Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: Rasia Date: 15 Novembro 2008, 17:27
Para  os amigos que possuem a ferramenta Osc,pouco custa liga-lo e fazer a prova é simples prático e 100% confiável a forma de onda não mente.

Algums aparelhos de DVD com funcionamento errático tipo Trava no Menu do filme,congela na metade ou não faz leitura de algumas mídias,fazendo a medição do motor com Multimetro em X1 ele arranca normalmente o valor em torno de 110-120 ohms em nada quase o condena somente trocando mesmo para se ter certeza,mas em um teste mais apurado se percebe que a diferença é grande entre um bom ou "novo" em relação ao aparentemente bom.

A forma de onda é totalmente deformada mas mesmo não estando tão deformada como o Ex sendo diferente da forma de um Motor bom este está condenado.
O teste foi efetuado como o mostrado na figura com o motor fora da mecânica e sem o clamp mas pode ser feito no local,simplesmente desligue um dos fios do motor e efetue o teste sem desmontar nada.



Link para guardar a imagem.

http://www.4shared.com/file/64183531/d0a239d5/Teste_Motor_DVD.html?dirPwdVerified=8ce31ad5

Òtimo fim de semana a todos.

Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: fred Date: 15 Novembro 2008, 17:38
Valeu  Rasia  , otimo  artigo  , parabens .
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: Claudio Carvalho Date: 15 Novembro 2008, 17:42
Rasia.

Muito interessante este teste, valeu para a gente ficar ciente!

Cláudio
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: tectonny Date: 15 Novembro 2008, 17:53
Ótimo artigo, isso que mim deixa mais motivado para comprar o meu oscope, estou separando uma graninha para isso.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: siatec Date: 15 Novembro 2008, 19:00
APROVEITANDO A DEIXA, PARA ESTES QUE DE REPENTE NAO TEM OSCILOSCOPIO EH  SO COLOCAR A O DEDO SOBRE O DRIVE QUE  ALIMENTA OS MOTORES  E VAI VER QUE  O BRUTO ESQUENTA  . EU PARTICULARMENTE QDO ENTRA DVD EM MEU OFICINA  SEM PESTANEJAR TROCO MOTOR FLET FICOU ZERO ABRAÇO PARA O GAITEIRO  SENAO EU CHORO E DIGO COMPRAR OUTRA DVD POIS SUA PICK UP  ESTAR ESTRAGADA. AHAHAH
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: fred Date: 15 Novembro 2008, 22:31
siatec  , falou  tudo ,  descartavel, manda pro  lixo. Eu  particularmente nao  perco  meu  tempo  trocando driver  e  memoria  destas   porcarias   , uma  que  nao  vale a pena  , outra pelo  valor da sua  mao  de  obra , minimo  40,00  +  peças , to  fora , pago  10,00 pela  sucata  e  olha  la .
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: helio josé Date: 15 Novembro 2008, 22:55
valeu rasia,eu queria ter um técnico como você na minha autorizada(quando eu tiver a tal )mas ao mesmo tempo eu penso,serà que vale a pena "queimar a mufla" em cima de um aparelho que aqui em sbc você encontra por até 90,00 novo e com garantia?
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: helio josé Date: 15 Novembro 2008, 23:01
esqueci de dizer: tonny ,você não tem um osciloscópio de 300mhz?
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: tectonny Date: 15 Novembro 2008, 23:40
Ainda não tem oscope Helio.

Agora hoje em não podemos nem confiar nas peças novas, duvido se fizer esse teste do Rasia em 10 motores novos se pelo menos 2 não vai apontar defeito.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: helio josé Date: 15 Novembro 2008, 23:56
mas é como disse o paulo52 dvd que não funciona é sucata,eu nem aceito por aqui!!
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: eletronica ws Date: 16 Novembro 2008, 09:25
bom dia a todos a modernidade esta deixando a nossa classe com muita preguiça so queremos o file nada de dificudades onde fica nossa estima se nao trabalhamos com os difiçeis parabens Rasia  fasemos melhor quando gostamos do que fasemos boa semana a todos
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: edson tadeu Date: 16 Novembro 2008, 10:09
Walter voce estar certo; em tese, porem devemos avaliar que tempo para nós custa muito dinheiro e nao podemos perder tempo com pequenas coisas que muitas vezes so nos traz dor de cabeça. Veja  trocamos o motor o flet entregamos o bicho funcionando por 30 40 reais pois nao se pode cobrar mais do que isso . todos nos sabemos que esta porcaria pode ter retorno e em muito breve.E o sacana do cliente nao quer nem saber quero minha porra funcionando ja te paguei, e ai se for um defeito que nao vale a pena. Ou voce devolver a grana ou entre em conflito. tudo isso temos que analisar
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: donizeth-ba Date: 16 Novembro 2008, 12:06
Realmente os motorzinhos sao grandes responsavei por entrada de aparelhhos de DVD, aqui em minha oficina.mas mesmo sem o osciloscop aprendie a lidar com eles,e percebie que alguns ate funcionam quando submetidos a uma tensao propia, porém com uma fonte ajjustavel se percebe ao diminuir a tensao para 1vt q o mesmo para, andei recuperando alguns imergindo em alcool isoprop e gotas de WD deixava alguns mints aii ja funcionavam com 700mV,so q retornavam em um mês+ou-agora uso o metodo MT'mellhor trocar"'e é susseso.
                        BLZZ RASIA!
:police:
.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: tectonny Date: 17 Novembro 2008, 11:51
Como eu disse antes, se for trocar o motor direto por outro novo e o novo estiver ruim, como que fica? O teste do Rasia e muito bom.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: Chacal Date: 17 Novembro 2008, 15:25
Bem, sei que pelo preço de um motor novo (mesmo que muitos com defeito), eu abro o motor e com um estilete raspo o coletor até que fique liso. Digamos que recondiciono o coletor. Só em casos em que esta muito gasto que troco o motor.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: fred Date: 17 Novembro 2008, 15:56
Como  resolver uma  M...., destas , dvd bluesky  BLK 4400,motor  do  cd  com  defeito,  ja  tentei  de  tudo, so  um  detalhe ,todos  os  motores  sa  parafusados  por  cima ,  isto e  pelo  lado  do  eixo,  este  e  ao  contrario e  parafusado por  baixo numa  base  de  ferro   que  vai  presa  na  mecanica ,  liguei  na  autorizada (CCE) nao  vendem o  motor separado so  com a  mecanica e  a  unidade  otica , isto e , conj.completo , pela  mixaria  de  R$  250,00.heheheh,  e  brincadeira .
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: Claudio Carvalho Date: 17 Novembro 2008, 17:00
É Paulo.

Nesta situação, fica bem dificil!!!

Cláudio
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: dimarte Date: 19 Abr 2010, 14:28
oi pessoal!eu particulamente gostei.o Rasia está demonstrando tecnica e isso é bom pra todos nós,com ou sem osciloscopio.abraços.
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: clovis b faria Date: 18 Março 2011, 18:47
  Boa noite a todos?

  parabéns, Rasia!!! acho muito válido toda e qualquer ajuda, pois alem dos
defeitos infelizmente ainda contamos com os fatores: custo,material, e fator tempo, que muitas vezes nós prende e nos atrazam no nosso cotidiano.
falta de material de boa qualidade, fora os falsificados que muito nos eganam e nos trazem transtornos com os clientes etç.
                        "È fácil falar de mim, difícil é ser eu"
                 
                    mas vamos a luta!!!!
 

 
Re: Curiosidade no Teste do Motor de DVD 100% Confiável. By: bettosom Date: 18 Março 2011, 19:06
Boa do RSSIA: Eu  faço este teste a muito tempo,so que nao vale a pena,principalmente,para o cliente,que nao  quer pagar as merrecas de 30,00 ou 4o,00  (componente e mao de obra) ai faço como alguns dos colegas: Paga 40,00  ? ou quer 10,00 para ir para a sucata? Essa semana mesmo paguei 2 a 10,00 ...... O melhor mesmo eh nem aceitar o serviço, (sendo que cada caso eh um caso.)
Páginas: 12