Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 1
Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: Elder A.M. Date: 04 Junho 2012, 09:11
Aparelho: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!!
Marca:    Escolha a Marca aqui
Fabricante:    xxxx
Modelo:   xxxx
Defeito:   xxxxx

Deparamos aqui quase todos os dias com esta frase: " ja troquei todos os capacitores e nada, continua o defeito." uma dica não adianta sair trocando peças sem saber se estão com defeito, na manutenção de aparelhos de tela fina exige um pouco de investimento em equipamentos basicos como: osciloscopio, medidor de esr,capacimetro, multimetro digital de boa qualidade, trocar peça sem nem saber se esta com defeito esperando uma dica x. estamos aqui para ajudar com maior prazer mais pelo menos cada um fazer um teste basico antes de pedir uma dica exemplo: tv não liga: tensões ok informar os valores medidos,so tem tensão no primario, so tem a tensão estand by, tensão do pfc etc. e por ai vai. espero que entendam e não me levem a mal.

Agradeço a quem puder ajudar.
Elder

Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: silvanoservitec Date: 04 Junho 2012, 10:49
sim isso Elder, essa de trocar monte de coisa é o maior erro,  pois vc acaba é errando em algo na troca e induz outro defeito....
o meu melhor cliente (era) era um tecnico quase aposentando... ele me trazia tvs e dizia TROQUEI TODOS OS BCS DO VERTICAL, (epoca daquelas Philco B3xxxesqueci,, eu dizia a ele, VC TROCOU UM D ELUGAR ou trocou um NPN por um PNP ,, ele jurava que estava tudo certo, eu dizia vou destrocar e te cobrar, ele adorava isso (teimar e pagar) e era batata, consertei coisas para ele uns 15 anos ainda lá mes ou outro ele manda ir buscar uma tv para eu arrumar,  não busco mais tvs, mas para ele o faço,
mas é isso, trocar demais  sem saber o que se está fazendo, no chute, é caçar outro defeito que vai despistar o defeito original.
O defeito é igual CENA de crime, se vc  mascarar a cena, mexer nela, vai induzir ao erro,
A internet é uma beleza, mas tornou muitos preguiçosos quando era cada um por sí, se o cara ficasse parado, esperando o tempo passar, dançlava, agora é o contrário, para ganhar tempo, antes de abrir se pedem dicas para depois sem quebrar a cabeça consertar. Isso é um pouco falta de consideração com os amigos que ajudam, pois este está gastando tempo para responder/ajudar,
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: UNIDASEX Date: 04 Junho 2012, 12:48
Amigos:


Aproveitando o oportuno tópico aberto pelo Elder, lembro que este é um Fórum de Ajuda para Técnicos. Aqui, quem se presta a colaborar, em todos os níveis, inclusive o próprio Tonny, o fazem como voluntários sem remuneração alguma.


Portanto, tenhamos mais consideração e respeito pelas pessoas que abrem mão de parte de seus tempos livres para ajudar com prazer aos colegas!!!
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: joarez siczkoriz Date: 04 Junho 2012, 14:14
Concordo plenamente  muitos pedem ajuda  sem ao menos querem aprender  como  funciona o circuito em questão e  aquela  Historia  de  faturar  acima de  tudo não se preocupando com a Teoria nem estudar  e  nem correndo atrás !!


   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: joarez siczkoriz Date: 04 Junho 2012, 19:13
UP !!


  Joarez Siczkoriz
  Curitiba Paraná
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: Protek Date: 05 Junho 2012, 08:57
Eletronica tem que atualizar principalmente digital, me lembro dos mais antigos falarem sobre valvulas troque a valvula tal mas ja existia equipamentos de teste para valvulas, e sempre vai ser assim temos que atualizar e como ja foi dito descobrir o defeito não sair trocando tudo se não como disse o silvano coloca um defeito ainda maior.
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: Barriga Verde Date: 05 Junho 2012, 09:56
 
  Pois então...


  Esses espertalhões, "trocadores de peças" , sempre existiram...

  Agora, com o advento da Internet , o número deles se multiplicaram !!!

  Aprendi a aceitar, mesmo meio à contragosto, que não temos muito o que fazer !!!

  Com a "democrácia internética" somos obrigados a aturar todos os tipos de "técnicos" !!!

  Cabe a nós , técnicos, filtrarmos as respostas e o direito de optarmos em ajudar só a quem se mostrar um profissional ou só a quem está fazendo de tudo , em busca de conhecimentos , para ser um !!

  Deixar de ajudar ? Não !!!

  Seleção, para quem direcionamos essas ajudas ? Sim !!!


   Um abraço !!!



      B.V.
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: trudes Date: 05 Junho 2012, 11:49
Boa pessoal, concordo com todos.
Mas estamos aqui também aprendendo. Seja no lado profissional ou pessoal.
Portanto, sempre que puderem postar sobre o funcionamento de determinados circuitos ou vídeos, ou formas de onda, ou qualquer informação que achem relevante, por favor coloquem aqui:
http://www.tectonny.com/forum/index.php?board=56.0

Coloquem em uma linguagem acessível a todos que são técnicos, pois vão entender!
Quem quer aprender, precisa saber por onde começar!
O nível técnico das perguntas irá melhorar com tais procedimentos. E daqui a algum  tempo, estaremos em níveis de conhecimento que se equiparem, e a "conversa"  nos tópicos, será mais proveitosa e profissional.
Quem não for técnico, de nada vai adiantar a leitura. Portanto, não se preocupem com os "curiosos".
Sendo assim, vocês poderão indicar alguma leitura para quem não sabe por onde começar o conserto, ou seja, poderão exigir mais conhecimento.
Eu seria um hipócrita se dissesse que não estou pensando em mim também, mas eu por aqui estou me virando bem com alguma coisa que consegui para ler, e a experiência de anos de bancada ajuda bastante no entendimento, e na prática.
Um abraço a todos.
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: sitri Date: 05 Junho 2012, 16:39
como diz ,um Ing electronico Argentino, mudar peças à adivinanza, é levar uma reparacion para o falhanço, às vezes alguns colegas se amarguram, quando um lhes diz, que há que desenvolver o metodo das mediciones,já que elas nos levassem a uma reparacion, sem ter malogrado o impresso de um tv, isto, nos leva a seguir lendo temas de electronica, como os medicos o fazem, para poder ser bons medicos ou medicos intermedios ou mediocres----e para evitar isto, há que seguir lendo temas de atualizacion electronica, espero que os colegas a quem respeito não o tomem a mau,dantes seja um acordar à superacion de uma reparacion tecnica, do qual tambien, tenho eu, que aprender...
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: elyleite Date: 26 Junho 2012, 21:27
sim com serteza não adianta sair trocando capacitores e mais capacitores se não for realizada uma boa investigação de onde o defeito está vindo, ainda mais neste tipo de tv que e sem dúvida mais, digamos, complicada do que as outras tvs normais.
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: marcosbr Date: 26 Junho 2012, 21:39
 Ajude o fórum.
Aproveite complete seu perfil, e grupo técnico! Seu registro é de 2010.
http://www.tectonny.com/forum/index.php?action=profile;area=forumprofile;u=23086

Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: shaolinjianghu Date: 19 Novembro 2012, 20:56
Bem, hoje em dia com a "internete", esse tal de "capacitô" é o culpado de todos os defeitos do mundo, assim como foi o "flaaaaiiiiibeeequiiii", está cheio de fuçador querendo catar dica e trocar tudo que é peça e piorar o defeito e ainda pedir ajuda nos foruns.

Mas, sejamos hojestos conosco mesmo, é fato que hoje em dia o que mais encontramos são componentes defeituosos que no teste passam como se fossem normais. Aí é que somos humanos e partindo para a prática do troca-troca acabamos por encontrar o defeito, graças ao nosso tesouro chamado sucata que na hora do sufoco ajuda e muito a tirarmos dúvidas.  Vejamos casos como os BC337 das Philips PT, vários deles estão pifados, mesmo sem dar fuga no teste, assim como vários eletrolíticos estao perfeitos no capacímetro, mas acabamos matando o defeito substituindo o mesmo pelo o fato do mísero capacitor estar com comportamento resistivo ou indutivo diante das tensões normais do circuito.

Nós técnicos eletrônicos temos que nos unir, pois os fabricantes cada vez menos divulgam os esquemas completos dos aparelhos, nos quebramos ou acabamos tendo que trocar placas reparáveis por não termos uma indicação de valores de componentes ou das tensões envolvidas. Quanto aos fuçadores, é simples acabar com eles alterando o acesso aos foruns. Tem forum russo que para aceitar a inscriçao do usuário, coloca um circuito vertical, horizontal, etc e faz uma pergunta de um defeito associado ao mesmo,  o cara se entende mesmo, assinala a alternativa correta dentre as opções e tem o cadastro liberado. Abaixo aos fuçadores que ficam minando o nosso trabalho, mas união entre os técnicos de verdade é importante, até porque nao devemos morrer com o conhecimento, os aparelhos hoje em dia ficam velhos muito rápido, vão para o lixo, então quanto mais divulgarmos o que sabemos para os nossos colegas, melhor, pois ajudamos a evitar que mais um aparelho se torne um poluente no lixo.
Re: Ja troquei todos os capacitores da fonte e nada!!! Escolha a Marca aqui xxxx xxxxx By: joarez siczkoriz Date: 19 Novembro 2012, 21:16
O Problema que  cada dia  aumenta  os supostos  técnicos  querendo receita  de Bolo , ou indicação do componente que possa ter  defeito na determinado  circuito .  Estudar  ainda está acima de  tudo lutando para  ensinar  a pesca e  não dar o peixe ..




   Joarez Siczkoriz
   Curitiba Paraná
Páginas: 1