Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 12
TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 10 Maio 2012, 17:56
Aparelho: TV
Marca:    CCE
Fabricante:    
Modelo:   hps 2991
Defeito:   Com retraço sem imagem

Boa-tarde , colegas esta tv chegou com o fly rui e o saída horizontal tb , fiz as substituições dos mesmos e so liga-la ela veio com mais um defeito , ou seja ficava batendo a imagem e tentando fechar os lados , descobrir o r 435 aberto e corrigir este defeito , liguei ficou normal e entreguei ao cliente , funcionou por um bom tempo , ela retornou agora com a imagem escura , qd puxo pelo Screen ela fica com retraço e se escureço um pouco ver a imagem bem longe , já substitui o capacitor do Screen , linha de abl e nada , inclusive veriquei os +b do rgb e nada. Se algum colega puder me da uma idéia se já pegaram algum defeito assim fico no aguardo.

Agradeço a quem puder ajudar.
Carlos Alberto

Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: paulo52 Date: 10 Maio 2012, 18:18
Tela  plana  e  danada  pra  dar  BO  no  crt .
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 11 Maio 2012, 09:03
Bom-dia Paulo52 , ñ entendi o tal BO que o amigo fala , pelo menos esta giria aqui na Bahia nunca vi não , se o amigo puder me explicar agradeço.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: UNIDASEX Date: 11 Maio 2012, 09:06
Carlos:


Traduzindo o que o amigo Paulo citou BO=Boletim de Ocorrência= Neste caso poderá ser o cinescópio( se for tela plana) o causador do sintoma/ defeito.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: paulo52 Date: 11 Maio 2012, 09:29
Vou  te  passar  um  teste ,  que  ja  deu  muito  o  que falar aqui ,mas  pelo menos  vc  tira  a sua  duvida ,  no  lugar  da  L 402  (filamento )  coloque  um  resistor  de  1ohms , isso  não  e  um  conserto.
Ai  fica  a  seu  criterio , ja  fiz  e  outros fizeram  e  não  deu  problemas ,mas.....
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 11 Maio 2012, 10:44
Gora entendi , BO  , e realmente tem defeito que mais parece uma ocorrência policial , mais em relação a bobina que vc me passou para fazer o teste , eu já tinha feito e ñ obtive resultado , a propósito no esquema em que eu tenho mãos ñ aparece a bobina , já no chassis que estou tem ela só que com a referência L-400 , e ñ L-402 como vc me passou , qt ao tubo, como eu passei ela funcionou após fazer as substituições dos componentes defeituosos e voltou assim , agora se nesse instante agora é o tubo , aí é outro BO ñ concorda?. Vou tentar passar este chassis em outro tubo e postarei o resultado,  e se algum colega tiver mais uma dica por favor fique à vontade.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 11 Maio 2012, 11:45
Mais uma vez retorno , pois ñ gosto de deixar nada em suspense , até porque pode servir de mais uma dúvida que tiro com vcs , como tinha dito antes fiz uma verificação de tensões na parte do RGB e tb na parte que sai do micro para excitação "do rgb" se é que vcs me entendem, encontrei o seguinte : as tensões que vai para o RGB propriamente dito está em torno 1,8 volt , que vem do micro , leia-se R OUT , G OUT e B OUT ,  já o pino 55 que tem como referência BLK IN , que está ligado através do CN 5 BLK CURR  a um diodo zener de 8,2v ,  eu encontrei aí exatos 6,2v que vai para os pinos 5 do CI's Tda 6106Q.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: marcosbr Date: 11 Maio 2012, 12:03
 Carlos.
Tem todo o sintoma de ser ABL. Mas se realmente viu tudo, e esta normal...
Veja estes eletrolíticos acima de 160V.
Teste outro tubo, e não esqueça que existe sub-brilho, sub-contraste, etc... (tudo no modo de serviço)
Ou... Basta uma memoria nova, e "vazia"
Quanto a "bobina" do filamento...
Realmente serve para teste! Mas deixar sem ela é correr o risco de "pagar" um tubo ao cliente!
Na hora fica uma maravilha. Mas depois vem a incerteza e a insonia...
Será que vai durar 3 meses? Será que vai entrar em curto? Será que vai esgotar de vez?
Tubo ruim se coloca outro. Ou então não de garantia.
Perco o dinheiro, mas não perco meu sossego nem meu nome!
Um abraço.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: anselmoeletronica Date: 14 Maio 2012, 22:08
Colega, o Q 908 ele pode está alterando, também causa tela escura e com o aumento do screen aparece retraço.
sucesso.

Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 15 Maio 2012, 08:24
Bom-dia Marcosbr, ñ consegui ainda passar o chassis em outro tubo , qt a bobina como lhes passei fiz apenas um teste que ñ deu certo então voltei a bobina para o lugar dela , em relação a memória ñ  se encontra memória gravada aqui em Salvador , eu teria que grava-la mas ñ disponhode gravador, qd vc fala dos capacitores de 160, seria os de 33u e 47u respectivamente, tb farei a verificação do capacitor qu o Anselmoeletronica passou ñ perderei nem uma dica que vcs me passarem. Darei um retorno.
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 15 Maio 2012, 08:44
Ah, propósito quero fazer uma retificação e uma pergunta , primeiro eu li que o vc Anselmoeletronica teria colocado C-908 , qd na verdade é Q-908 e ai vem a pergunta , tanto no esquema que eu tenho em mãos , qt agui no chassis ñ conseguí localizar o Q-908 .
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: marcosbr Date: 15 Maio 2012, 09:02
 Os capacitores são estes mesmos.
E quanto a memória... Retire a sua e guarde. (por prevenção)
Coloque a vazia, e retornará os dados de fabrica! (nova, zero) Não precisa gravar!
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: escorpiao rei Date: 17 Maio 2012, 10:18
troque c421 47k sem medir...ok
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 17 Maio 2012, 12:14
Bom -dia meus colegas , eletron já tinha substituido o C-421 , agora gostaria de saber do colega se vc tem esquema desse tv , pois o chassis que eu tenho não bate com o que eu baixei , interessante é que na placa dele se encontra aquela etiqueta de Fabrica  HPS -2991 fsc , inclusive na parte do RGB no cinescópio vem com treis diodos que ñ existe no esquema , e os mesmos ñ tem referência , eu os retirei testei fora e ñ deu leitura nenhuma. lEla nesse instante está ligada , ou seja com os diodos ou sem eles não influi e nem contribui. E aí ?
Re: TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: escorpiao rei Date: 17 Maio 2012, 12:23
amigo como o r435  smd abriu e 99% de chance de ser o micro o defeito...ja peguei muito deste defeitos por que somos autorizado cce...
Re:TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 18 Maio 2012, 09:45
bom-dia caros colegas ,  eletron ce vc ilhou toda minha postagem deve ter visto qu depois de ter substiutidos os componentes à principio que estava causando naquele instante os defeitos apresentado pela tv , ela voltou ao normal claro que com o resistor 435 (smd)  a  mesma ñ apresentava retraço e sim ficava batendo a imagem como fosse fechar pelos lados , dando impressão que seria defletora , mas era ele , ou seja , muito azar meu e do cliente se efetivamente for o micro . Eu tenho como base sempre valorizar as dicas que os colegas me passam e creia que que vc ñ vai ser diferente , tentarei conseguir um micro , que esteja bom é claro , agora eu lhes pergunto teria como eu testar esse micro na placa , já que vc tem essa experiência com CCE , adianto a vc que ñ disponho de osciloscópio , mas se houver outra maneira... , fico no aguardo.
Re:TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: marcosbr Date: 18 Maio 2012, 10:04
 Carlos.
Quando eu falei de ABL...
Lendo seu relato inicial, o aparelho não esta com retraços. O defeito é tela escura. (inclusive com imagem de fundo)
Deixe a screen no ponto e trabalhe assim.
Tente a memoria nova, coloque em AV, verifique o ABL, e veja se este CI esta trabalhando direito. (RGB)
Micro pode ser... Mas se não tem osciloscópio, somente trocando.
Re:TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 18 Maio 2012, 13:06
Olá Marcosbr, acabei de colocar uma memória nova e nada, automaticamente retornei a original , qd vc fala deixar a tela escura e verificar o ABL , eu já fiz isso , o retraço aparece qd aumento o Screenn,  inclusive postei sobre isso , eu tenho uma placa de um outro do mesmo modelo qu um colega me cedeu , só que esta  sucateado ñ tem muita coisa , mas tem RGB , o proprio micro ( espero que esteja bom) , mas farei a substituição dos Ci'S do RGB , agora qt ao AV farei isso tb , e com o Screen normal sem aumenta-lo. Ah! propósito como se ñ bastasse agora para ela ligar tenho que esquentar com o secador a fonte para ela partir , se ñ faço isso ela fica fazendo "plac plac" , tentando armar., já mudei capacitores da fonte o Ci , verifiquei todos os resistores , só está faltando os mosfet"s , seria isso? , mais um problema que se apresenta , embora ñ seja esse o maior problema mas já esta me irritando.
Re:TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: marcosbr Date: 18 Maio 2012, 13:12
 Tente o filtro principal. Na ponte retificadora.


Re:TV CCE hps 2991 Com retraço sem imagem By: highlander Date: 18 Maio 2012, 14:04
Ok, Marcos se vc está se referindo ao C-816 de 470ux385v , já tb esta verificação , eu na falei que um colega tinha me dado um chassis igual , pois é aproveitei ele e passei , muitissímo obrigado pela sua atenção imediata Marcos , ñ foi atoa que qd recebi o convite de Tonny para me cadastrar neste forum sabia que estava no lugar e na hora certa, pois colegas como vc fazem a diferença neste instante em que mais  precisamos alem das informações bem dadas, dessa receptividade obrigado.
Páginas: 12