Forum TecTonny Dicas de aparelhos resolvidos
Páginas: 12
Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 04 Ago 2012, 19:27
Aparelho: Cabeçote
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    MARK AUDIO
Modelo:   PM6-800
Defeito:   Valores dos Capacitores C3 e C5.

Olá caros colegas,

Preciso do valor dos capacitores C3 e C5 na placa do amplificador (principal). Ou o esquema desse aparelho, que seria melhor ainda.

Agradeço qualquer ajuda dos colegas.


Agradeço a quem puder ajudar.
Lisandro C. Belderrain

Re: Cabeçote Não tem na lista PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: siatec Date: 08 Ago 2012, 17:34
Lisandro    só para  confirmar  mesmo.-

este cabeçote   se parece com quais   dos  conhecidos???-   se tiver uma foto  poste  aqui - 
o modelo  esta  correto??

isto  tudo bem explicado auxilia em muito aos colegas que poderão te auxiliar ok.

mas partindo do  basico   estes  capacitores a que se refere   são...--  eletroliticos  -  ceramicos  etc 

onde estão??    fonte  -  pré   amplifier etc    ja que não tem esquema  de  o maior numero de indicações  ok  - assim  não  ficaremos  adivinhando


Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 08 Ago 2012, 18:42
São 2 capacitores, 1 é eletrolítico comum e o outro é bipolar. Minha dúvida é se eles não estão trocados na placa. Ficam na placa principal na entrada do sinal de áudio. Olha que eu já procurei esse esquema na internet e nada.

Ou quem tem não quer disponibilizar, ou vou acabar tendo que comprar na Esquemateca Aurora.

Mas, como já dizia minha mãe, "a esperança é a última que morre!".

Valeu colega,

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: lm-perez Date: 08 Ago 2012, 21:41
 Lisandro , passe os valores !

Tem algum de 22uf ?
Cabeçote PM6 800 Mark Audio By: LisandroCB Date: 09 Ago 2012, 21:26
Olá colegas,

Preciso do esquema do Cabeçote PM 800 da Mark Audio. Estou com esse cabeçote (mixer + amplificador) na bancada, vítima de uma enchente aqui em Blumenau/SC. O aparelho é de uma pequena igreja e eu estou tentando ajudar o pessoal dela.

Agradeço imensamente quem puder me ajudar.

LisandroCB

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 09 Ago 2012, 21:33
Olá Perez,

Esse cabeçote (mixer + amplificador) é de uma pequena igreja, próxima a minha casa, e ficou embaixo dágua, vítima de uma enchente aqui em Blumenau/SC. Estou tentando consertar ele e como ficou submerso vou trocar todos os capacitores eletrolíticos, e alguns potenciômetros que percebi que estavam arranhando.

O que eu preciso mesmo é do esquema desse cabeçote.

Mas, mesmo assim, agradeço a todos que tem respondido e tentado me ajudar.

Valeu,

LisandroCB

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: marcosbr Date: 09 Ago 2012, 22:20
 Lisandro.
Se queria somente o esquema... Bastaria somente um tópico aqui.
Juntei os tópicos!
Aguarde.

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 09 Ago 2012, 23:55
Olá marcosbr,

Desculpe, sou novato em fóruns, ainda mais de eletrônica.

Ainda não sei direito como pedir as coisas por aqui... (risos)

Obrigado pela compreensão.

Como é difícil conseguir o bendito esquema desse cabeçote...

Continuo aguardando, com certeza.


Valeu,

LisandroCB

Cabeçote Não tem na lista PM6 800 Resistores queimando By: LisandroCB Date: 28 Ago 2012, 22:10
Aparelho: Cabeçote
Marca:    Não tem na lista
Fabricante:    Mark Audio
Modelo:   PM6 800
Defeito:   Resistores queimando

Olá colegas,

Preciso de ajuda pois estou "patinando" com esse cabeçote (mixer + amplificador). Consegui descobrir os valores de 2 capacitores eletrolíticos (C3 e C5). Comprei, instalei e na inocência fui testar na bancada com 2 caixas de som que o cliente me trouxe de um microsystem da Aiwa (não são essas caixas em que o cabeçote fica ligado normalmente, pois ele está instalado numa pequena capela e como as caixas estão fixas nas paredes, não foi possível trazer as mesmas para o teste). Ao ligar, após uns 30 segundos, 2 resistores na placa principal fumaçaram. Esses 2 resistores são R1 e R32 (33R x 1/3W). Medi os transistores de saída (C5198 e A1941, TIP31C e TIP32C) e estavam normais. Comprei resistores novos e liguei novamente, SEM ligar nenhuma caixa de som na saída. Em questão de segundos os 2 transistores já fumaçaram de novo.

Dessoldei todos os fios da placa, retirei os 4 transistores (C5198 e A1941, TIP31C e TIP32C) e mais o BC546B (protetor térmico) e medi tudo com os multímetros analógico e digital. Aparentemente tudo normal. Medi todos os diodos na placa, sem retirá-los e também, aparentemente tudo normal.

Pergunto, antes de sair comprando todos os transistores ou correr o risco de fumaçar os 2 resistores de novo, o que eu posso medir mais na placa que estou esquecendo? Existe algum teste mais confiável para testar os transistores citados ou os testes que fiz já são suficientes? Como o defeito inicial reclamado pelo pessoal da capela era um ruído intermitente que dava quando estavam utilizando durante a missa, eu já havia trocado todos os eletrolíticos do aparelho pois o mesmo havia ficado embaixo dágua na enchente de 2008 que aconteceu aqui em Blumenau/SC.

Lembrando que a instalação na capela está em ordem (caixas de som, microfones e instalação elétrica) pois a capela comprou um outro cabeçote, igualzinho, mesmo modelo e marca, instalou e está tudo funcionando há mais de um mês.

Agradeço qualquer ajuda.

P.S. É uma pena que por mais que eu tenha procurado na internet, até o presente momento NÃO consegui o esquema desse aparelho.


Agradeço a quem puder ajudar.
Lisandro C. Belderrain

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: marcosbr Date: 28 Ago 2012, 22:20
 Amigo.
Mais um.
Se abrir outro tópico para o mesmo aparelho... Será apagado sem aviso prévio!
Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 28 Ago 2012, 22:41
Citação de: marcosbr online 28 Ago 2012, 22:20
Amigo.
Mais um.
Se abrir outro tópico para o mesmo aparelho... Será apagado sem aviso prévio!

Desculpe MarcosBr,

Mas esse meu tópico está em Esquemas e eu agora preciso é de dica de Reparação.

Sugiro então que em vez de apagar o meu tópico de maneira tão radical, que mova esse aqui que eu havia começado lá para Reparação.

Obrigado pela compreensão.

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: marcosbr Date: 28 Ago 2012, 23:07
 Amigo.
Sempre que abrir um tópico... Jamais abra outro, sem no minimo retornar no que iniciou!
Descobriu os capacitores como? Porque não retornou e avisou?
Qual o tipo de ajuda esta procurando?
Não da nem para imaginar o estado deste aparelho. São quatro anos de ferrugem!
(eu já havia trocado todos os eletrolíticos do aparelho pois o mesmo havia ficado embaixo dágua na enchente de 2008 que aconteceu aqui em Blumenau/SC.)
O aparelho chegou funcionando. (segundo você)
(o defeito inicial reclamado pelo pessoal da capela era um ruído intermitente que dava quando estavam utilizando durante a missa)

Vou mover o tópico, mas não acredito que alguém identifique este defeito a distancia!

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 29 Ago 2012, 14:39
Olá Marcosbr,

Desculpe, ainda não sei direito como funciona o fórum, por isso não retornei ao tópico inicial onde eu pedia os valores dos capacitores. Descobri os valores dos 2 capacitores porque o senhor da capela me deixou tirar a tampa do cabeçote novo lá na igreja e olhar os valores desses 2 capacitores, só isso! Porém, continuo precisando do esquema. Fico abismado com a quantidade de colegas desse fórum nesse Brasilzão e nenhum ser autorizado da Mark Audio e querer ajudar...

Bom, sobre o cabeçote, ele não está nada enferrujado, até porque na época, logo que as águas baixaram o aparelho já foi lavado corretamente e após o período pra secar totalmente, foi ligado e ficou funcionando por esses quase 4 anos (nov2008/jul2012).

Sim, o aparelho estava funcionando (eu vi isso porque fui antes na capela pra ver se o defeito não era com algum cabo ou microfone), mas como foi constatado que o defeito era mesmo no cabeçote, tive que trazê-lo para a minha bancada.

Como resolvi trocar todos os eletrolíticos (já que na época não haviam sido trocados e já ouvi falar que aparelhos que ficaram submersos os eletrolíticos "pegam" umidade e vão se deteriorando), dei uma bobeada e retirei 2 eletrolíticos sem anotar a posição deles na placa ou tirar uma foto antes. Por isso disse no primeiro tópico que precisava dos valores desses componentes pra saber se havia soldado no lugar certo na placa (no caso se eu não havia trocado um pelo outro, mas como eu pude confirmar ao abrir o cabeçote novo, minha intuição funcionou e eu coloquei os capacitores novos no lugar certo).

A minha "mancada" mesmo que resultou no problema que estou tendo agora é ter ligado o cabeçote, quando estava pronto, após ter trocado todos os eletrolíticos, foi ter ligado 2 caixas de som de apenas 6 ohms, quando o mínimo eram cada uma de 8 ohms, já que a impedância mínima desse cabeçote é 4 ohms.

Ontem eu comprei resistores novos (33R x 1/3W), e assim que liguei, fumaçaram de novo. Estou indignado porque medi TODOS os transistores e diodos da placa, inclusive os 5 transistores da saída (2 de saída, 2 drivers e 1 protetor térmico) retirei da placa e testei tanto com o multímetro analógico quanto com o digital.

Sei que é difícil ajudar quando não se tem um aparelho na frente da gente, mas afinal, aqui no fórum não é assim que TODA a ajuda é feita?

Bom, se algum colega puder ajudar, tudo bem.

Abraços,

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: lm-perez Date: 29 Ago 2012, 17:16
Lisandro,você cita protetor térmico.Não existe protetor térmico nesse projeto !

A função desse transistor é estabilizar a tensão para as bases dos transistores,de saída 

Ligue ele sem a saída e anote a tensão presente na base,dos transistores de saída.

depois retire o drives e anote a tensão da base.

Passe ai a tensão que você encontrou ok.


Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 29 Ago 2012, 17:51
Citação de: Perez online 29 Ago 2012, 17:16
Lisandro,você cita protetor térmico.Não existe protetor térmico nesse projeto !

A função desse transistor é estabilizar a tensão para as bases dos transistores,de saída 

Ligue ele sem a saída e anote a tensão presente na base,dos transistores de saída.

depois retire o drives e anote a tensão da base.

Passe ai a tensão que você encontrou ok.

Sim, eu chamo de protetor térmico mas... não é! (risos) Esse transistor conforme a temperatura no dissipador de calor, controla a corrente nas bases dos transistores de saída, confere?

Quando você diz "Ligue ele sem a saída" está querendo dizer para eu ligar o amplificador sem carga, isto é, sem as caixas de som conectadas, é isso?

Retirar os drives é dessoldar da placa o TIP31C e o TIP32C, confere?

Obrigado pela ajuda.

Vou fazer e volto com o resultado das medições.

Abraços,

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: lm-perez Date: 30 Ago 2012, 10:39
  Lisandro,esse transistor estabiliza a tensão das bases na baixa dos 0,6 v,onde o resultado ajustado será a corrente de repouso.Logo ele ajusta a tensão.Em alguns esquemas,existe um trimpot ligado nele que servira de ajuste,para determinar o ponto de ruptura do transistor,com ele conduzindo para as bases da saídas,estabilizará a tensão dependente da temperatura.
  Mais tudo bem,tenho aqui várias revistas que dizem que ele é um protetor térmico,mais na verdade não é.


Eu quis dizer sem transistores 2sa e 2sc e retirar da placa os drives também.


[size=78%]http://pt.scribd.com/doc/14133978/UFRJ-Aula-4-Polarizacao-de-Transistores[/size]
Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 30 Ago 2012, 13:08
Olá Perez,

Bom, vamos lá, fiz o que você pediu. Porém, retirei os 2 resistores de 33R x 1/3W. Liguei primeiro sem o C5198 e o A1941. Medi as tensões nas bases => 0V. Nos coletores tem 48,8V positivo e negativo respectivamente. Depois retirei os TIPs 31 e 32 e a mesma coisa. Concluo que não existe tensão nas bases é claro, porque não existe polarização no circuito, uma vez que esses malditos resistores de 33R é que alimentam os transistores de baixa potência que estão antes dos TIPs. Soldei 2 resistores de 33R de volta e sem nenhum transistor nas saídas (nem os C5198, A1941, TIP21C e TIP32C) fumaçaram na hora os 2 resistores de 33R. O transistor "protetor térmico" BC546B eu deixei soldado na placa.

Pergunto, no que se constitui isso? "- Possui proteção contra curto circuito na saída de alto-falantes.Quando a impedância for menor do que 4 Ohms, o circuito de proteção entra em ação, protegendo os transistores do amplificador."

Já testei TODOS os transistores de baixa potência e os diodos da placa. No multímetro todos deram bom. Não retirei esses componentes da placa para testar.

Que vontade de dar um PT nesse cabeçote... risos

Abraços,

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: lm-perez Date: 30 Ago 2012, 14:03
 Então Lisandro,eu uso esse método para localizar um possível curto nos transistores e uso também um pesquisador de sinal, 'coletando' som das bases.
 
Quanto a proteção,provavelmente exista,já que não conheço esse modelo em particular. Mas... analisando o MK8000 da mesma marca,circulei os pontos de conexões  principais na proteção.


A função é perceber um corrente excessiva nos emissores dos 2sa e 2sc e 'matar' o som proveniente do driver (emissores) ,assim a intensidade do som cai. Isso não quer dizer que,caso conecte uma carga de 2ohms na saída, o led vai começar a clipar,dependera do volume.Mais não faça isso ! é apenas um exemplo,sempre faça   ligações acima dos 4ohms ou conforme o manual.


Esse esquema é mk 8000, talvez de para fazer um comparativo.
Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 30 Ago 2012, 14:50
Olá colega Perez,

Cara, achei o defeito...

Pior que foi feio... risos

Posso estar redondamente enganado, mas pra mim, na serigrafia das placas, na máscara de componentes, no símbolo do capacitor eletrolítico, o lado negativo da peça vai sempre onde está a "meia lua branca". Pra mim sempre foi assim! Porém, na Mark Audio é ao contrário, onde está a "meia lua branca" vai soldado o terminal positivo do capacitor eletrolítico.

Como eu troquei TODOS os capacitores de TODAS as placas desse cabeçote, simplesmente vou ter que inverter todos eles...

Assim que estiver com tudo arrumado e testado, volto aqui pra dizer se está funcionando 100%.

Por enquanto, muito obrigado pela sua disposição em me ajudar.

Abraços,

Re: Cabeçote Mark Áudio PM6-800 Valores dos Capacitores C3 e C5. By: LisandroCB Date: 30 Ago 2012, 21:04
Olá colegas,

Voltei aqui pra dizer que depois de inverter todos os capacitores eletrolíticos das placas (com exceção dos 2 biteludos da fonte simétrica), soldei os transistores de saída, os drivers e o BC546B "protetor térmico", montei tudo e finalmente funcionou, nem sinal de fumaça e o amplificador está trabalhando bem frio... risos

Muito obrigado pela ajuda dos colegas.

Tópico encerrado.

Valeu,

Páginas: 12