Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 10 Ago 2012, 09:45
Aparelho: Plasma
Marca:    LG
Fabricante:    
Modelo:   42PX4RV-MC
Defeito:   Sem imagem, som normal.

Essa tv era de um amigo da nossa oficina que a trouxe com o sintoma: sem imagem mas com som. O conserto seria a troca do kit de placas y, z e buffers, e ele achou que não compensava consertar pois já estava pensando em comprar uma nova, e o TV acabou ficando pra oficina, para descarte ou desmanche. Ficou aqui parada um bom tempo, e recentemente mudamos de local e descartamos vários aparelhos e ela estava no meio... Mas resolvi dar uma chance pra ela e tentar consertá-la pra mim. Tirei a placa Y-Sus e de cara o STK já tinha ido pras cucuias... Mas conferi todas as fontes e estão ok, não abriu nenhum fusível, testei os MOSFET da placa e não encontrei nenhum em curto, nem os diodos, dei uma verificada visual nas placas buffers e não vi marcas de centelhamento. No STK, estouraram os transístores da saída SUS_UP_OUT e entraram em curto os da saída VER1 e VER2. Então gostaria de saber dos amigos o que "costuma" danificar nessas placas além do STK, pelo menos os Mosfet's não achei nenhum com problemas (a não ser que tenha algum aberto). Antecipadamente grato, David

Agradeço a quem puder ajudar.
David Porto

Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 10 Ago 2012, 09:52
Em geral STK , Diodos UltraFast e Capacitores Eletroliticos , quando não fica queimando constante estas placas por falhas no painel !!


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 10 Ago 2012, 10:39
Certo Joarez. Vou verificar os capacitores, apesar de estarem com a aparência boa, e pedir o STK pra ver no que dá! Grato!!
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 10 Ago 2012, 10:43
OK !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 17 Ago 2012, 19:28
Boa noite! Dei mais uma "mexida" na TV hoje. O STK chegou agora à tarde, mas já tinha dado uma boa conferida na placa Y e não achei nada com problemas. Antes de montar o STK, montei a placa no lugar e medi resistência nas saídas do STK que mencionei que tinham danificado, para ver se não havia algum curto, mas estava normal (com resistência alta). Dei uma boa conferida com lupa nos chips das buffers, sem nenhum ponto de vazamento de tensão. Montei o STK na placa e a placa na tv, liguei e voilá!! Funcionou a danada!!! A imagem dela é boa, o som melhor ainda. Agora gostaria de saber como efetuo o ajuste da placa, pois nas imagens em movimento aparece um pouquinho de chuvisco colorido pela tela. Tentei me basear por um método que achei na internet de uma tv Gradiente, mas a forma de onda que apareceu era totalmente diferente. Não tive muito contato com esse tipo de tv (na verdade essa é a segunda que vejo funcionando e a terceira que tenho contato, fizemos o orçamento de uma Philips uma vez mas estava toda mexida e as placas Y e buffers queimadas e acabamos devolvendo). Grato antecipadamente pelas ajudas!!
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 17 Ago 2012, 20:37
Basta  Ajustar o Set-up da  seguinte  forma momento de  sustentação para o apagamento periodo de  10Us ....ou seja no topo da forma de onda um leve  intervalo para  o apagamento e do
  Set_Down inicio da  parte  inferior para  o pulso de  sustentação  100Us !!



  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: antesateletronica@terra.c Date: 17 Ago 2012, 22:22
antes de começar a mexer a olho..verifique todos os capacitors de 10nf x350v...costumam se alterar e provocar pigmentação na tela..feito isso se olver a necessidade ai sim faça os ajustes ...
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 18 Ago 2012, 10:50
Certo. Andei dando uma lida ontem e vi que esses capacitores podem dar esse problema. Segunda vou dar uma conferida e trocá-los. Uma pergunta: Qual o aquecimento dos STK IPM? Notei que eles ficam bem quentes, me pareceu que o da placa Z estava um pouquinho mais. Grato pela ajuda!!!  ;)
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 18 Ago 2012, 11:31
O aquecimento é normal não existe um componente  100%  linear  com relação um a outro , por isso alguns após a troca precisam de ajustes  , más claro que os capacitores também devem ser levados em conta..


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 27 Ago 2012, 10:25
Bom dia. Bom, fiz a troca dos capacitores e tentei ajustar o vsetup mas o osciloscópio precisa de dar uma revisão, então fiz o ajuste a olho mesmo. Mas notei que não se consegue eliminar totalmente os chuviscos coloridos e a quantidade de chuvisco varia com o tempo que a tv fica ligada. Eu até achei um ponto em que elimina totalmente os chuviscos mas passados uns minutos eles voltam novamente...
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 27 Ago 2012, 11:39
Com Osciloscopio  você consegue ajustar perfeitamente .






Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: antesateletronica@terra.c Date: 27 Ago 2012, 19:38
isso devido que contem duas rampas  st-dn e set-up ..alta e baixa..tem que nivela-las por igual..só através do scoop vc conseguira como cita o joza  ok?..
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 29 Ago 2012, 08:43
Ok, estou revisando o osciloscópio e no fim de semana vou levá-lo pra fazer o ajuste. Onde encontro uma imagem (foto) boa de como deve ficar a forma de onda? Agradecido!
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: antesateletronica@terra.c Date: 29 Ago 2012, 10:15
no esquema da mesma vc encontra as formas de ondas que apresentam da mesma ok?>.
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: antesateletronica@terra.c Date: 29 Ago 2012, 10:27
segue pra vc um da gradiente..mas o ajuste é o memso..e a placa y tambem ok?..
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 31 Ago 2012, 02:37
Bom dia! Dei uma regulada no osciloscópio e o trouxe para fazer o ajuste. Ele não tá lá essas coisas, mas deu pra ver o sinal. Deixei conforme a foto, tive que ajustar o VS para 180V para que o VsetUp ficasse com o mesmo valor, acima disso, por exemplo, os 190V que é o valor citado na etiqueta, o VsetUp se achata na parte de cima da onda e não chega nos 190V. E o SetDown deixei com os 100uS citados pelo Joarez. Retoquei os ajustes de VSC e VY, parece que agora os chuviscos sumiram. O Vy (-85V) medi no resistor metalfilm, mas o VSC não consegui medir no outro resistor mostrado no manual da gradiente. Achei 115 volts no Katodo do D11 e assumi que o ponto seria esse... Deem uma apreciada na foto pra ver se está correto, amanha quando ela estiver fria vou ligá-la pra ver como vai aparecer a imagem. Abraços!

100V/div, 50uS/div

Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: joarez siczkoriz Date: 31 Ago 2012, 09:32
Já estaria  com o video ok , com esta forma de  onda .

Joarez Siczkoriz
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 31 Ago 2012, 10:04
Liguei-a hoje cedo e a forma de onda permanece a mesma, mas a tela apresentou chuviscos... dei uma retocada no vsetup e eles só sumiram com um achatamento na parte de cima do sinal, que fica grampeado em 180V. Deixei o achatamento com cerca de 20uS, que foi o melhor ponto de funcionamento. À noite vou verificar novamente e ver como se comporta quando estiver aquecida, se voltar o chuvisco vou tentar achar um meio-termo e deixar assim mesmo...
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: antesateletronica@terra.c Date: 31 Ago 2012, 10:57
é isso mesmo amigão..é que vc deve estar regulando as tençoes de va e vs  tirando os valores da primeira etiqueta que esta na pdp..mas pé na segunda etiqueta que marca as tençoes corretas ok?;;uma na esquerda da pdp e outra na direita da pdp...eu mesmo sempre deixo o vs em torno de 170v aqui para ficar 100%....assim  da gosto de ajudar um pedido de ajuda...abraços
Re: Plasma LG 42PX4RV-MC Sem imagem, som normal. By: David Date: 31 Ago 2012, 12:19
Não sabia esse lance da etiqueta, elas ficam grudadas no próprio painel? Eu estava ajustando pela etiqueta fixada na fonte!
Páginas: 12