezes , isto era meio intermitente, desconfiei do sensor, mas com a gaveta fechada isto não acontecia e funcionava normal, então limpei o sensor, o que não resolveu, aí tentei colocar outra correia, e nada, mas o estranho é que sem mais nem menos começou girar muito devagar, e dando outro sentido e não pegar mais o disco, ajudando manualmente até consigo que ele pegue, voltei a outra correia, testei o motor, que colocando numa fonte externa funciona e gira normal, inclusive gira bem a bandeja, então achei que podia ser elétrico e troquei o CI BA6956 mas não mudou nada, os 9V na PCI esta normal, e tbém acho que não é isto, pois são os mesmo 9V que usa pra abertura e esta normal, troquei tbém o flat que vai pro motor e nada, se alguém já pegou um deste ou tem alguma dica...


Agradeço a quem puder ajudar.
Marcelo

Re: System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: naldoZ Date: 23 Ago 2012, 22:00
 Colega, quando dá este defeito a tensão de 9V em cima do motor caí??Se sim,defeito mecanico [travando] ou elétrico,algum componente ruim na linha!!!!! 8)
Re: System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: siatec Date: 23 Ago 2012, 22:02
Phatal  -  eu nao lembro  desta mecanica -  -  mas  se for as convencionais da sony    - veja se tem uma plaquinha separada - aquela perto do motor   la tem um zener de  ..........................  subst  ele  por   um de vlr menor  tipo 3v3  etc      vais  ter mais    tracao   mecanica......       


  se  for  diferente esqueca ok. a informacao acima   -  vamos comecar do inicio.
Re: System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: antoniotecny@ Date: 23 Ago 2012, 22:52
phtal. com o pasar do tempo , as buxas do motor se descasata . se voce colocar uma carreia muinto apertada . força muinto para lado a buxa do motor e ele trava . não adianta destar o motor sem traçao . o ideal e trocar o motor .
mais tente colocar a correia original que estava passando vela ou parafina na correia . se melhorar a buxa do motor ja era
Re: System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: trudes Date: 24 Ago 2012, 07:40
Qualquer motor desse em uma fonte externa vai virar um "avião" hehehe...
Até um ruim!!
Não pode se basear em uma fonte externa, para dizer que esse motor está OK!
Lembre-se que o circuito driver fornece miliamperes para acionar ele.
Sua resistência Ohmica deve estar bem alterada.
Troque o motor por outro igual!
Re: System Sony HCD-RG290 Falha ao girar bandeja By: marktec Date: 31 Ago 2012, 11:32
Não era aquele que usa o zener, mas grato; então pessoal eu tinha feito o teste do motor próximo ao modo como ele trabalha no aparelho, com 3V e 0,5A (máximo), por isso que cheguei a conclusão de estar bom, e realmente estava, troquei como vcs sugeriram mas não adiantou, conferi os varios pontos de tensão e cheguei a conclusão que tbem não era elétrico, e se não era elétrico e não era o motor, e a correia não estava apertada, tinha que ser mecanico, testando ele fora acabei percebendo que a "bordas" da bandeja pegava um pouco qdo girava, só não sei como isto aconteceu tão derrepente, então eu ergui um pouquinho a bandeja, aí sem este atrito, voltou ao normal, mas deu aquela conseira, então fica aqui a dica, se alguem precisar e agradeço as sugestões .
Páginas: 1