Forum TecTonny TV LCD - LED ou Plasma
Páginas: 12
TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 19 Abr 2012, 11:45
Aparelho: TV LCD
Marca:    LG
Fabricante:    
Modelo:   42LH70YD-SE
Defeito:   Tela apagada

Tela dá uma piscada mínima e permanece apagada. Som está normal.

Testei a fonte de 24 V e ela está normal (capacidade de corrente normal).

Retirando e repondo a informação de VON/OFF rapidamente, as backlights também piscam no mesmo ritmo.

Antecipadamente agradeço a quem puder ajudar.


Agradeço a quem puder ajudar.
Acrísio

Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Abr 2012, 11:50
qual a tenção de pfc ai amigão?
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 19 Abr 2012, 12:19
Caro Antesat:

Desculpe a ignorância. Sei que PFC é Correção de Fator de Potência, ou seja, nas fontes que usam esta tecnologia a eficiência é tão próxima de 1 quanto possível, minimizando as perdas reativas. A tensão de PFC propriamente dita não sei qual seria.

Se você se refere à tensão que fica em cima da cadeia de capacitores, ela está com 323 V.

Aguardo orientação e desde já agradeço!
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Abr 2012, 12:31
sim..mais ou menos isso que se refere o pfc nestas fontes..mas no seu caso e em muitos..o pfc deve se manter fixo para o funcionamento destes tipos de fonte ok?...ou seja...neste seu caso ai que pode ser verificado em sima do capa...é de 380 a 390v ..esta que vc cita esta baixo demais ok?..a vendo a necessidade de maNTER A FONTE BAIXA ATIVA PARA OBTER A TENÇÃO DE PFC CORRETA...EM RESUMO...PRECISA QUE O POWER-ON ESTEJA ACIONADO OK?..
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 19 Abr 2012, 14:44
Caro Antesat, obrigado por responder.


Vc não teria o esquema desta fonte? Batalhei na internet para ver se conseguia alguma coisa dela e não consegui nada que valesse a pena. O manual que consegui não trás a parte que interessa da fonte. Nem mesmo dicas deste modelo encontrei. Realmente estou bastante perdido!


Contudo, o Power On penso que está OK, pois, como mencionei ao apresentar o problema, a TV tem som normal.


Aguardo novas orientações e desde já agradeço!




Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 19 Abr 2012, 15:11
Caro Antesat:


Corrigindo, a tensão está em 365 V. Acho que o multímetro, naquele momento, me jogou no mato.


Continuo aguardando orientações e desde já agradeço!




Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Protek Date: 19 Abr 2012, 16:34
Amigo me responda quando da o defeito as fontes continua normais? ou seja todas tensões secundarias.
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 19 Abr 2012, 17:52
Caro Elder:


Todas que monitorei continuam. Se vc for mais específico, tentarei também ser.


Obrigado!
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: antesateletronica@terra.c Date: 19 Abr 2012, 18:22
o que o amigo euder te pede é o seguinte amigão...quando a fonte é ligada e a tela ascende mesmo que por segundos as tençoes perma nesse em quanto?..e ao ocasionar as tençoes caem para quanto?...
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 20 Abr 2012, 08:25
Caro Antesat:   Tentando ser mais claro: a tela apenas pisca e nenhuma das tensões mais importantes oscilam (5 V, 25 V). Notei que apenas as referências BR_A e BR_B vão a 3,3 V e depois caem para 1,8 V.   A pobreza em descrever o que ocorre deve-se, em parte, a falta do esquema, principalmente da parte do inverter e fonte. Quem tiver qualquer informação que melhor detalhe estes circuitos e puder compartihar, ficarei muito agradecido.   Por enquanto obrigado aos colegas Antesat e Elder pelas tentativas em ajudar.
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Protek Date: 20 Abr 2012, 08:45
Amigo esquema é raro porque nem nos postos autorizados temos esquema destas fontes,mas com calma conseguimos como é vc que esta diante da tv talvez nossas perguntas paressam sem logica mas é a informação que precisamos, vamos la como vc disse que continua as tensões normais e som pelo que entendi seu problema seja apenas no back light, veja os sinais lvds saindo para t-com e presença de sinal de video na main-unit se estiver ok, seu problema é so o back light mesmo ou seja iluminação da tela, neste caso da muito defeito no trafo inverter. me responda o que perguntei para avançarmos.
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: joarez siczkoriz Date: 20 Abr 2012, 08:46
Amigo se concentre no PFC  pós o defeito esta neste  setor , pós  sua tensão de PFC está baixa enquanto seu PFC não atingir entre 385V a 390V  esta fonte se comportara  com desta  forma falha !!


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 20 Abr 2012, 11:42
Obrigado, colega Elder e colega Joarez!

Porém, perguntaria ao Joarez se ele não teria nada pelo menos parecido ao esquema desta fonte.

Se for necessário posso postar foto da mesma ou mesmo relação de componentes principais.

Desculpem-me a minha pouca experiência nestes equipamentos, mas aqui em minha cidade, este ano é que elas começaram a entrar na oficina, embora já estejamos no ramo há mais de 20 anos.

Fico no aguardo e desde já agradeço!
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Protek Date: 20 Abr 2012, 12:02
como eu te disse esquema é raro eu sou posto autorizado lg e ja pedi e eles não tem para enviar e embora vc não tenha respondido a minha pergunta anterior vamos entender que realmente é o back light neste caso como disse o joarez a primeira coisa é estabilizar a tensão do pfc entre os 385 a 390v começe pelos grupos resistivos de alto valor uma pequena alteração ja é suficiente para apresentar defeito os foto acopladores e por ai vai.
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: antesateletronica@terra.c Date: 20 Abr 2012, 12:16
amigão..não quero ser rude..por não ser de minha indole isso..mas des de o inicio estou te colocando no caminho e cantando a bola a vc....não tera exito nenhum se não regularizar a tenção de pfc.....o amigo euder e joza tambem estão te passando a mesma dica pra vc ter um parametro de inicialização para o reparo da mesma....peço ao amigo..que  verifique o erro na etapa do pfc antes de mais nada..não estou te criticando não ok?...mas desta forma vc alem de resolver o problema..tera uma ideia melhor sobre o funcionamento desta fonte e adquirindo experiencia pra futuros problemas ok?....




desta forma não iremos passar dica a rodo e a olho   ..pois pode nos confundir aqui na intenção de ajuda-lo...abraços
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 20 Abr 2012, 16:15
Agradeço aos amigos Joarez, Elder e Antesat pela atenção.


De fato vejo que vocês colocaram luzes no final do túnel para me guiarem, porém o caminho eu vou ter que trilhar.


Acabei de encontrar uma apostila da TOSHIBA que parece explicar o funcionamento das fontes PFC, inclusive. Vou dar uma estudada e se for útil colocarei na seção apropriada para que outros, como eu, que estão ainda nas trevas vejam a luz.


Bom feriado a todos!
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 04 Julho 2012, 09:20
Somente agora o cliente conseguiu dinheiro para o sinal do conserto e, realmente, a fonte PFC está muito baixa, oscilando entre 340 e 365 V. O CI que oscila-regula a mesma é o R2A20112, do qual não consegui nem o datasheet com aplicações típicas (somente um folder Renesas Low Noise & High Efficiency PFC Control IC R2A20112, que mostra vantagens dele em relação ao sistema que eles chamam de "pfc convencional"). Será que alguem do forum teria algum material sobre este CI, uma vez que esquema desta fonte é mais difícil ainda?

Desde já agradeço a quem puder ajudar.
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: joarez siczkoriz Date: 04 Julho 2012, 10:01
Procure no Google que ira  achar  veja  muitos aqui se batendo com circuitos  Simples  más  neste próprio Notas de  aplicações  Renesas  tem informações  que já ajudam o resto e  conhecimento e teoria  e  analise  , amigos comecem  a  estudar más  correr  atrás , raramente  aqui  irei  indicar  o componente  defeituoso  pós  prezo  a  teoria  estudei  engenharia e  foram  6 anos !!  além disso  temos  aqui neste  forum inumeros  clientes  finais  lendo todos os dias  este  forum....eu mesmo conserto  inumeras  placas para técnicos  do Brasil  todo por dificuldade de  material e  pela  dificuldade  teorica  vejo que  vocês  tem que correr  atrás ;

  Joarez Siczkoriz
Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: Jabo Date: 04 Julho 2012, 11:33
Citação de: Joarez Siczkoriz online 04 Julho 2012, 10:01
Procure no Google que ira  achar

Amigo, você diz isso como se já não tivéssemos procurado por vários minutos. Seria bem mais simples, já que você dá a entender que é facil, apontar o link.

De qualquer maneira, obrigado por tentar ajudar.

Re: TV LCD LG 42LH70YD-SE Tela apagada By: joarez siczkoriz Date: 04 Julho 2012, 11:36
como  eu lhe disse  se analizar  com atenção com o que tem  já ira entender como funciona  o PFC  , alias procure  ler um pouco sobre o assunto tem algumas apostilas ai que passei ao tonny e ele postou no Blog ira entender  melhor como funciona o PFC , e  também  aprimorar seus conhecimentos  pós nunca  devemos deixar de aprender ....


Joarez Siczkoriz
Curitiba Paraná
Páginas: 12