Forum TecTonny Projetos e Montagens!
Páginas: 1
Transistor DARLINGTON (BU808) By: marcosbr Date: 04 Julho 2012, 22:00
  Vamos tentar esclarecer alguns pontos.
  Ainda vejo muita discussão sobre este assunto!
  Dentro de um TR darlington, existem dois TRs, e mais alguns componentes, para equilíbrio e proteção do mesmos!
  Soma-se as tensões de base/emissor, aumenta o ganho final, e diminui o espaço físico, entre outras coisas. Mas vamos ao que interessa...
 
  Realmente temos muitos componentes "falsificados" mas nem sempre são eles os culpados!
  Pegue um TR 8A/1500V, monte num dissipador grande e ligue os terminais com fios. (BU2520/2525 por ex.)
  Ele vai aquecer mas não ferve!
  Antes de colocar o BU808, caríssimo por sinal... Faça um teste com um destes outros! Vai funcionar? Vai sim!
  Se queimar na hora ou superaquecer o dissipador grande... Certamente terá algum defeito na placa!
  Caso isto não ocorra... Use o 808 tranquilamente. Pode até usar um dissipador normal, devido a duvida na "qualidade"
  Posso deixar o comum ao invés do 808? Leia tudo que expliquei no inicio!
  O "importado" é um darlington. Geralmente aquece, pela baixa qualidade de fabricação. (Não tenho tido tantos problemas como leio as vezes)
  Vou colocar algumas imagens para melhor entendimento. Então não me venham com idéias de "substituição milagrosa" Se ambos vão esquentar... Não seria melhor usar o correto?
  Na imagem, é uma "simulação" de dois 2520 na configuração de um darlinton!
  Certamente... Melhor ainda se encontrar um "original"
  Este processo é somente para ajudar na identificação do defeito. (ou duvida no TR)
  Se não fui claro podem opinar a vontade. Não da para detalhar tudo!
  Um abraço.

Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: trudes Date: 05 Julho 2012, 10:41

Olha aí uma boa ideia para teste!
Para quem não sabe, estas Toshiba usam este transístor darlington simplesmente porque foi eliminado o transformador driver horizontal.
O "casador" de sinal no caso destes circuitos, é apenas um capacitor eletrolítico de 47uf/50V, entre o driver e o saída. O que não dá um nível de sinal adequado para amplificação. Aí o motivo de se usar um darlington na saída do circuito, dando um fator de amplificação a onda quadrada bem maior. E isto porque o sinal já vem bem amplificado por outro darlington, o STX112 que é o driver horizontal.
Este tipo de circuito não deu muito certo por causa de sua instabilidade, e posteriormente a Toshiba voltou a usar o velho transformador driver horizontal hehehe....
Mas a dica para teste é ótima. Da para tirar dúvidas quanto ao transístor.
Parabéns amigo  :police: :police:




Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: josuelmarques Date: 05 Julho 2012, 18:47
Uma observação! No esquema interno do BU808; tem um Transistor (T1) sem diodo Damper entre Coletor/Emissor e outro (T2) com Diodo Damper; se a montagem alternativa for feita com dois BU2520 teremos dois Transistores com diodo Damper e mais um diodo entre Base e Emissor de T1 e Base de T2. Então não ficaria igual ao esquema de BU808.
Sugiro que a montagem seja feita com um Transistor de 10A sem diodo Damper; no lugar de T1, com o resistor de 10k e o Diodo entre Base/Emissor externos; ligados á um Transistor (T2) BU2520; Que já tem internamente o resistor de 160Ω entre Base/Emissor e o Damper entre Emissor/Coletor.

Josuel Marques
Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: osvaldoitq Date: 05 Julho 2012, 18:53
Boa Marcos!!!
Ja pensei nos dois  transistores, mas não sabia quais e nem como montar...
Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: marcosbr Date: 05 Julho 2012, 20:36
 Antes que a coisa complique... Isto aí é um teste, para verificar se o defeito é na placa, ou a qualidade do TR comprado!
Como falei acima... Não existe milagre para isto! Não estou dizendo que é para substituir um BU808!
Se assim fosse... Nem os diodos, seriam estes aí!
Imaginem a beleza que ia ficar... Abrir o aparelho, e encontrar uma "penca" de transistores! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como eu disse, e repito. Eu não tenho problemas com este TR, salvo algumas peças!
Mas vamos analisar o seguinte.
O cara que quer pagar R$5,00 num BU808... Tem que sofrer a vida inteira!


Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: josuelmarques Date: 06 Julho 2012, 03:01
Concordo com você, Marcos Br! Eu também não tenho tido problemas com o BU808DFI aqui na minha região (JP-PB) e as vezes quando não encontro o BU808DFI; uso o BU808DFX, apenas modifico o capacitor de filtro do pino 17 (H-vcc) do UOC para 100u/16v. Mas o seu circuito para testes deve funcionar para tirar dúvidas se o problema é no TR ou em alguma etapa da Tv.

Josuel Marques
Re: Transistor DARLINGTON (BU808) By: bettosom Date: 07 Julho 2012, 09:02
Marcos,muito bom. Além do Trudes ter completado. Nao tenho muitos problemas com esses tipos de defeito,porque as PCIs. sem os DRIVER (trafo) estao acabando mesmo. Pelo menos por aqui,esses chassis,tao indo pro beleleu. As lojas aqui nao vendem mais esses modelos, sem o TRAFO. A verdade, é  que quando se pegavam 10 TVs com esse tipo de defeito,(aquecimento  do TR de saida Hoz.) 8 eram da toshiba.
Páginas: 1