Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: LisandroCB Date: 08 Ago 2012, 15:14
Aparelho: Monitor LCD
Marca:    AOC
Fabricante:    
Modelo:   LM-522
Defeito:   Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida.

Estou com um monitor LCD AOC LM-522 que estava apresentando o seguinte defeito. Ao pressionar o botão no painel, o LED azul ficava piscando alternadamente a cada 2 seg. A tela piscava, portanto as lâmpadas acendiam, mas não aparecia imagem nenhuma.

Troquei então TODOS os eletrolíticos da placa da fonte, o capacitor de poliéster (C213) 0,22uF x 250v e os 2 transistores (Q209 e Q210) 2SC5706.

Aí então o defeito mudou: agora ao pressionar o botão no painel, o LED azul acende e fica estável, a tela acende, aparece a imagem do computador, mas, em seguida a tela fica bem escura, quase não dando pra ver a imagem.

Peço ajuda dos colegas.


Agradeço a quem puder ajudar.
Lisandro C. Belderrain

Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: joarez siczkoriz Date: 08 Ago 2012, 17:18
verifique  Alimentação do Inverter , Capacitores de  Balast , Trafo DC/AC , Circuito de feedback do secundario do trafo ao IC Oscilador PWM do Inverter



    Joarez Siczkoriz
    Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: LisandroCB Date: 08 Ago 2012, 20:19
Olá Joarez,

Desculpe minha ignorância, mas o que é "capacitor de balast" ?

Meu conhecimento em fontes chaveadas é bem precário. Comecei a estudar a parte prática de televisores, pois confesso que nunca havia feito assistência técnica nesses aparelhos, somente em áudio.

Estou enviando o arquivo com o esquema e service manual desse monitor.

Agradeço sua disposição em ajudar.

LisandroCB

Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: miguelvitor Date: 08 Ago 2012, 20:51
amigo eu peguei um monitor OAC  com esse msm defeito e era as lampadas com zinabre retirei elas com todo cuidado e fiço uma limpeza nos terminais delas, ai só foi partir por abraço espero ter ajudado...
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: joarez siczkoriz Date: 08 Ago 2012, 21:06
Amigo os  Capacitores de  Balast  são C215 e C216 são conhecidos desta  forma porque após o Start das  lampadas  CCFL existira um Aumento da  corrente de Arco e neste  momento ira ocorrer  uma  queda de  tensão ou seja  servem para suprir a  momento inicial de start das mesmas.... Além disso veja Q209 , Q210  e os componentes ligados  ao pino 4 do U201 lembrando que AOC apresenta  muitas falhas de  Lampadas e Mal contatos !!


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: LisandroCB Date: 08 Ago 2012, 21:27
Olá Joarez,

Sim, eu tentei trocar esse "benditos" capacitores (22pF x 6kv), mas infelizmente na minha cidade nenhuma loja tem.

Os transistores (Q209 e Q210) eu já troquei.

Vou continuar tentando.

Valeu pela ajuda.


Olá Miguel,

Sua sugestão faz todo o sentido, mas... e o medo de abrir a tela? (risos)

Mas vou dar uma analisada e ver se eu consigo.

Valeu pela dica.

Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: joarez siczkoriz Date: 08 Ago 2012, 21:59
Ok , Bom Reparo.

Joarez Siczkoriz
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: miguelvitor Date: 09 Ago 2012, 00:30
LisandroCB se vc não tem muita pratica ou tem a mão pesada é melhor vc não ariscar, mais fique sabendo de um a 10, 8 vai ser as lampadas essa lampadas quando elas ficão com os terminais zimbrado elas provoca o acionamento de proteção fazendo com q o aparelho se desligue em seguida. mais deixe pra fazer essa revisão em ultimo caso ok ... segue as ticas dos colegas, se vc não achar o defeito a e sim vc vai ter qui verificar as lampadas. boa sorte
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: joarez siczkoriz Date: 09 Ago 2012, 00:53
Para  sair da Duvida  Basta usar  esta dica que postei a  algum tempo :
  http://www.tectonny.com/forum/index.php?topic=33047.0

  Joarez Siczkoriz
Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: LisandroCB Date: 12 Ago 2012, 20:00
Olá colegas,

Cheguei a começar a desmontar o display lcd do monitor para ver se conseguia ter acesso aos terminais das lâmpadas CCFL, mas vi que é muito frágil, então por enquanto desisti.

Estou providenciando a compra de um kit desses para decoração do gabinete do PC, pois vi que acompanha um inverter (reator) e com ele vou poder testar as lâmpadas do display do monitor.

Com relação aos capacitores de 22pF x 3kv, não consegui eles ainda mas estou atrás.

Uma pergunta: Ouvi falar que o display do AOC LM522 serve no Samsung 540n, que pode ser trocado sem problemas. Quero saber se algum colega já fez essa substituição pois tenho um Samsung 540n na bancada e estou querendo abri-lo e fazer a troca só pra ter certeza de que não é o display do LM522 que está com defeito.

É isso aí, e vamos que vamos com nossas manutenções... risos

Valeu,

LisandroCB

Re: Monitor LCD AOC LM-522 Tela acende, aparece imagem e fica escura em seguida. By: joarez siczkoriz Date: 13 Ago 2012, 10:00
Para subsituição de painel não se usa como base o modelo do Mesmo e sim o codigo do Painel que esta  numa etiqueta branca sobre ele , se este código bater  ok !!



   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Páginas: 1