Forum TecTonny Reparação em Geral
Páginas: 1
dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 30 Abr 2012, 00:14
Aparelho: dvd
Marca:    Gradiente
Fabricante:    
Modelo:   k340
Defeito:   Trepidação no leitor óptico.

Aos amigos, sou técnico em Telecomunicações, tenho um aparelho de DVDokê da Gradiente e parou de funcionar, quando insiro o disco, ele gira, faz a leitura, depois disso o leitor óptico fica trepidando para frente e para trás, pára e dá mensagem de "Sem Disco", já está parado há algum tempo e sinto muita falta de espantar bêbados em final de festa, cantando. Será que tem solução, ou devo trocar a unidade óptica toda?

Agradeço a quem puder ajudar.
Gustavo Buzolla

Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: Rangel Date: 30 Abr 2012, 15:37
Complete seu perfil, para podermos te ajudar nesse caso.

Abçs

Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 02 Maio 2012, 21:41
Foi mal, vou ficar mais atento ???
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: Rangel Date: 03 Maio 2012, 08:20
Falta vc escolher um grupo, tipo técnico, informática, hobbysta. Quanto ao prob do aparelho, vc pergunta se trocar a unidade ótica completa se reolve o prob, te digo que 99% de chance de resolver se trocar ela completa com os motores e de quebra trocar o flat tb, mas o que acontece é que às vezes ou vc não acha ela completa para comprar ou quando acha o preço não irá compensar, mas vc pode tentar. Caso não encontre ela completa, vc pode verificar o motor spin e o flat que tb causam esse sintoma.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 03 Maio 2012, 11:09
Entendi, vi no youtube (não que isso seja correto) o vídeo de um sujeito que retira a unidade e lava, isso mesmo, lava a unidade para recuperá-la, mergulhando-a em água com detergente (lava-louças), depois a seca, veja aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=vUP1yAIlbcU
É aconselhavel ou é gambiarra?

Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: Rangel Date: 03 Maio 2012, 12:24
Em dvd's dificilmente isso vai dar certo. Conferiu o motor e o flat? Caso ainda não, confira-os antes de mais nada, eles dão muito problema.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: csouza Date: 03 Maio 2012, 19:56
Rangel,acho que nosso amigo ai,pesquisando na net,mexeu onde não devia;por isso a trepidação.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: marcosbr Date: 03 Maio 2012, 21:49
 Um DVD, dura em media 2 anos! (dependendo do uso)
A quantos anos  a gradiente acabou? ???
Pode lavar até com soda caustica... Mas se quiser resolver...
Troque!
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 04 Maio 2012, 01:24
Citação de: csouza online 03 Maio 2012, 19:56
Rangel,acho que nosso amigo ai,pesquisando na net,mexeu onde não devia;por isso a trepidação.
Caro CSouza, não sou tão leigo, formei-me Técnico em Telecomunicações pelo Centro Paula Souza há dois anos, como forma de aprimorar meu conhecimento e, não tive como bancar um curso em faculdade, mas sou entusiasta de tecnologia desde meus 14 anos (hoje tenho 42), época em que eu mesmo, sem curso algum, dava manutenção nos "3 em 1" e "systems" de amigos, vizinhos e conhecidos. Em outubro de 2009 nasceu minha única filha, hoje com 2,5 anos e quando ela começou a se interessar pela "Turma do Cocoricó", meu dvdokê não aguentou muito mais a maratona de DVD's nem sempre originais, daí a trepidação, sou amigo pessoal do ex dono da autorizada Gradiente aqui em Ribeirão Preto, que trocou, antes de fechar, o mecanismo completo da unidade optica, inclusive a gaveta acrílica, mas isso foi há 4 ou 5 anos e há um ano e meio, mais ou menos, adquiri um BD da Tectoy, o DBR 750 que tem suprido a demanda até agora, mas bateu uma nostalgia de colocar na ativa minha voz de espantar bêbado em final de festa, tenho muitos discos e é uma forma de entretenimento que me agrada muito, foi muito bem produzida pela Gradiente à época e não vi nada igual no mercado brasileiro até hoje, daí meu interesse em recuperá-lo, sei como proceder na troca, mas uma coisa que me foi ensinado em meu curso é de não ser só mais um técnico "troca placa" e buscar ir mais a fundo, com outras alternativas, antes da substitução total do conjunto.
Sou novato por aqui e conheci este fórum ao me interessar em consertar a fonte da minha Sony Trinitron 29, quando estourou um capacitor, um transistor e um fusistor ano passado e vi, pelas declarações dos técnicos mais experientes aqui no fórum  que esta fonte é um desafio mesmo aos veteranos e acabei desistindo do reparo, ao ser barrado de comprar os componentes só encontrados na autorizada Sony.
Não mexo se sei que o reparo pode ir além de meu conhecimento com boa vontade de consertar e posso piorar as coisas, mas se sinto que posso, busco o conhecimento com quem tem experiência e boa vontade de ajudar, como vi aqui no fórum e não julgaria pelo que "suponho que tenha feito", como em sua postagem acima, ok?
Espero que tenha me feito entender, acima de tudo te respeito pelo teu conhecimento e experiência.
Devo tentar desmontar por esses dias e posto as novidades por aqui tão logo as tenha, grato por enquanto.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: UNIDASEX Date: 04 Maio 2012, 09:22
Gustavo:


Antes de qualquer procedimento, tire a mecânica pra ver o código do motor do disco( aquele que o faz girar). Este motor dá muito problema. Encontrando um novo, é provável que tudo volte ao normal...


Boa sorte!


Ricardo
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: csouza Date: 04 Maio 2012, 18:30
Amigo,sem problema.O objetivo era esse mesmo,que voce esclarecesse mais as coisas.Veja bem:Estamos cansados de lidar com consumidores aqui no forum que se passam por técnicos para colher informações e chegar numa oficina com pensamento pré formado.Quando mencionei que voce poderia ter mexido em alguma coisa e causado o problema,estava me referindo aos trimpots de ajuste da unidade,que só se deve mexer com conhecimento de causa e com osciloscópio para monitorar o ajuste.Mas siga os procedimentos passados acima que vai solucionar o problema.Cuidado com a unidade nova que vem jampeada contra estática.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 17 Maio 2012, 10:43
Citação de: Rangel online 03 Maio 2012, 12:24
Em dvd's dificilmente isso vai dar certo. Conferiu o motor e o flat? Caso ainda não, confira-os antes de mais nada, eles dão muito problema.
Citação de: Ricardo-IG online 04 Maio 2012, 09:22
Gustavo:


Antes de qualquer procedimento, tire a mecânica pra ver o código do motor do disco( aquele que o faz girar). Este motor dá muito problema. Encontrando um novo, é provável que tudo volte ao normal...


Boa sorte!


Ricardo

Amigos Ricardo e Rangel, seguindo vossas dicas, no último domingo abri o aparelho, desconectei e limpei os flats com álcool isopropílico, reconectei e testei, o mal de parkison não existe mais, hehe, agora a unidade óptica faz a leitura em 3 ou 4 pontos no disco, para e acusa "no disc", porém o spindle não gira o disco (não havia reparado no seu não não funcionamento) o código na carcaça é TM2477 HCG2, andei dando minhas fuçadas e descobri que a alimentação dele é de 5V DC, existe algum teste que possa fazer com o multímetro para saber se ainda há "vida" no motor?
Grato a todos pela paciência.

Gustavo.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: marcosbr Date: 17 Maio 2012, 10:55
 Amigo.
É bom ver, quando a pessoa "insiste" em resolver um aparelho. Mas sem trocar o necessário é impossível.
Coloque uma tensãozinha, e  provavelmente ele gira. Mas quem aciona é a unidade ótica!
Estamos vivendo uma onda de "lavar" componentes! E na maioria das vezes o "milagre" não acontece!
Componentes tem uma vida útil. As lojas precisam sobreviver, os fabricantes também!
Um abraço.


Outra coisa... Esta se contradizendo!
(quando insiro o disco, ele gira, faz a leitura, depois disso o leitor óptico fica trepidando para frente e para trás, pára e dá mensagem de "Sem Disco",)
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: Sergio Freitas Date: 17 Maio 2012, 11:06
Com o multimetro analógico em escala ohmica X1 é possível medir o motor, ele irá girar e indicará um valor resistivo. Nós nos baseamos por essa medida, mas isso varia de acordo com a sensibilidade do multimetro, e após varias trocas temos memorizado a deflexão do ponteiro.


Os motores são vendidos em voltagens de 3V3, 5V e ai por diante.


Outro indicativo de motor avariado é o aquecimento anormal do driver.
Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 17 Maio 2012, 12:48
Citação de: marcosbr online 17 Maio 2012, 10:55
Amigo.
É bom ver, quando a pessoa "insiste" em resolver um aparelho. Mas sem trocar o necessário é impossível.
Coloque uma tensãozinha, e  provavelmente ele gira. Mas quem aciona é a unidade ótica!
Estamos vivendo uma onda de "lavar" componentes! E na maioria das vezes o "milagre" não acontece!
Componentes tem uma vida útil. As lojas precisam sobreviver, os fabricantes também!
Um abraço.


Outra coisa... Esta se contradizendo!
(quando insiro o disco, ele gira, faz a leitura, depois disso o leitor óptico fica trepidando para frente e para trás, pára e dá mensagem de "Sem Disco",)

Entendo, Marcos, até teria trocado com muito gosto, se minha condição financeira assim permitisse, por isso estou indo por partes, no que disse na minha primeira postagem, disse o que me lembrava, não havia aberto recentemente até o último domingo e faço aqui minha "mea culpa", agora se me permite discordar, na questão de "trocar tudo" os técnicos também precisam sobreviver, por isso minha opção por tentar reparar, se não houvesse essa opção, somente as lojas e os fabricantes sobreviveriam.
Mas fico grato mesmo assim, sabendo onde erro, aprendo.
Vou tentar adquirir um novo spindle, e posto aqui o resultado.
Obrigado!
Re:dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: marcosbr Date: 17 Maio 2012, 19:53
 Amigo.
Quando me refiro a "trocar" quero dizer que a mecânica vem completa! (motores, leitura, etc...)
Não adianta trocar motor, com uma leitura de 10 anos! O barato sai caro.
Os técnicos tem que sobrevir sim, Mas os componentes tem vida útil. Tem que ser trocados! (peças não tem conserto)
Não sou contra quem conserta DVD, mas eu pessoalmente não conserto.
Um aparelho que custa R$80,00 em dez vezes sem juros... O cliente não quer pagar R$30.00
Mas espero que consiga.
Um abraço.

Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 19 Maio 2012, 01:56
Citação de: marcosbr online 17 Maio 2012, 19:53
Amigo.
Quando me refiro a "trocar" quero dizer que a mecânica vem completa! (motores, leitura, etc...)
Não adianta trocar motor, com uma leitura de 10 anos! O barato sai caro.
Os técnicos tem que sobrevir sim, Mas os componentes tem vida útil. Tem que ser trocados! (peças não tem conserto)
Não sou contra quem conserta DVD, mas eu pessoalmente não conserto.
Um aparelho que custa R$80,00 em dez vezes sem juros... O cliente não quer pagar R$30.00
Mas espero que consiga.
Um abraço.

Olá Marcos, acho que entendi, mas como posso me basear para pedir a mecânica, o que devo levar a alguma loja especializada, o conjunto ou algum código/marca? Existe algum lugar fora de Ribeirão Preto que possa pesquisar? Pergunto porque sei que muitas vezes os componentes não são da marca do aparelho, veja, o reparo é de um equipamento meu que não existe mais e não conheço nada compatível, não sei nem se a tecnologia é da Gradiente, ou se ela importava e montava assim como fazia com equipamentos JVC nos anos 80/90.
Agradeço mesmo assim o interesse e sei que sua intenção ao explanar é nobre.

Gustavo.

Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: Sergio Freitas Date: 19 Maio 2012, 09:16
Gustavo


Se achar algo Gradiente será na Santa Efigenia e esqueça a internet. Terá que ir lá e andar e muito.


Existem lojas de desmanche que possa ter o que procura. Mas estará a mercê de um unico fornecedor que possa ter a tal peça e o preço sempre será exorbitante.


Antes de se aventurar lembre-se que terá que sair de Ribeirão Preto e vir a São Paulo, e se vier de carro são quase 10 pedágios.


Compensa?


Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: gugaboo Date: 22 Maio 2012, 10:40
Caros amigos,
Já que a maior parte das opiniões convergem a que eu mande meu DVDokê da falecida Gradiente para o espaço, desanimei do reparo e decidi por desistir.
Alguém, por acaso, saberia me dizer se a tecnologia dele é proprietária, ou se conhecem de onde se deriva (pergunto porque a Gradiente montava equipamentos de audio e VCR's JVC em Manaus e só colocava a logo dela, assim como celulares Nokia e TV's RCA), para que consiga dar finalidade a dois bons microfones e mais de 20 DVD's de karaokê, feitos para a tecnologia desse equipamento?
Obrigado a todos.



Re: dvd Gradiente k340 Trepidação no leitor óptico. By: cedo.s Date: 22 Maio 2012, 13:30
amigo, tive problema em um dvd deste que estava congelando a imagem fiquei um tempão com ele até que desisti e o cliente também. Eu havia trocado a unidade o flet e o motor e me lembro que eu comprei só a unidade independente da mecânica.verifica ai por perto se consegue só a leitora fica em torno de uns 22.00 reais.


Caso não encontre ai vou ver que faremos com essa que eu tenho.


( cuidado ai com a altura do spindlle ai , messa antes)


um abraço
Páginas: 1