Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 18 Ago 2012, 09:03
 Estou com um TV samsung CL 21M21MQ, que ao ligar tem fonte normal por uns 5 segundos, depois desarma, já olhei fly, saida hz, regulador da fonte, capacitores e resistores que poderiam causar o desarme, mas como ao ligar tem fonte e alta tensão mesmo por pouco tempo, prova que o que eu vi nos componentes examinados não é. Pode ser a memória?, porque ainda não troquei.Peço ajuda aos amigos e agradeço antecipadamente.
TV Samsung CL 21M21MQ FONTE DESARMA By: ayrton Date: 19 Ago 2012, 08:45
Aparelho: TV
Marca:    Samsung
Fabricante:    
Modelo:   CL 21M21MQ
Defeito:   FONTE DESARMA

O TV ao ligar funciona por uns 5 segundos com fonte e parte horizontal normal, alta tensão e tudo mas após esse tempo desarma. OBS: quando ligo não tem aquela musica de inicialização, aperto o power novamente liga e desarma, Já vi fly, saída hz, capacitores, diodos e resistores que podem quasar este tipo de defeito e estão bons; Pode ser a MEMÓRIA?
Peço ajuda aos amigos e agradeço antecipadamente.


Agradeço a quem puder ajudar.
Ayrton Setúbal

Re: TV Samsung CL 21M21MQ FONTE DESARMA By: Rangel Date: 19 Ago 2012, 11:16
Aparece alguma coisa na tela nesse tempo em que fica ligada?
Re: TV Samsung CL 21M21MQ FONTE DESARMA By: Sergio Freitas Date: 19 Ago 2012, 11:50
Acrescentando

Pode ser vertical
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: manoel50 Date: 19 Ago 2012, 20:18
boa noite airton eu tive o mesmo problema com uma samsung cl-29z6pq nao tenho certeza mas acho que e o mesmo chassi ,veja o capacitor eletrolitico posiçao cv918 de 1000x10 volts na linha do +b 5 volts ele esta la bem no meio dos dois varicaps o meu estava em curto e matava os 5 volts ai sem essa alimentaçao constante a fonte para de oscilar ok ve serve a minha dica pois a minha tv era so ele depois de muito quebra cabeça apos a troca do mesmo a tv ficor perfeita ok espero que lhe ajude  boa sorte abraço.
Re: TV Samsung CL 21M21MQ FONTE DESARMA By: ayrton Date: 20 Ago 2012, 08:19
Não aparece nada, já aumentei o screem.
Re: TV Samsung CL 21M21MQ FONTE DESARMA By: josuelmarques Date: 20 Ago 2012, 16:25
Ela liga de imediato ou o led fica piscando varias vezes até ela partir?
Quais foram esses capacitores, diodos e resistores trocados?
Ligue a Tv já com o positivo do teste no catodo de cada diodo (um; depois outro;...) das saídas +B da fonte secundária e nos diga quanto mediu antes da Tv entrar em proteção.

Josuel Marques
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: paulo52 Date: 21 Ago 2012, 11:51
Ayrton  ,  não  precisa  abrir  2  topicos  para  o mesmo  aparelho.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: eletronicashow Date: 21 Ago 2012, 16:30
A musica de incio só se estiver ativada na configuração,pode ser memória sim já que este tv se der pau nela as vezes nem liga,mas antes verifique as tensões de alimentação do micro.Se for por outra memo tem que ser gravada ok.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 22 Ago 2012, 05:33
Amigos a TV desarma rapidamente, não tem tempo para medir nada, os componentes que toquei foram C108, CV 918, C405, R895,R 414 e O D que fica em baixo da placa dissipadora dos transistores da fonte que é no lugar de um jamp. A TV liga de imediato e o led não fica piscando nem quando desarma, se apertar o pawer de novo ela volta a ligar, tem tensão alta na chupeta, então não é só algo na fonte?
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: marcosbr Date: 22 Ago 2012, 09:21
 Não tem que trocar nada sem motivo.
Provavelmente o aparelho esta protegendo. Se fica em standby...
Tem como medir sim, Informe as fontes!


Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: josuelmarques Date: 23 Ago 2012, 01:28
Ayrton; você diz que tem MAT! Mesmo depois que ela desarma?
A questão da Tv está protegendo; não quer dizer que tem defeito na fonte; embora pode está com +B elevado, mas a fonte gera, que chega a dar MAT!
O problema pode está nos +B do secundário do fly; linha do IC vertical; do vídeo... ou no circuito de proteção.
Com ela desligada teste digital na escala 2k C410 e C412 (Vermelha no negativo e Preta no positivo do capacitor), se der .000 a linha tem curto; procure componente! Pode ser o IC vertical. Verifique também R821 e 816.

Josuel Marques
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 01 Set 2012, 08:15
Amigo Josuel, desculpe a demora na resposta. O teste só da ,000 em um dos capacitores o 410 e na linha só encontrei o DZ 301 partido, troquei e continua desarmando, esta TV foi trocada a bobina defletora, por uma similar, pode ser ISSO?








Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: josuelmarques Date: 02 Set 2012, 16:22
   Ayrton; depois da troca do DZ301, ainda dá .000 entre os pinos C410 (Vermelha no negativo e Preta no positivo do capacitor) com ela desligada?
   DZ301 aberto indica IC301 em curto; troque IC301, mas para confirmar antes de trocá-lo se ele está em curto: Com a Tv desligada, teste com as ponteiras entre os pinos 2 e 4 do IC301 e depois 4 e 6, se apresentar leitura .000 está comprovado!
   Antes de trocar IC301, veja DZ305; D303 e resitores associados, inclusive R414 ligado ao pino 9 do fly.
   Esta linha de +16,5V do fly alimenta outras aréas do circuito além do vertical, inclusive o IC830 que libera o +B 8v.

   Josuel Marques
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 02 Set 2012, 18:37
OK! Josuel, agradeço e vou fazer isso.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 03 Set 2012, 17:13
Amigo Josuel, não daá mais ,000 no cap: 410 e o IC 301 também não dá ,000 entre os pinos que vc: disse. Vou ao centro comprar o D303 que esta ruim, mas só quando terminar de verificar todos os resistores da linha.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: ayrton Date: 06 Set 2012, 16:41
Amigo, coloquei o D303 e continua na mesma ( desarmando ), verifiquei que não tem os 16,5V nm 130V e nem 200V nos pinos do fly, mas no D 406 tem os 16,5V de um lado e no outro não, o porque disso? ou seja não passa voltagem para o fly, há troquei também o R 414 de 1r. Estou perdido e me desculpe a falta de experiência.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: marcosbr Date: 06 Set 2012, 19:58
  Ayrton.
Você esta no fórum desde 2009. E continua com 1 ano de experiencia e estudante!
Acho que eu já te disse isto... Estes aparelhos mais novos, estão além do seu conhecimento!
Mas vamos ver se tu resolve este troço. Tenho quase certeza que seu vertical esta ruim... se colocou o zener 301 correto...Troque o saída V.
D406 esta "retificando AC/DC. Tem que estudar isto!
Troca lá e retorne.
Re: FONTE CAI TV SAMSUNG CL 21M21MQ By: josuelmarques Date: 07 Set 2012, 01:58
   Ayrton; realmente você tem muita dificuldade em resolver um problema num circuito eletrônico!
   Pois, você não sabe que quando a Tv está entrando em proteção; não oscila e por isso não gera as tensões de saída do fly?
   Também você não sabe que tensões se mede nos catodos dos diodos e não nos anodos?
   O problema desta Tv deve está mesmo na etapa Vertical, devido aos diodos encontrados danificados nesta etapa, se tiver problemas nas saídas de tensões do fly ela não vai gerar estas tensões.
   Fica díficil de ajudar porque você não informou as tensões de saída nos "Anodos" dos diodos D801; D813 ou nos pinos 1; 3; 7; 8; 11 e 12 do HC801; da fonte principal (chopper).
   Você dís que não dá pra medir porque a Tv não liga, mas dá pra medir sim! Basta que você ligue a Tv com o preto do Teste já fixo no GND (terra) e o Vermelho já fixo no anodo ou pino citado (Liga; testa um, anota; Desliga e liga testa outro, anota...)!
   Se você não puder dar power, porque já está com o teste fixo em determinado ponto; peça pra alguem ligar enquanto você fica de olho no teste, porque ela vai liberá as tensões e proteger em segundos, é o tempo que você tem.
Nos informe!

Josuel Marques

Páginas: 1